Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Crianças e livros: cinco razões para formar leitores ainda na infância

13/09/2019

Em resumo A formação leitora ainda na infância é essencial. Saiba por que é tão importante ler para seus filhos e o que eles ganham com o acesso amoroso aos livros

Quem nunca ouviu sobre a importância de formar leitores e de incentivar a leitura na infância? Essa talvez seja uma das únicas unanimidades quando o assunto é educação e criança: é preciso que leiam e que gostem de ler.

Os tesouros de Monifa, de Sonia Rosa (texto) e Rosinha (ilustrações): histórias são momentos de afeto de geração em geração

Mas por quê  é tão importante? Ler é como brincar: pode parecer um “lazer”,  uma coisa à toa que se faz nas horas de ócio, mas é muito, muito mais que isso.

Ler gera vínculo, é um convite à imaginação e ainda melhora o Português. Quer mais? A Revista Crescer fez uma extensa reportagem sobre o tema, que vale a pena ver.

Vamos descobrir juntos neste post cinco razões principais que tornam a leitura indispensável na vida desde cedo.

  • 1- Afeto e vínculo

Quando lemos para um bebê ou para uma criança, estamos 100% inteiros, presentes, focados, dedicados naquela relação, sem distrações. “Não é possível ler e ver o celular ao mesmo tempo”, ilustrou Denise Guilherme, especialista e idealizadora de A Taba, em uma conversa com o Blog da Brinque em 2017.

Para Edi Fonseca, educadora que se dedica à leitura com bebês, ler é um “banho de afeto”, porque as crianças têm ali a presença amorosa dos adultos, disponível, lhes dizendo palavras ritmadas, colocando os bebês em contato com a língua, explicando-lhes o mundo, ainda que eles não compreendam o sentido racional do que é lido.

A princesa e o gigante, de Sarah Warburton (ilustrações): ler para uma criança aprofunda vínculos, é um banho de afeto, nas palavras de Edi Fonseca, especialista em literatura para bebês

 

>>Denise Guilherme dá dicas de como formar a primeira biblioteca e por que

>>Se quiser saber mais sobre a importância da leitura para bebês, não perca essa conversa incrível com Edi Fonseca, especialista no assunto

 

  • 2- Imaginação, sensibilidade, emoção

Quantos mundos encontramos nos livros? As histórias alimentam a imaginação das crianças, dando-lhes repertório. Imaginar, uma capacidade aguçada nos pequenos, é fundamental, pois nos ajuda a modificar o mundo e dar respostas aos obstáculos que encontramos.

Além disso, por intermédio da ficção, possibilitamos que as crianças entrem em contato com os sentimentos delas, dos outros e com os nossos, expressos na entonação de voz que usamos para narrar, por  exemplo, e no que nos emociona e diverte.

É nesse contato com as emoções que elas aprendem a lidar com o medo, com a raiva, com o que pode assustar nelas mesmas –elaboram esses sentimentos de modo seguro, no colo dos pais, com a voz firme e amorosa, 100% presente.

 

  • 3- Leitura para a empatia

Trabalhar e elaborar as emoções assustadoras nos fazem mais empáticos, pois menos reativos ao diferente. Além disso, as histórias nos trazem relatos de vidas, situações, emoções e escolhas diferentes das nossas. Com isso, aprendemos novas formas de se relacionar com o mundo, mas, principalmente, ampliamos nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro e de compreender o mundo com os olhos deles.

>>Livros também podem ajudar os pequenos a aprenderem empatia

 

  • 4- Investimento em Língua Portuguesa

Nós costumamos nos preocupar bastante com o aprendizado de outras línguas, investindo muito para que as crianças adquiram a capacidade de se comunicar bem em um idioma não-nativo.

Mas e a própria língua mãe? O que investimos para que nossos pequenos sejam de fato bons falantes e dominem completamente as refinadas técnicas do Português?

A literatura pode ser uma excelente aliada nesse quesito, pois mostra às crianças o idioma usado em sua forma mais sofisticada.

Pequenas histórias para grandes curiosos, de Marie-Louise Gay (texto e ilustrações): ler fornece e amplia repertório para as crianças imaginarem ainda mais

 

  • 5- Conhecimento universal

Em conversa recente com o Blog da Brinque, a consultora literária Celinha Nascimento falou sobre os livros clássicos e sua importância nos dias de hoje. Lá, nessas histórias, “moram” muitos conhecimentos acumulados ao logo de séculos e milênios pela Humanidade.

Filosofia, ciência, psicologia… Tudo na ficção, que é um dos berços do pensamento complexo, que nos permite aprender de Português à Matemática, passando por todos as áreas do conhecimento.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP