Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Dia das Mães: sete livros imperdíveis para você ler com os seus filhos

08/05/2020

As histórias aproximam, fortalecem vínculos, permitem compartilhar sentimentos, ideias, sensações, risos.

Para um filho, nada é melhor que beijo de mãe! Imagem: O beijo, de Valérie d’Heur

O que é melhor do que se emocionar e rir juntinho com as crianças, gargalhando daquele trecho engraçadíssimo ou refletindo naquela passagem em que a narrativa nos deixa com um nó na garganta?

Presença é o melhor presente

A leitura compartilhada com nossos pequenos é um presente! Para nós e para eles. Momentos de presença e afeto, que ficarão na história e na memória.

Selecionamos então sete livros imperdíveis para ler juntinho neste Dia das Mães.

Na lista, tem obras premiadas, divertidas, engraçadas, para refletir, para ampliar os horizontes, para pensar sobre a maternidade, para pensar sobre as relações… — contemplando crianças de todas as idades.

///

1-) Os tesouros de Monifa

Autora: Sonia Rosa
Ilustradora: Rosinha
Temas: Pluralidade cultural / Conto / Cartas e bilhetes / Humanos / Identidade / Relacionamento familiar / África / Árvore genealógica / Nações / Dia dos Avôs e Avós / Dia Nacional da Consciência Negra / Liberdade
Faixa Etária: a partir de 5 anos

Esta obra fala do encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui vinda lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou “para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!” o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar.

>>POR QUE LER: Ganhador do selo Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o livro mostra, com delicadeza e afeto, a relação entre as mulheres de várias gerações de uma mesma família. E nos ajuda a pensar sobre o que realmente fica de nós em quem amamos.

///

2-) Quando mamãe virou um monstro

Autora: Joanna Harrison
Ilustradora: Joanna Harrison
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Humanos / Boas maneiras / Imaginação / Dia das Mães (2º Domingo de Maio) / Cooperação / Obediência
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Ao receber a notícia de que os sobrinhos vêm lanchar, mamãe fica desesperada. A casa está uma bagunça, não há nada para servir para as visitas e a pobre mãe não sabe por onde começar… Enquanto isso, os filhos só pensam em brincar. De repente, mamãe fica um pouco diferente…

>>POR QUE LER: Divertida, essa obra ganhadora do selo Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) mostra às crianças que mães e pais também somos vulneráveis. E que as crianças podem nos ajudar a manter a calma.

///

3-) Qual é a cor do amor?

Autora: Linda Strachan
Ilustrador: David Wojtowycz
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Pluralidade cultural / Conto / Animais / Relacionamento familiar / Cores / Amor / Dia das Mães (2º Domingo de Maio)
Faixa Etária: A partir de 2 anos

O elefantinho cinzento tinha uma dúvida: qual seria a cor do amor? Curioso, perguntou para o avô, para a zebra e para todos os outros animais que encontrava pelo caminho. O dia acabou e o elefantinho cinzento não resolveu a questão. Mas tinha alguém para quem ele ainda não havia perguntado.

>>POR QUE LER: Este livro apresenta as cores às crianças de uma forma muito afetiva. A resposta, no fim do dia, acaba vindo do amor que ele compartilha com alguém muito especial.

Quer conhecer a obra? Leia um trecho aqui!

Ah, esse livro tão incrível está com 30% de desconto no site da Amazon!

///

4-) O beijo

Autora: Valérie d’Heur
Ilustradora: Valérie d’Heur
Tradutor: Dieter Heidemann
Temas: Conto / Animais / Relacionamento familiar / Dia do Beijo (13 de Abril)
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Bala, chiclete, chocolate! Brinquedo, sorvete, figurinha! Passeio, cafuné, pizza, pirueta! Cambalhota, brigadeiro, bicicleta… Delícias? Delícias! Mas nada, absolutamente nada comparado a um beijo. Aliás, nada nesse mundo substitui aquele beijo! Que beijo? O beijo da mamãe, é claro!!!

>>POR QUE LER: Em O Beijo, o texto de Valérie D’Heur combina com a delicadeza de suas ilustrações para contar uma história afetiva — e tão forte — quanto o amor que une mãe e filhos.

///

5-) Uma família é uma família é uma família

Autora: Sara O’Leary
Ilustradora: Qin Leng
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Relacionamento familiar / Respeito às diferenças.
Faixa Etária: A partir de 4 anos

O que constitui uma família? Há um jeito certo? Uma quantidade exata de pessoas? Uma fórmula ideal? Num dia de aula na escola, a professora pede às crianças que apresentem suas famílias. O que será que as crianças vão contar?

>>POR QUE LER: A versão original foi escolhida pelos organizadores da Feira Internacional do Livro de Bolonha para integrar uma lista de 200 obras humanistas em homenagem ao Papa Francisco. De forma afetuosa e bem-humorada, este livro faz uma exploração de diversas formações familiares e demonstra, de maneira sutil, que ao mesmo tempo em que existem infinitas famílias diferentes, é o afeto entre seus integrantes que as une e as torna especiais. Repare em como as ilustrações complementam o sentido do texto.

///

6-) Pequenas histórias para grandes curiosos

Autora: Marie-Louise Gay
Ilustradora: Marie-Louise Gay
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor / Cotidiano / Criatividade / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos

O que você vê quando fecha os olhos? Você conhece alguém invisível? Sabe o que tem na toca do coelho? E que os caracóis recebem visitas em suas conchas? Por que os gatos atacam poltronas? Em 19 pequenas histórias, a premiada Marie-Louise Gay narra essas e outras aventuras divertidas, poéticas, reflexivas, lúdicas.

>>POR QUE LER: Com ilustrações e narrativa em formato de HQ — o que conversa bem com leitores mais experientes, em processo de alfabetização –, essa divertida obra retrata a infância e, em dois de seus contos, também fala da relação mãe e filho. Tudo isso de uma forma irreverente, que vai arrancar gargalhadas.

///

7-) Eu sou uma noz

Autora:Beatriz Osés
Ilustrador: Jordi Sempere
Temas: imigração / refugiados / solidariedade /
convivência social / identidade / astúcia
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Omar “cai” no quintal de uma advogada, vindo de um lugar longínquo, num barco que naufragou. Sua tarefa: sobreviver e ficar com Marinetti, que deseja adotá-lo. Para isso, será preciso convencer um juiz de que ele, Omar, é uma castanha! Quando a realidade é absurda, um menino-noz faz todo sentido.

>>POR QUE LER: A partir das diversas vozes que contam essa história, acompanhamos a vida deste pequeno refugiado. Essa belíssima obra nos faz pensar no que é, afinal, o amor que une mãe e filho.

///

E você? Conhece algum desses livros? Conte sua experiência leitora!

 

 

 

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP