Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livro da semana é um divertido convite a rir com a comida; leia obra e atividades

08/06/2020

Alimentação. Comida. Alimentos. Aposto que, vez ou outra, essas palavras viram um problema aí na sua casa. Na sua e na de todas as famílias 😉

Que criança não adoraria morar num reino feito de sorvete? Imagem: Jujubalândia, de Mariana Caltabiano (texto), Caio Borges, Daniel Caballero e Rodrigo Leão (ilustrações)

Você conhece um livro chamado Meu filho não come, do pediatra catalão Carlos González? É uma boa obra para ler entre adultos e conhecer um pouco mais sobre como funciona essa questão da escolha da comida na biologia dos pequenos.

Fica a dica!

Para devorar o livro

Mas é válido também manter o tema nas conversas de família, de forma divertida e despretensiosa, para que comida não seja sinônimo de bronca para as crianças.

Quanto mais a gente fala dos alimentos nesse lugar da obrigação de comer uma coisa ou na proibição de comer outra, menos os pequenos querem saber do tema, menos sentem prazer na comida boa!

E a comida boa é alimento para a alma também, é afeto, é cheiro, textura, sensibilidade, prazer. Se não for assim, nenhuma cartilha de alimentação correta vai dar conta de estimular as crianças a comerem direito.

Comidas que amam, num reino que adorariam conhecer

Pois o livro da semana — Jujubalândia, de Mariana Caltabiano (texto) e Caio Borges, Daniel Caballero, Rodrigo Leão (ilustrações) –, disponível para ler online e gratuitamente no #FiqueEmCasa, da Brinque-Book, pode ser um bom complemento para trazer a comida para um espaço de afeto e risos!

A história se passa num reino chamado Jujubalândia, onde tudo é feito de doces e guloseimas, olha que delícia! Todas aquelas coisas que a gente costuma regular muito no cardápio das crianças, aqui estão mais que liberadas.

Inclusive o nome das personagens — como Maria Mole e Briga Deiro — remetem aos gostos doces da infância.

Imagina maldade maior que sumir com as avós e suas receitas? Imagem: Jujubalândia, de Mariana Caltabiano (texto), Caio Borges, Daniel Caballero e Rodrigo Leão (ilustrações)

Nesse país, uma bruxa, chamada Anoréxica, aparece por lá e resolve dar um sumiço nas avós, detentoras das melhores e mais deliciosas receitas do lugar.

Nesse pano de fundo, a turma de personagens vai viver uma aventura cercada por muito humor e muitas guloseimas, de batatas fritas a sorvetes sem fim!

E é brincando com comidas — com seus nomes, cheiros, características — que os pequenos se divertem no livro, em que até a bagunça é permitida — pelo menos lá dos domínios do afetuoso rei Ape Tite 😉

Zuzubalândia

A ideia para esse livro — escrito pela publicitária Mariana Caltabiano — veio de uma memória afetiva da infância. Quando criança, Mariana vivia desenhando um reino feito de comidinhas deliciosas!

Representar esse lugar mágico deu tão certo que Jujubalândia virou peça de teatro, programa de TV e canal no YouTube, o Zuzubalândia!

Dá uma olhada no canal ou aqui embaixo:

Dicas deliciosas

Como sempre, nossa equipe de especialistas preparou um material rico com muitas atividades para você e as crianças aproveitarem ainda mais a leitura! Livro bom a gente lê, lê, lê e leva pra vida! 😉

O material pode ser acessado junto com o livro, mas trouxemos três dicas para cá, para você degustar com a gente:

1-) Caderno de vó

Que tal fazer um primeiro caderno de receitas com as crianças? Quem nunca quis dar uma espiada nas receitas de doces, bolos, tortas que as avós preparam com tanto amor para os netos?

A ideia é colocar as crianças para conversar — pode ser por videoconferência mesmo — com as “mãos boas” da família; assim, resgatam receitas clássicas familiares direto para um caderno delas, em que podem anotar o passo a passo e ainda convidar os adultos da casa para se arriscarem na cozinha com elas.

2-) Bora pra cozinha

O livro todo nos convida a pensar em comida, então, que tal preparar com as crianças um suspiro e uma torta bem fácil e deliciosa de maçã?

Acesse essas duas receitas aqui:

3-) Outros menus

Essa história remete a outras — por exemplo, João e Maria! Ajude as crianças a pensar em outras narrativas em que os alimentos também são personages.

A fantástica fábrica de chocolate, Cachinhos Dourados e os três ursos, Ratatouille… Quais mais?

Vale tudo: filmes, livros, desenhos animados, música! Pode ser um incentivo para conhecerem juntos algumas histórias com que as crianças ainda não tiveram contato.

///

Jujubalândia

Autora: Mariana Caltabiano
Ilustradores: Caio Borges, Daniel Caballero, Rodrigo Leão
Temas: Aventura / Saúde / Conto / Bruxas / Humanos / Alimentação / Amizade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 3 anos
R$ 45

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP