Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Brincadeira em família e trava-línguas em livro para ler on-line; acesse!

02/07/2020

Já brincou com seus filhos e filhas na hora do almoço? Já lançou um desafio animado para eles? Que tal um trava-línguas? O rato roeu a roupa do rei de roma!

Três tigres tristes para três pratos de trigo. Falou rápido ou travou? 😉

Pois foi justamente essa divertida brincadeira dos trava-línguas que deu origem ao premiado Três tigres tristes, do também premiado Fernando Vilela e de Nina Barbieri.

Ué, mas não eram três tigres tristes? Imagem: Três tigrestristes, de Nina Barbieri e Fernando Vilela

Esse é o livro que está disponível para leitura on-line, juntamente com muitas ideias bacanas de atividades!

Tigres dos trópicos

Fernando já contou que brincava com Nina de trava-línguas na hora do almoço, na volta da escola, em momentos variados do dia a dia.

A brincadeira de falar rápido a frase famosa do tigre, acabou virando este delicioso livro, em que os três tigres tristes se transformam em três tigres tristes dos trópicos, que se metem com trovadores de Trieste e com … tratores!

Tratores, trigos, trovadores e uma encomenda vinda de Trieste! Aff, só rindo! Imagem: Três tigrestristes, de Nina Barbieri e Fernando Vilela

Esticada, a brincadeira fica ainda mais engraçada — e mais difícil!

Camadas para pequenos e grandes

Além de brincante, divertidíssima e cheia de surpresas que unem mães / pais e filhos, a obra traz o traço irreverente e a técnica de Fernando Vilela, que usa a gravura em carimbo para desenhar seus animais.

Repare também que a obra funciona super bem para pequenos leitores e também para os maiores. Bebês e crianças pequenas adoram esse jogo de palavras, o ritmo e o movimento dos trava-línguas.

Para os maiores, o humor do texto, a subversão da trava-língua original e a tentativa de vencer o desafio e falar tudo sem errar é que vai fazer dessa uma obra incrível.

Ideias para fazer e ler

Como nos outros livros que deixamos on-line, para este também preparamos dicas de atividades muito especiais. Trouxemos três delas para cá:

1-) Para travar mais

A proposta da obra é o jogo de trava-língua. Colocamos abaixo alguns exemplos para se divertir com as crianças. Vale perguntar se elas acharam difíceis, divertidos, se já conheciam algum deles e até se querem aprender mais! Elas podem brincar de ilustrar também! Exemplos:

Fui ao mar colher cordões, vim do mar cordões colhi.

Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra A aranha arranha a rã. A rã não arranha a aranha.

Sobre aquela serra há uma arara loura. A arara loura falará? Fala, arara loura!

Maria mole é molenga. Se não é molenga, não é maria mole. É coisa malemolente. Nem mala, nem mola, nem maria, nem mole.

O rato roeu a roupa do rei de Roma. A rainha, com raiva, resolveu remendar.

///

2-) Língua no almoço

Já pensou em fazer como Fernando Vilela e Nina Barbieri e levar essas línguas doidinhas pra mesa do almoço? Rimas, charadas e brincadeiras com as palavras são diversão que as crianças amam!

Pode ser um desafio na hora do almoço, antes do banho, um pouco antes de dormir ou pra dar aquela acordada pela manhã enquanto tiram os pijamas.

///

3-) Trava-ouvidos

Os trava-línguas são brincadeiras tão tradicionais e bacanas que inspiram várias formas de arte. Separamos aqui embaixo uma música divertidíssima do Tiquequê com esse tema.

Ouça com os pequenos e vejam quais palavras conseguem identificar. Conseguem cantar junto e não errar? Valendo um beijo na bochecha e aquele pedação de bolo! 😉

https://open.spotify.com/track/1rv9JD0jeqsrbNdhjy1uqQ?si=1_xxVfpmR5Ks8usLQn5hJA

///

Três tigres tristes

Autor: Fernando Vilela, Nina Barbieri
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Pluralidade cultural / Conto / Animais / Tradição oral
Faixa Etária: A partir de 2 anos
R$ 38

///

E você? Volte depois para contar para a gente como foi a experiência leitora por aí!

 

 

 


Comments ( 2 )

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP