Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livros de qualidade? Duas indicações especiais e um semifinalista do Jabuti

14/10/2019

Buscar livros de qualidade para as crianças pode ser um desafio. Nem sempre sabemos quando vamos deparar com um obra bacana, que merece ser apresentada para nossos pequenos.

(Ah,  sobre escolha de livros, vale dar uma lida nessa conversa maravilhosa com Lara Meana, livreira espanhola e escritora, mediadora de leitura, uma querida fonte de inspiração).

Prêmios, indicações literárias, uma boa conversa com o livreiro ou a livreira podem ajudar nessa tarefa – árdua, porém deliciosa.

Manu e Mila, de André Neves: o que é felicidade para você? Obra é uma das semifinalistas do Jabuti 

Pois então cá estamos com três livros que se encaixam nesse perfil e podem ser opções incríveis de presente para os pequenos.

Manu e Mila, de André Neves, é um dos semifinalistas do mais importante prêmio brasileiro de literatura, o Jabuti, anunciados no começo do mês pela CBL (Câmara Brasileira do Livro).

Já Mustafá, de Marie-Louise Gay, e Homem de Lata, de Edson Lopes, foram indicados pela revista Quatro Cinco Um de outubro em seu Listão, uma seção em que a equipe escolhe alguns dos muitos livros publicados recentemente e recebidos pela redação.

Autor: André Neves
Ilustrador: André Neves
Temas: Amizade / Ponto de vista / Brincadeiras / Imaginação / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho)
Faixa Etária: A partir de 3 anos

>>Semifinalista do Jabuti na categoria Ilustração

Céu anil, jardim florido, sol e nuvens branquinhas. Mila acordou inspirada e foi logo nomeando suas sensações com poesia. Sabia que aquela manhã deliciosa lhe traria um caminho: “Hoje é um dia perfeito para encontrar a alegria”, disse ao Manu, que  logo contestou: “Mas onde encontrar a alegria?”.

Em suas pequenas grandes convicções, eles foram, ao ar livre, procurar o que podia estar ali sob seus olhos. No alto de uma árvore, debaixo de uma joaninha. Manu achava uma coisa, a garota Mila encontrava outra. O que não sabiam é que essa busca tinha muito em comum: o viver, na delicadeza do que o outro nos apresenta. Livro em caixa alta.

Leia também uma resenha do livro e uma entrevista deliciosa em que o autor nos conta em que – e em quem – inspirou-se para esta obra.

///

Autora / Ilustradora: Marie-Louise Gay
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Solidariedade / Amizade / Empatia / Resiliência / Relacionamento Familiar / Imigração / Refugiados
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / A partir de 7 anos (leitura independente

 

>>Indicado no Listãozinho (especial Crianças) da revista Quatro Cinco Um de outubro

O livro conta a história de um garoto que teve de sair de seu país com a família e, aos poucos, descobre seu novo lar. A lua, as estações, as flores, os insetos e a música desse lugar ora lhe lembram a sua antiga terra, ora o encantam pelo que têm de diferente do que ele já conhece.

Mesmo com esse mundo novo a descobrir, Mustafá sente-se invisível ali, onde as pessoas falam uma língua que ele não entende. Mas, um dia, uma menina, com um gesto simples, irá mostrar a ele que a amizade, a gentileza e o afeto superam as fronteiras entre línguas e lugares. Da premiadíssima canadense Marie-Louise Gay, autora de obras como Onde começa a história? e da série Estela.

Para saber mais desse delicado enredo, veja essa resenha, que detalha a obra.

///

Autor: Edson Lopes

>>Indicado no Listãozinho (especial Crianças) da revista Quatro CincoUm de outubro

A curiosidade pelo novo, o encantamento por quem é diferente e a relação de amizade entre o menino Sabiá e um robô que aterrissa no sertão pensando estar em Marte. Enquanto o robô estuda e explora o solo e a vegetação desse planeta estranho, Sabiá o observa, escondido dos pais. Dessa amizade inusitada, ambos os personagens aprendem o valor das relações e da troca de conhecimento. Bastante original, a obra une o universo do sertão ao da ficção científica e leva os jovens leitores a uma viagem por diferentes emoções e pontos de vista. Narrado por uma voz que compreende o dia a dia da família sertaneja e a surpresa do homem de lata, que acredita estar diante de alienígenas, o livro instiga e emociona.

Nesta resenha, mostramos um pouco mais das qualidades da obra, vencedora do prêmio João de Barro

E você? Conta para a gente quais são os livros de qualidade que estão na sua estante e como você os descobriu! 🙂


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP