Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

30 Melhores Livros da Crescer 2021: conheça nossas obras selecionadas

03/06/2021

Você,  que adora literatura para crianças e jovens, esperou ansiosamente por esse momento. A gente também! Então, com um quentinho no coração, eis a ótima notícia. Já está no ar a lista dos 30 Melhores Livros da Crescer 2021, reunindo obras impressionantes, que valem muito a pena compartilhar com pequenos e grandes leitores.

 

Uma das obras premiadas, O incrível livro do Gildo, de Silvana Rando, conta a história da história que o querido elefante resolveu escrever

Nesta edição, 41 jurados selecionaram as melhores produções entre as histórias publicadas em 2020. Para quem procura por sempre conhecer obras de qualidade, essa é certamente uma das mais seleções mais relevantes.

A jornalista Cris Rogério, coordenadora e professora da pós-graduação O livro para a infância, da Casa Tombada, é colunista da revista Crescer e coordenadora do selo 30 Melhores Livros da Crescer. Ela escreveu sobre a premiação deste ano no texto de abertura da reportagem que anuncia a lista:

—“

Há questões com a própria identidade, um brincar de ser autor, uma alegria de ler desde bebê, espaço para falar de sentimentos como raiva e medo, tem ancestralidade, tem amor. Tem a nossa literatura para a infância – de brasileiros e de estrangeiros parceiros – nos dando lugar para sonhar mudanças nas gigantescas injustiças sociais que nos afetam no individual e no coletivo. Uma inspiração para nos fortalecer.

“—

Selo 30 Melhores Livros da Crescer

Em 2021, há dois livros da Brinque-Book na lista dos 30 Melhores Livros da Crescer, obras muito especiais, cada uma por seus motivos. São elas: Três, do premiado ilustrador australiano Stephen Michael King, e O incrível livro do Gildo, da também premiada (e brasileiríssima!) Silvana Rando.

Saiba um pouco mais sobre os dois a seguir:

30 melhores livros da CrescerTrês

Autor / Ilustrador: Stephen Michael King
Temas: Respeito às diferenças / Autoconhecimento / Amizade / Animais / Cidade / Campo / Cotidiano
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente)

Essa história nos apresenta um cachorro com três patas, que explora o mundo à sua volta a partir das relações que trava: ele observa a aranha — que chama de oito patas –, as formigas — seis patas — e até mesmo as pessoas — duas pernas.

Pois é justamente com uma “duas pernas” que ele acaba descobrindo o sentido de estar em família.

Listado na categoria Sobre o que ganhamos com a (con) vivência, a jornada deste cachorrinho, que tem o mesmo nome que o livro, também é um convite a pensar sobre as diferenças.

Stephen Michael King tem surdez parcial desde criança e sua experiência como deficiente físico, que está em todas as suas histórias, aparece com mais força ainda nesta.

Você pode “degustar” a obra clicando aqui. Falamos mais sobre essa obra no link abaixo:

Um olhar generoso sobre as diferenças é tema de “Três”, de Stephen Michael King

 

LEIA MAIS: Girafas, do Jean-Claude, está nos 30 melhores livros do ano da Crescer 2020

///

30 melhores livros da CrescerO incrível livro do Gildo

Autora / Ilustradora: Silvana Rando
Temas: Imaginação / Criatividade / Relacionamento familiar / Amizade / Cooperação / Autoconfiança / Cotidiano
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) / 6 anos (leitura independente)

O elefante mais simpático e corajoso de todos volta nesta nova aventura, em que decide escrever seu próprio livro. A ideia inicial era escrever sobre os monstros.

Mas, como não quer desagradar a ninguém, tem de lidar com ideias e palpites em seu conto, que vão mudando a direção de seu desejo original.

Assim, Laurinha, a irmã, quer uma história com bailarinas. O pai de Gildo sugere extraterrestres. Paulo, o amigo, também quis ajudar: que tal robôs malignos? E mãe vai parar nessa confusão mesmo sem querer, com sua receita de bolo de chocolate.

O que tudo isso tem a ver com os monstros que Gildo desenhou? Já imaginou monstros bons da floresta dançando ballet com extraterrestres?

A divertida fábula faz pensar nos limites entre nós e os outros, desafios que as crianças enfrentam nessa faixa etária.

A autora e ilustradora, que ganhou um Jabuti por Gildo, primeira aventura desse elefante tão querido, contou ao Blog da Brinque que se inspirou em duas experiências pessoais para fazer o livro:

—“

Dei aula numa escola em que ensinava as crianças a fazerem um livro, cada um o seu. Elas queriam colocar de tudo no livro para agradar os amigos, o pai, a mãe… Fiquei com muita vontade de narrar essa experiência

“—

Além disso, Silvana se identifica com Gildo, pois diz que já se sentiu da mesma forma que a personagem, tentando agradar a quem ama em suas criações. Para ela, esse é um processo para encontrar “a própria voz”.

Se quiser saber mais sobre a obra, clique aqui para “degustar” um trecho! Vale a pena conhecer mais sobre esse livro no link abaixo:

Uma história dentro de outra história é tema de “O incrível livro de Gildo”

Conheça outras obras entre os 30 Melhores Livros da Crescer

Além desses dois livros que listamos aí acima, outras oito obras do Grupo Companhia das Letras, do qual a Brinque-Book faz parte, entraram para a lista dos Melhores Livros da Crescer 2021.

Dá um olhada nas lindezas:

1) Baleia na banheira, de Susanne Straβer

A baleia estava tranquila no banho, relaxando. Mas eis que chega uma bicharada querendo dividir a banheira com ela. Os motivos são variados: dor nas costas, patas sujas, pelo com cheiro de peixe, vontade de brincar com um navio… A baleia vai ter paciência com essa invasão? Da mesma autora de Bem lá no alto e Muito cansado e bem acordado, este conto acumulativo é diversão garantida para famílias com leitores bem pequenos. Leia +.

 

2) Brasileirinhos da Amazônia, de Lalau e Laurabeatriz

Uma das duplas mais conhecidas e apreciadas da literatura infantil brasileira lançou este livro inédito da série Brasileirinhos em 2020. Trata-se de uma homenagem aos animais que correm risco de extinção na floresta amazônica, com os sensíveis e divertidos poemas de Lalau e os traços e cores tocantes de Laurabeatriz. Além das poesias e ilustrações, o livro também tem sua parte informativa, com curiosidades e fatos sobre a vida dos animais desse que é um dos biomas mais ricos e importantes do planeta. A apresentação é do escritor amazonense Milton Hatoum. Leia +.

 

3) Carona, de Guilherme Karsten

Outro conto acumulativo que vai fazer a família toda rir. Desta vez, um surfista parte para a praia na esperança de pegar uma onda, mas tudo o que consegue é dar carona para uma turma muito excêntrica ao longo do caminho: tem mergulhador, policial, uma menina de capa vermelha, um lobo muito suspeito, um músico com seu violoncelo. Será que o carro vai aguentar? Leia +.

 

4) E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, de Emicida e Aldo Fabrini

O segundo livro infantil de Emicida é uma história linda, cheia de ritmo e poesia, sobre a jornada de duas meninas para conseguir conviver com um medo profundo que assombra muita gente: o medo do que é diferente. Leia +.

 

5) Pode chorar, coração, mas fique inteiro, de Glenn Ringtved​ e Charlotte Pardi 

É difícil falar de morte com as crianças, mas vivemos um momento em que é quase impossível fugir do assunto. Este livro emocionante narra o encontro de quatro crianças com a própria Morte, que veio para buscar a avó dos pequenos. Se a tristeza é inevitável, eles descobrem que a morte é uma grande admiradora da vida. Leia +.

 

6) Princesa Kevin, de Michaël Escoffier e Roland Garrigue

Fantasias de criança deveriam ser só fantasias mesmo, não é? Por que, então, quando um garoto escolhe a roupa de princesa para o dia da fantasia da escola há tanto rebuliço? Um livro para lembrar e fazer refletir que as crianças podem brincar de ser o que quiserem, independente de seu gênero. Leia +.

 

7) Todas as pessoas contam, de Kristin Roskifte

Um livro ilustrado irresistível que pode ser sobre aprender a contar, mas num sentido bem mais amplo que saber a sequência dos números. Com pouco texto e ilustrações coloridas e vibrantes, vemos que a diversidade e quantidade de pessoas no mundo é o que faz deste um lugar interessante. Cada uma delas importa e tem uma histórica única para contar. Dá para matar um pouco a saudade de uma boa aglomeração e faz lembrar que ninguém é só um número – informação mais essencial do que nunca para o momento que vivemos. Leia +.

8) Vida em Marte, de Jon Agee

Um astronauta muito bem-intencionado e desavisado tem certeza de que vai encontrar vida em Marte. Ele começa a explorar o planeta, mas não consegue enxergar muito além do que está à sua frente. Um livro ilustrado composto pela fina ironia entre o texto, que mostra a perspectiva limitada do astronauta, e a ilustração, que revela tudo o que ele não consegue enxergar. Leia +.

Para conhecer melhor a lista todinha

Além de ler sobre as obras na revista, você pode conhecer melhor todos os 30 livros escolhidos como os melhores de 2021 assistindo ao vídeo abaixo, em que a coordenadora do prêmio, Cris Rogério, apresenta livro por livro:

Veja os livros premiados!

///

E você? De quais desses livros mais gostou?

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP