Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

No Dia Mundial do Livro, visite uma exposição virtual com obras de muitos países

23/04/2020

Hoje, dia 23 de abril, a gente comemora o Dia Mundial do Livro, esse objeto que carrega histórias, afetos, vínculo! 😉

Uma galinha e uma raposa lendo juntas? É a mágica da literatura! Imagem: Bibioteca???, de Lorenz Pauli (texto) e Kathrin Schärer (ilustrações)

Exposição virtual

Uma das comemorações mais legais que descobrimos por aí é uma exposição virtual homenageando livros, leitores, bibliotecas, livrarias.

Organizada pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, um dos principais encontros mundiais do livro para jovens leitores, a exposição virtual reúne diversos livros sobre… livros! 😉

A universe of histories. Starring: the book, nome oficial da exposição (“Um universo de histórias. Estrelando: o livro”, em tradução livre) começa hoje e pode ser visitada neste link!

A homenagem acontece através de fragmentos de livros ilustrados do mundo inteiro, em diversos idiomas, que estão expostos por tema, numa galeria virtual!

Ilustração da exposição feita pelo ilustrador Andrea Antinori

Tem brasileiro na expo! 😉

Por exemplo, em “Libraries” — ou bibliotecas –, você pode passear por trechos de dezenas de livros ilustrados que tem esse assunto como tema.

Clicando nas imagens, consegue ampliá-las e ler um trecho de cada uma das obras, escritas em inglês, espanhol, italiano, português, entre outros.

Os livros escolhidos para essa exposição tem a curadoria da Accademia Drosselmeier – Study Centre of Children’s Literature (um Centro de Estudo em Literatura Infantil) e da ALIR  — Association of Italian Independent Children’s Bookstores (Associação Italiana de Livrarias Infantis Independentes).

Há três livros editados no Brasil nessa galeria virtual, em vários temas, ajudando a homenagear o universo das histórias.

Entre eles, na categoria “Libraries”, está Bibioteca???, livro editado originalmente na Suíça, de Lorenz Pauli (texto) e Kathirn Schärer (ilustrações), e, no Brasil, pela Brinque-Book.

A versão que está publicada na galeria é a brasileira! 😉

Bibioteca???

A obra de Pauli nos leva direto para dentro de uma biblioteca, onde um rato se esconde de uma raposa.

A literatura pode transformar relações, mesmo as de uma galinha e de uma raposa. Imagem: Bibioteca???, de Lorenz Pauli (texto) e Kathrin Schärer (ilustrações)

 

Depois de persegui-lo e encontrá-lo, a raposa é apresentada por ele aos livros.

Mesmo sem saber ler, ela compreende a história que o rato lhe mostra, pois é um livro ilustrado com um homem e uma galinha muito bravos com uma… raposa!

A literatura fisga o animal, que passa a voltar, dia após dia em busca de aprender a ler. Mas o rato está muito ocupado fazendo mágica — uma bela metáfora para os livros e bibliotecários, não?

Quem acaba topando ensinar a raposa a ler é nada menos que uma galinha, que a raposa não comeu porque leu nos livros que seus ossos podem ser perigosos 😉

Com “tiradas” como essas, uma história que começa na contracapa e ilustrações que contam partes da história que os textos não narram, Bibioteca?!? é uma obra incrível, que tematiza o livro, o mediador de leitura, a biblioteca e a força transformadora da literatura.

///


Bibioteca???

Autor: Lorenz Pauli
Ilustradora: Kathrin Schärer
Tradutor: José Feres Sabino
Temas: Conto / Animais / Astúcia / Incentivo à leitura / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 3 anos

R$: 42

///

E você? Compartilhe com a gente livros e exposições virtuais que têm aquecido e tornado um pouco mágico seu isolamento social.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP