Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

As melhores oportunidades do ano para comprar livros infantis com desconto

04/02/2022

Como está a lista de desejo dos livros infantis por aí? Grande, enorme, imensa, gigante ou todas as anteriores? A gente, que adora literatura para crianças, sabe bem como é: mal compra um título novo, já fica sabendo de uns dez maravilhosos, não é mesmo? A boa notícia é que tem várias datas ao longo do ano para aquelas compras de oportunidade que a gente ama!

Imagem: Ilustração de Renato Drigues para o livro Super-Ulisses, de Caio Tozzi, editora Escarlate

São feiras e festas do livro, encontros, eventos, promoções, semanas especiais… Os formatos, assim como os descontos,  são variados, chegando a representar até 50% menos em relação ao preço de capa usual. Em geral, dá para garantir obras e autores premiadíssimos, livros clássicos e até lançamentos, com uma boa diversidade também de títulos, gêneros literários e faixa etária dos leitores.

Então é hora de tomar nota e marcar na agenda: fizemos um levantamento dos principais eventos desse tipo em que é possível comprar livros com desconto e que devem acontecer em 2022. Conheça cada um deles a seguir.

Dia do Consumidor

Comemorada em 15 de março, essa data está se tornando obrigatória nos calendários de promoções. Há quem faça desconto  só neste dia para alguns produtos, quem faça ações de desconto progressivo, quem estenda ações promocionais ao longo do mês ou da semana…

O formato varia, mas o mercado –e, neste caso, não só de livros– tem criado boas oportunidades em em torno da data. A dica aqui é: fique de olho nas redes sociais das editoras cujos livros te interessam. Vale assinar newsletters e comunicações, pois sempre têm boas ofertas.

Quando: em março

***

Feira do Livro da UNESP

Acontece desde 2018 com descontos mínimos de 50%. Cada editora seleciona as obras que vai levar ao encontro, originalmente presencial, mas virtual em 2021 por causa da pandemia. Na edição do ano passado, mais de 200 editoras participaram com milhares de títulos.

Para acessar o evento, que teve também programação cultural online, era preciso ir ao site da feira, onde havia a lista das editoras participantes e os links para os e-commerces de cada uma. As compras eram feitas diretamente com cada editora, modelo que deve ser adotado também neste ano se o evento ainda for virtual ou híbrido.

Para 2022, a previsão é o que evento aconteça em abril, mas ainda sem uma definição sobre o formato. Vale acompanhar as notícias!

Quando: prevista para abril

***

Flipocinhos

Braço infantil do Flipoços (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas), o Flipocinhos neste ano vai ser virtual, embora tenha sido presencial em 2021. Com calendário cultural repleto, é um dos encontros mais renomados em literatura e tem um perfil mais cultural do que de feira ou de promoções.

Legal participar das conversas, assistir às mesas e às contações de história, aproveitando o forte viés literário e de formação literária do evento.

Mesmo assim, sempre tem ação promocional e vale ficar de olho. Por ser virtual, as vendas serão feitas pelo site da Livraria Martins Fontes, acessado no link da Flipocinhos.

Quando: prevista para abril/maio

***

Bienal Mineira do Livro

A Bienal Mineira do Livro realiza sua sexta edição, com data prevista para maio de 2022, presencial, no BH Shopping. O objetivo do evento é “promover a leitura e posicionar o livro como o grande personagem da cultura nacional”.

Há um calendário diverso de eventos culturais, como rodas de leitura, conversas sobre livros, encontros com autores e atividades de formação para educadores, além da participação das escolas, que costumam visitar esse tipo de evento com vale-livros para os alunos.

O foco desse tipo de evento não é desconto, mas as editoras costumam promocionar títulos ou dar descontos progressivos em compras de vários livros. Então, vale a visita. Além disso, é uma boa oportunidade para adquirir exemplares clássicos, de coleções, que podem mais difíceis de encontrar.

Quando: previsto para maio

***

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Uma das mais importantes do Brasil, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo deve acontecer neste ano em julho, no Expo Center Norte. A cinco meses do evento, mais de 90% dos espaços já foram vendidos para nada menos que 110 expositores, com a presença das principais editoras já confirmadas, inclusive os selos do Grupo Companhia das Letras.

Assim como na Bienal Mineira, há uma extensa programação cultural e educativa ainda sendo fechada pela equipe curatorial, mas já se sabe, por exemplo, que haverá transmissão online ao vivo desse eventos. A edição virtual da Bienal em 2020 foi considerada um sucesso pela organizadora, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), com 1,5 milhão de participantes.

Não há um foco nos descontos, mas as editoras costumam fazer ações promocionais que justificam a ida ao evento. Vale ficar de olho nas redes sociais das próprias editoras para acompanhar essas ações.

Outra: a bienal é uma opção bacana também para completar coleções, comprar os clássicos de cada editora e garantir aquele livro que está há alguns anos na sua lista já e, não sendo mais lançamento, não está tão fácil de achar nas livrarias.

Quando: prevista para julho

***

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte

Focado mais em conteúdo, a edição do FLIBH de 2021 foi recheada de uma extensa programação cultural, com mesas virtuais de debate, contações de histórias, mostra, lançamentos e performances de ilustradores.

Na edição do ano passado, o desconto mínimo era de 20% e cada editora escolhia os livros que iriam para o festival que, em 2021, foi virtual e direcionava direto para o site das editoras participantes.

Quando: previsto para agosto

***

Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Bienal que acontece em Brasília (DF), tem um foco escolar, tem vale escolar para professor e aluno. Os visitantes buscam principalmente as novidades, e o encontro tem uma programação cultural ativa.

Assim como as bienais de São Paulo e de Belo Horizonte, o foco não é necessariamente o desconto, mas as editoras costumam fazer ações promocionais variadas, que ficam a critério de cada grupo editorial.

Vale muito a visita para aproveitar não apenas os preços, mas para conhecer parte dos catálogos que não estão tão em evidência nas livrarias por não serem lançamentos.

Quando: previsto para agosto

***

Salão FNLIJ

Focada em um público mais especializado — e o evento é exclusivo para o segmento infantojuvenil –, sempre foi uma das mais esperadas, porque é a FNLIJ também que concede um dos mais importantes prêmios literários para obras infantis e juvenis no Brasil.

Tem boa programação cultural e a presença de autores, assim como nas bienais.

Em 2020 e 2021, o salão não aconteceu, mas há expectativa que aconteça em 2022, no Rio de Janeiro, onde é tradicionalmente realizado. Tem bons descontos, de acordo com a política de cada editora, também de uma forma parecida com o que ocorre nas bienais.

Quando: previsto para outubro

***

Feira do Livro de Porto Alegre

Literalmente uma feira, acontece em espaço aberto, geralmente uma praça, com muita programação cultural e livros expostos em bancadas com toldos, no clima feira livre mesmo.

Na edição do ano passado, a venda foi presencial, porém com programação cultural online e voltada apenas para os selos adultos. A programação infantil foi presencial, mas fechada para escolas com visitas agendadas. O modelo para 2022 ainda não está confirmado.

As editoras em geral dão descontos bons –por volta de 20%, mas depende do critério de cada uma– e investem em levar obras do catálogo, lançamentos, autores, atividades… Vale ficar de olho na programação.

Quando: prevista para outubro ou novembro

***

Flipinha

Vinculada à principal festa literária brasileira, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), foi virtual em 2021 e ainda não há uma definição sobre o formato neste ano.

O foco não é em vendas de livros, mas nas atividades literárias, culturais e educativas, como mesas, entrevistas, encontros com autores, debates, contações e pocket shows.

Mesmo assim, há vendas, que, no ano passado, foram intermediadas pelo site da Livraria da Travessa, sem foco em promoção. Mas cada editora em geral pode escolher promocionar alguns títulos ou grupo de títulos (por tema, por exemplo, ou ligados a alguma mesa). Então sempre vale a pena dar uma passadinha, ainda que virtual, pela livraria oficial do evento -ou pelo site da Flip.

Quando: prevista para novembro

***

Festa do Livro da USP

Sem dúvida, um dos eventos mais importantes do calendário, mais conhecida popularmente como “Feira do Livro da USP”. Aqui, para participar, é preciso garantir desconto mínimo de 50%, no acervo que a editora escolher. Costuma ser o maior catálogo levada a feiras e eventos desse tipo, é um momento do ano em que as editoras se organizam para oferecer o máximo de títulos possíveis, pela importância da festa.

Tem uma boa divulgação e já é tradicional — a edição de 2021 foi a vigésima terceira de um encontro que acontece desde o final dos anos 90. Muita gente espera a feira para as compras de fim de ano, os presentes de Natal, para compor a biblioteca das escolas. É realmente uma boa oportunidade de passar a limpo a lista de desejos dos livros infantis.

No ano passado, assim como em 2020, foi virtual: pelo site do evento era possível ver as editoras participantes, consultar preços e catálogo disponível e ser direcionado para o site dos grupos editoriais, onde era feita a venda.

Em 2022, ainda não se sabe se a festa será virtual, presencial ou híbrida.

Quando: prevista para novembro

***

Black Friday

Essa é uma data promocional que, você sabe, vem se consolidando cada vez no calendário do comércio brasileiro. Começou com foco maior em eletrônicos e tecnologia, mas hoje é forte em quase todos os segmentos, incluindo — oba!– os livros.

Aqui, em geral, cada editora ou varejista -como Amazon e Submarino, por exemplo- define seu desconto e suas promoções, que variam muito. O importante é manter a data na agenda -15 de novembro, mas é comum os descontos se estenderem pelo mês todo -e estar atenta /atento aos sites e redes sociais das editoras para aproveitar as campanhas.

Quando: novembro

***

Nas livrarias e editoras

Uma outra coisa para anotar por aí, colocar na agenda, marcar no post-it: em todas essas datas, eventos, encontros, as editoras e muitas livrarias fazem ações promocionais ou paralelas ou vinculadas aos eventos.

Não se esqueça de dar uma olhada nos sites e nas redes sociais. Também indicamos — sempre! — aquele passadinha na livraria de rua do seu bairro!

***

E você? Qual é a sua lista dos sonhos para essas datas?

 

 

 

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP