Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Você não vem brincar?, de Ilan Brenman, é livro da semana; veja dicas

14/05/2020

Sextou por aí? Por aqui, sextou muito — e na excelente companhia do premiado Ilan Brenman! 🙂

O livro que está na íntegra e online até a próxima sexta é Você não vem brincar?, com texto do Brenman e ilustrações de Carlo Giovani, que gentilmente cederam os direitos autorais para a obra ficar disponível.

Plugado nas telas, Pedro pensava que estava se divertindo. Será que estava mesmo? Imagem: Você não vem brincar?, de Ilan Brenman (texto) e Carlo Giovani (ilustrações)

Como nos outros livros que já deixamos online, esse também vem acompanhado de propostas de atividades e dicas de leitura com os pequenos, para você aproveitar ao máximo aí na sua casa.

Para acessar os arquivos, venha por aqui!

Tecnologia e infância

–Pedro, você não vem brincar?, pergunta a irmã caçula do menino. E ele diz: “Já estou brincando”, cara vidrada no celular.

Dessa forma começa esse livro, que nos mostra como a tecnologia está presente na vida das crianças. E como é importante brincar de verdade.

Ilan e Carlo propõe uma reflexão muito atual, ainda mais agora que estamos fechados em casa com as crianças. E Pedro, o menino da história, é quem guia o leitor para a resposta sobre o tanto de telas que pode ser saudável nas nossas vidas.

Para enriquecer a leitura

Ao longo da narrativa, Pedro vai sendo convidado por inúmeros personagens: irmã, pais, amigos, avós. Mas ele acha que já está brincando.

Vida concreta

Mas há um momento em que os avós e várias crianças divertem-se com um pião, enquanto Pedro joga um pião num aplicativo de tablet… Será que finalmente ele vai perceber a diferença?

Pedro nos mostra — e mostra às crianças — que, por mais que os eletrônicos sejam divertidos, é na vida “real” que vive a alegria!

Ouça as crianças: o que elas comentam sobre o livro, sobre Pedro, sobre quando ele decide brincar? É uma forma de enriquecer essa conversa.

No meio da natureza, Pedro nem repara no que está fora das telas. Imagem: Você não vem brincar?, de Ilan Brenman (texto) e Carlo Giovani (ilustrações)

Imagem e palavra

O texto de Ilan combina perfeitamente com as ilustrações de Carlo. O que palavra não diz, descobrirmos pelas imagens — e vice-versa.

Repare que é pelas ilustras que sabemos o que Pedro está fazendo quando se nega a brincar. O que ele diz — que já está brincando — é contraposto pela imagem, que o mostra inerte diante das telas.

Esse diálogo afinado entre texto e imagem é uma das forças poéticas do livro ilustrado, ainda mais quando construído assim, como Ilan e Carlo fizeram, como num jogo em que o leitor tem de explorar o que a palavra não diz e o que a imagem revela — e vice-versa.

Note, por exemplo, as expressões do menino quando está nas telas e compare com o rosto dela quando finalmente deixa eletrônicos de lado…

Todas as ilustrações foram feitas com papel, tecidos e tinta. Com cores fortes, expressivas, vibrante. E os diálogos são curtos e diretos, sempre na mesma dinâmica, que nos faz esperar o momento em que o padrão será desfeito.

Para as ilustras, Carlo construiu personagens em papel, tecido e tinta. Imagem: Você não vem brincar?, de Ilan Brenman (texto) e Carlo Giovani (ilustrações)

Reserve um tempo para vocês aproveitarem juntinhos essa conversa texto-imagem. Passeiem com calma pelos textos e ilustrações, leiam várias vezes, observem os detalhes que se revelam cada nova leitura.

Algumas dicas para brincar com o livro

Você já sabe que o livro vem acompanhado de formas de exploração com as crianças, certo? Uma delas tem a ver com as brincadeiras da infância!

-Do que Ilan brincava?

Nos créditos do livro, os autores nos contam do que brincavam quando pequenos. Que tal sugerir algumas dessas brincadeiras para as crianças? Do que você brincava? É possível brincar com as crianças em casa, trazendo essa sua memória afetiva?

-Para brincar de ilustrar

Você reparou como o ilustrador trabalha com as formas para representar ideias? Por exemplo, com a cabeça quadrada do menino!

Se você e as crianças derem uma boa olhada em HQs, tirinhas de jornal e animações, vão reparar que muitas vezes os desenhos subvertem a realidade: as pessoas surgem azuis, com cabelos laranja, em desenhos que parecem saídos de um caderno de criança!

As crianças são ótimas para imaginar o mundo de um jeito diferente! Que tal vocês se inspirarem no livro e criarem uma outra história, usando esses recursos divertidos — uma pessoa com a cabeça triangular, já pensou? — para dar forma às personagens?

-Música pra brincar

Pode ser muito bacana unir tecnologia e brincadeira offline! Por exemplo, que tal organizar uma playlist com as crianças num desses aplicativos de música, aumentar o som e fazer uma festa?

Só vale participar dançando, pulando, mexendo o corpo. Que músicas vocês escolheriam? Vale música de criança, mas pode incluir canções da sua infância, aquelas que você adora ouvir / dançar, as que você canta no chuveiro… Conte para as crianças porque as escolheu! Os pequenos adoram saber das nossas histórias!

///

Você não vem brincar?

Autor: Ilan Brenman
Ilustrador: Carlo Giovani
Tradutor: Não
Temas: Brincadeiras / Tecnologia
Faixa Etária: A partir de 3 anos
R$ 44
Ah, este livro está na promoção progressiva no nosso site: até 50% de desconto!

///

E você? Leia o livro e volte para nos contar como foi a experiência aí na sua casa


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP