Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Nicola O’Byrne: personagens clássicos, irreverência e livros premiados

18/02/2020

Você conhece Nicola O’Byrne? E a obra dela? Essa é uma autora que vale a pena conhecer se você procura livros de qualidade, premiados, imaginativos e muito divertidos.

Ilustração de A última história antes de dormir, de Nicola O’Byrne

Uma das habilidades da ilustradora é subverter histórias clássicas, brincando com personagens conhecidos dos pequenos.

Os contos de fadas são essenciais na formação das crianças.

As releituras modernas deles contribuem para atualizar essas histórias atemporais, contando-as de outras formas, com novos recursos — como ilustrações, por exemplo.

Além, claro,  de propor contextos mais contemporâneos e uma pitada de humor, que surpreende, subverte.

Criatividade, clássicos revisitados, imaginação, inovação e uma conversa sobre o livro como objeto são temas recorrentes nessas obras premiadas de Nicola O’Byrne.

Os livros premiados de Nicola O’Byrne

Em 2013, O’Byrne ilustrou um livro que fez exatamente isso com a história do Patinho Feio:  Abra com cuidado, escrito por Nick Bromley, que volta agora ao catálogo da Brinque-Book.


Abra com cuidado

Na história, o livro do Patinho Feio é invadido por um crocodilo assustador. O que fazer com esse bicho na história errada?

A obra original — Open very carefully — entrou em várias listas de livros recomendados e ganhou prêmios, como: Waterstones Children’s Book Prize e Red House Children’s Book Award Pick of the Year.

Use a imaginação

Aqui, Nicola assina texto e ilustrações. Um coelho entediado recebe “uma forcinha” de um lobo (mau?) para aprender a usar a sua imaginação.

Só que a imaginação do coelho estava levando a história a um final perigoso para ele — e delicioso para o lobo. Consegue imaginar qual?

Repare no uso da sombra do lobo (ilustração abaixo) como recurso narrativo. Por que você acha que a sombra está tão presente nas ilustrações?

Essa obra, que também brinca com personagens de contos clássicos, foi eleita um dos 30 melhores livros infantis do ano pela revista Crescer em 2018.

Última história antes de dormir

Esse livro de Nicola O’Byrne, ganhador do Selo Cátedra 10 em qualidade infantil, é bastante inovador: aqui, o narrador conversa tanto com as personagens quanto com o leitor.

Várias das personagens clássicas aparecem na história, interagem e disputam o protagonismo daquela que é a mais nobre das leituras do dia 😉

O livro como objeto também é tema da obra, assim como em Abra com cuidado. Por exemplo: as personagens sabem que estão “dentro” de um livro, interagem com ele e até “rasgam” algumas páginas.

Na história, os Três Porquinhos estão ocupados brincando, quando o narrador avisa que é a hora da última história antes de dormir e os chama para a ação.

Quando estão no começo de sua fábula, eis que surge Cinderela. E argumenta:

Se esta é a última história antes de dormir, precisa ser uma história de princesa

A partir daí, está feita a confusão. E também a reflexão, pois a história foca nos gêneros narrativos (como romance, aventura) e nas diversas maneiras como as histórias clássicas infantis se apropriam desses gêneros.

Ah, não falta humor também. 😀

Em sala de aula

Se você é professor ou professora, vale a pena dar uma olhada nos ricos materiais de apoio dos três livros citados neste post.

O de A última história antes de dormir, por exemplo, elaborado pela Clara de Cápua, indica essa obra para o Fundamental I e sugere mediações para antes, durante e depois da leitura. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

Neste link, está o material de Use a imaginação.

Quer dar uma olhada no de Abra com cuidado? Aqui!

Autora nos cinco continentes

Nicola O’Byrne tinha cinco anos quando seus pais baniram a TV aos sábados pela manhã. O que fazer com esse tempo livre? Bom, Nicola começou a desenhar. E, desde lá, não parou mais.

Ilustração de Nicola O’Byrne para A última história antes de dormir

Filha de professores que viajavam o mundo dando aula em escolas internacionais, ela nasceu na Suazilândia (África). Cresceu em Singapura (Ásia) e morou em lugares tão diferentes entre si quanto Papua-Nova Guiné (Oceania), Quênia (África), Escócia, Londres e Cambridge (Europa).

Com esse espírito viajante, hoje vive com o marido — que conheceu em Edimburgo, durante a faculdade — em Los Angeles (América), completando, assim, sua “volta” pelos cinco continentes.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP