Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

“Acervo Básico” 2019: conheça seis obras Brinque-Book que ganharam o selo

16/09/2019

Em resumo Objetivo da seleção, anual, é ajudar escolas e bibliotecas a formar um acervo de qualidade para as crianças; selo pode ajudar pais e mães na escolha de obras para os filhos e filhas

Escolher livros infanto-juvenis de qualidade é sempre um desafio para adultos atentos. Os selos, prêmios e seleção de especialistas costumam nos ajudar nisso, nessa difícil — mas também deliciosa — tarefa  de selecionar o que nossos filhos vão ler.

Pois acaba de ser anunciado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) a seleção de livros que receberam da fundação o selo Acervo Básico, que define as obras de qualidade, recomendadas para bibliotecas das escolas e equipamentos públicos de formação leitora.

Poemas da minha terra tupi, de Maté, está na lista: Selo Acervo Básico define obras de qualidade, sugeridas para bibliotecas e instituições públicas de leitura e formação leitora

Nada menos que seis obras do Grupo Brinque-Book estão entre as selecionadas. Há autores nacionais, outras duas assinadas por escritores e ilustradores premiados,  obras com temática bem brasileira, que ressalta nossa natureza e nossas histórias, uma de recontos que já ganhou outros prêmios, uma estreia na Brinque-Book e outra para os leitores maiorzinhos.

Você pode conhecer todas elas a seguir:

1. Poemas da minha terra Tupi

Autora e ilustradora: Maté
Temas: Pluralidade cultural / Indígenas / Poesia / Índio / Dia do Índio (19 de abril)
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Com texto e ilustrações da autora e artista plástica Maté, essa obra mergulha na origem tupi de muitas palavras que falamos até os dias de hoje. De forma divertida e poética, o  livro nos convida a (re) conhecer termos como Jaguaré, jururu, pirão, pororoca… No final da obra, há um glossário com 38 palavras que nasceram daquele idioma indígena, oficial no Brasil até 1758.

Maté conversou com o Blog da Brinque e nos contou um pouco sobre o processo de criação do livro e sobre o interesse que essa francesa radicada no Brasil tem pela natureza e pela tradição oral dos povos originários mundo afora.

///

2. O gigante mais elegante da cidade

Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Cooperação / Solidariedade / Criatividade / Amizade / Consumismo
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Da dupla premiadíssima Julia Donaldson e Axel Scheffler (O Grúfalo e Carona na Vassoura), esta história ajuda a refletir sobre o que realmente importa. Em uma terra mágica, habitada por seres miúdos e diversos, como pessoas, elfos e animais, há um gigante adorável e desalinhado chamado Jorge. Um dia, ele decide que é hora de repaginar o visual. Encontra uma nova loja e troca as roupas velhas e gastas por outras, lindas e novinhas. Tudo muito elegante. Mas, no caminho de volta para casa, ele vai descobrir outras funções para suas novas roupas.

///

3. Zeca Zangado

Autor e Ilustrador: Robert Starling
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Convivência social / Dificuldade de expressão / Amizade / Cooperação / Relacionamento familiar / Autoconhecimento / Caixa Alta
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Zeca é assim: não gosta nada dos planos que as pessoas têm para ele. Quando as coisas não saem como esperado, ele dá sempre um jeito de destruir tudo. Mas será que ele é mesmo “genioso”, como gostam de dizer, ou é assim porque ninguém procura saber o que ele quer de verdade? O problema é que Zeca não consegue nem defender seu ponto de vista. Quando não concorda com algo, vai logo soltando fogo pelas ventas e pondo tudo a perder, criando complicações para os amigos e a família. Até que uma ajudinha preciosa, vinda de quem o ama muito, faz com que ele possa compreender o que sente e lidar com suas emoções. Calma, Zeca. Respira!

///

4. O urso de todas as cores

Autor e ilustrador: Stephen Michael King
Temas: Relacionamento familiar / Afeto
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

Stephen Michael King, de O homem que amava caixasVira-lata e Pedro e Tina, é conhecido por sua sensibilidade e pela simplicidade com que trata temas complexos. Talvez por isso, as crianças — sensíveis, profundas e simples ao mesmo tempo — se identifiquem tanto com suas histórias. Neste O urso de todas as cores, que ele veio pessoalmente lançar no Brasil, no ano passado, a convite da Brinque-Book, essas características seguem fortes. Um urso volta de viagem e encontra sua família, que sentiu muitas saudades. A partir desse dia, o urso passa a dormir branquinho, mas acordar completamente colorido. O que estará acontecendo? Esse é o convite que King faz ao leitor: mergulhar nas relações familiares, seus símbolos e afetos.

///

5. Antonia

Autora: Anke Vries
Ilustrador: Piet Grobler
Tradutora: Camila Werner
Temas: Convivência Social / Bullying / Criatividade / Superação
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Para conversar com as crianças sobre sentimentos. O dia mal começava e lá estava ela, Antonia, chacoalhando galhos com sua garganta afinada e convidando seu bando a pular dos ninhos: “Acordem, passarinhos. Venham cantar e assobiar”. Era isso todo dia de manhã. Antonia animada de cá, e o bando mal-humorado de lá. “Pare com isso! Queremos dormir!”. Ninguém aguentava a cantoria, mas Antonia nem ligava para as caras feias. No entanto, um dia ela se cansou e resolveu deixar a floresta. Com cores vibrantes e um traço ao mesmo delicado e forte, a obra fala das relações, da convivência e da importância especial de cada um.

///

6. Novas histórias antigas

Autora: Rosane Pamplona
Ilustradora: Andrea Ebert
Temas: Contos / Tradição oral / Pluralidade cultural
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Amor, astúcia, cobiça, honestidade, medo. Esses sentimentos e qualidades tão humanos alimentam há séculos histórias populares de tradição oral. Oriundas de culturas tão distintas quanto a árabe, a russa, a francesa, as narrativas de Novas histórias antigas trazem todo o fascínio desse mundo encantado que acompanha a humanidade ao longo dos séculos. Partindo de acurada pesquisa e de uma curadoria afetiva, Rosane Pamplona reuniu 14 histórias, nas quais trabalhou a linguagem e fez certeiras adaptações das originais para apresentar narrativas divertidas, surpreendentes e reflexivas sobre as aventuras e desventuras de personagens que habitam e refletem o imaginário coletivo.

Numa deliciosa conversa com o Blog da Brinque, ela contou onde e como conheceu as histórias que escolheu para o livro e como se apaixonou, ainda menina, pelas narrativas, pela palavra e pelos sotaques.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP