Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

“Girafas”, de Jean-Claude, está nos 30 Melhores Livros do Ano da Crescer 2020

28/05/2020

Se você é apaixonada (o) pela literatura infantil, como a gente, espera ansiosa (o) todo mês de junho para conhecer a lista dos 30 Melhores Livros do Ano da Crescer.

A seleção, feita pela equipe da revista,  separa as obras mais bacanas entre as publicadas no ano anterior.

A boa notícia: a lista de 2020 já saiu! 🙂 E entre os livros escolhidos está um muito querido e especial, Girafas, de Jean-Claude, publicado pela Brinque-Book.

>>Conheça a obra por aqui. Tem degustação.

Uma aventura “enooormemente” afetiva. Imagem: Girafas, de Jean-Claude

Girafas de infância

Se você pensa que esse livro é sobre girafas, você se enganou — ao menos em partes 😉

As girafas aparecem de uma em uma — até dez! — e ajudam a contar a verdadeira história desse livro: o afeto incontável entre um pai e um filho.

Jean-Claude nos disse que sua ideia para essa obra tem um pé lá em suas memórias de infância!

Pai, desenha uma girafa pra mim?

Quando pequeno, Jean-Claude vivia pedindo ao pai que desenhasse girafas para ele. Para o então menino, não havia ninguém que desenhasse tão bem esses seres misteriosos, enormes, fofos e pescoçudos.

Exatamente como o menino da história, que vive dizendo: “pai, desenha uma girafa pra mim?”.

Eis que o pai, claro, aceita o desafio. Só que, quando ele faz uma, o filho quer a segunda. Quando ele faz a segunda, o filho pede a terceira… E quando temos já três pescoções, o pequeno quer é mais!

De girafas em girafas, onde vai dar tanto pescoço?

>>Leia mais: “Girafas”, obra do premiado Jean-Claude, brinca com bichos, números e afetos

De girafa em girafa, o afeto entre um pai e um filho aumenta ao infinito. Imagem: Girafas, de Jean-Claude

Premiados

No começo do ano, Girafas já figurava na lista dos escolhidos para representar o Brasil na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (que acabou sendo virtual, por causa da pandemia).

Jean-Claude também é um autor e ilustrador premiado. Em 2010, ele ganhou o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional.

E agorinha, em 2017, levou o Jabuti de Ilustração, o mais importante do país.

Jean, brinca com a gente?

Filho de pai francês e mãe brasileira, ele passou a infância na França e veio jovem para o Brasil. Formou-se publicitário e passou a ilustrar para crianças durante a década de 90.

Jean topou o desafio de brincar com a gente no Brinque-Book Brinca, uma categoria aqui do blog que é uma grande brincadeira: a gente envia 10 perguntas irreverentes para autores e ilustradores. Sempre as mesmas 10 perguntas, que cada um responde — literalmente — como quiser.

Inventivo, o ilustrador nos respondeu usando apenas imagens! 😉

O post original você acessa por aqui, mas trouxemos para cá uma perguntinha — e sua respectiva resposta!

6) Qual foi a ideia mais brincante que você teve e que virou livro?

As curiosidades curiosas

As crianças adoram desvendar curiosidades sobre bichos, plantas, espaço, estrelas, mistérios… E as girafas, esse seres enoooormeeees — porém fofos demais! — estão entre os animais que despertam a essa curiosidade imaginativa.

Levantamos aqui 5 curiosidades curiosas que seu filho vai adorar saber sobre essas pescoçudas e peludas criaturas.

Só ler junto com as crianças:

1) Mãe de um filho só

Na maioria das vezes, a girafa fêmea dá à luz um filhote só durante toda a sua vida, que dura, em média, 25 anos. Mães e filhotes se organizam em bandos, compostos por girafas fêmeas e machos.

2) Tombinho na creche

A gestação de um bebê girafa dura cerca de 15 meses. O “pequeno” nasce com nada menos que 1,5 metro de altura! Quase o tamanho de uma pessoa adulta (que mede, em média, 1,7 metro).  A mãe costuma dar à luz em pé. Por isso, a girafinha bebê “cai” de uma altura de cerca de dois metros logo as nascer!

É comum ver vários filhotes brincando juntos, apenas entre filhotes, num pequeno bandinho, que conta com uma ou duas fêmeas observando, como numa espécie de “creche”.

3) (Muito) Mais amor, por favor

Para sustentar esse corpão – e toda essa fofura! – não há coração que chegue. O das girafas bate bate bate pesando nada menos que 11 quilos! Já o pulmão – tudo é ÃO por aqui – tem uma capacidade de encher até comportar 55 litros de oxigênio. Acredite: é coisa para caramba! Cabe mais ar nos pulmões de uma girafa a cada respirada funda que gasolina no tanque de um carro comum pequeno.

4) Elas tagarelam à noite

Por muito tempo, acreditou-se que as girafas não tivessem uma forma muito especial de se comunicar, a não ser chutar e bufar. Mas hoje sabe-se que elas emitem um som, uma espécie de zumbido, à noite.

Ainda não se sabe, no entanto, se a barulheira é de fato para se comunicarem no escuro ou só um som emitido sem intenção durante o sono.

5) E adoram uma carcaça – ECA!

Fofuras fofuras, comida à parte. Apesar de se alimentarem de folhas (adoram as de Acácia, uma árvore alta e cheia de espinhos), as girafas amam roer os ossos de carcaças de animais já devorados por outros predadores.

///

Girafas

Autor e ilustrador: Jean-Claude
Temas: Números / Relacionamento familiar / Cores / Humor / Animais / Brincadeiras / Diversão / Matemática / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)
R$ 39,50

///

E você? Conte para a gente suas memórias afetivas que dariam um livro!

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP