Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

22 livros para esperançar 2022: uma lista otimista para começar bem o ano

21/01/2022

Como está esse início de 2022? Há que se ter fé na vida para recomeçar, não é mesmo? Parafraseando o poeta, que nos perdoem os pessimistas, mas otimismo é fundamental. Especialmente compartilhando a vida com crianças, que são otimistas por natureza, olhando sempre o lado bom de tudo e, ao mesmo tempo, precisando enxergar na gente a mesma disposição. Nessas horas, livros são sempre inspirações — e não seria diferente agora, celebrando 2022 e seu começo.

dia dos professoresO lugar do meu amigo, de Marcia Cristina Silva (texto) e Catarina Bessell (ilustrações)

Você sabe que a arte, a literatura, as histórias são sempre oportunidades de nos conectarmos com o que há de mais humano e bonito em nós, não é mesmo? E se o que precisamos agora é daquilo que nos enche o coração de alegria e os olhos de brilho, que tal compartilhar  com os pequenos essas histórias quentinhas como um abraço e cheias de lindezas e de otimismo?

Livros para aquecer 2022

Fizemos uma lista muito especial com a ajuda dos editores dos quatro selos infantis do Grupo Companhia: Brinque-Book, Escarlate, Pequena Zahar e Companhia das Letrinhas.

Trouxemos obras variadas, das que nos levam às lágrimas ou ao riso solto; que nos mostram, ternamente, que sim, tudo pode ser ainda melhor; que nos lembram das pessoas que amamos e dos momentos que fazem tudo valer a pena; que trazem a força da ancestralidade e nos ajudam a honrar quem veio antes de nós; as que trazem o lúdico e o olhar regenerador que só as crianças sabem ter — mesmo as crianças que ainda nos habitam!

Vamos conhecer essa seleção? São 22 títulos para encher seu 2022 — e o das crianças — de otimismo, alegria, riso, esperança, confiança e aquele quentinho no coração!

Livros 2022 Velho Baobá1) Uma aventura do Velho Baobá

Autora: Inaldete Pinheiro de Andrade
Ilustradora: Ianah Maia
Selo: Pequena Zahar
Idade recomendada: a partir de 3 anos

Quando um velho baobá nativo das savanas da África decide atravessar o oceano Atlântico para encontrar seus parentes em terras brasileiras, somos convidados a acompanhar seu deslocamento numa jornada tecida de encontros e momentos de grande emoção.

Entre relatos de luta pela sobrevivência e descaso, mas também de muita solidariedade e perseverança, Velho Baobá deixará uma mensagem de ânimo e esperança durante seu percurso, alegrando-se especialmente com os frutos das novas gerações, destinadas a se transformarem no maior tronco do mundo.

Vista por muitos como símbolo de resistência africana no Brasil, essa árvore que pode chegar a viver mais de mil anos é, na presente narrativa, testemunha de tempos imemoriais, assim como um símbolo de conexão entre o mundo sobrenatural e o mundo material e um laço simbólico com o continente africano.

Livros 2022 Baobá_int

***

Livros 2022 Dom Quixote2) As aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança

Autor: Miguel de Cervantes
Adaptação: Luciana Sandroni
Ilustradora: Ana Matsusaki
Selo: Escarlate
Idade recomendada: a partir de 8 anos

O fidalgo Alonso Quixano já tinha seus cinquenta anos, era alto, forte, magro e madrugador. Possuía uma fazenda em Mancha, na Espanha, mas a estância ia de mal a pior, porque o nobre não tinha nenhuma disposição para trabalhar nela.

Tudo o que ele queria era ler novelas antigas de cavalaria, ocupação a que se dedicava sem parar – com muita paixão. Um dia, imaginou que podia ser ele mesmo um cavaleiro andante: “Sairei pelo mundo para proteger os fracos e oprimidos! Ah, nesse mundo há tantas injustiças por desfazer!”

Assim, Quixano se transforma em Dom Quixote e deixa sua casa em busca de aventuras, mesmo onde elas não existem. Luciana Sandroni adapta este que é considerado o primeiro romance moderno. Engraçado, irreverente e tocante, apresenta ao jovem leitor, com projeto gráfico e ilustrações de Ana Matsusaki, esse personagem icônico, “quixotesco”, que se tornou sinônimo dos que lutam por um ideal, mesmo que inalcançável.

***

Livros 2022 Esperança3) A esperança é uma menina que vende frutas

Autora/ilustradora: Amrita Das
Tradutora: Rosa Amanda Strausz
Selo: Companhia das Letrinhas

Viajando de trem para uma cidade grande, uma garota sobe em seu beliche. Silenciosa, mas com olhos que parecem dizer muitas coisas, permanece ali, sem comida e companhia. É com essa recordação que Amrita Das inicia este livro, resultado de uma oficina de texto e ilustração que cursou em Chennai, na Índia.

Como uma das mais importantes representantes da arte folclórica indiana chamada mithila, a artista aproveita este espaço para falar sobre as dificuldades de uma infância pobre, a vida das mulheres na Índia e a luta pela liberdade em uma sociedade patriarcal, entre outros assuntos que, de uma forma ou de outra, dizem respeito a todos nós.

Através de belas palavras e imagens, ela apresenta a sua história e dissemina um pouco da esperança que parece acompanhar sua arte.

***

Livros 2022 Eu falo4) Eu falo como um rio

Autor: Jordan Scott
Ilustrador: Sydney Smith
Tradutora: Julia Bussius
Selo: Pequena Zahar
Idade recomendada: a partir de 6 anos

Como você se sentiria se as palavras ficassem presas no fundo da sua boca sempre que tentasse falar? E se elas nunca saíssem do jeito que você espera? Um retrato sensível do isolamento e do estigma sentido por uma criança com dificuldades de fala.

Em seu primeiro livro ilustrado, o premiado autor canadense Jordan Scott descreve em linguagem habilmente poética a história de um menino com dificuldades na fala, que encontra em seu pai o alicerce capaz de reconectá-lo com o mundo a seu redor e ajudá-lo a encontrar sua voz.

Baseado na experiência pessoal do autor e magistralmente ilustrado por Sydney Smith, Eu falo como um rio é um livro para quem se sente perdido, solitário ou incapaz de se adaptar.

Livros 2022 Eu falo como um rio interna

***

Livros 2022 Três5) Três

Autor/ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Selo: Brinque-Book
Idade recomendada: a partir de 3 anos

O cachorro Três é um grande explorador! Anda pela cidade com as suas três patas, sempre muito contente, fazendo amigos e aprendendo coisas novas. Ele descobriu, por exemplo, que as pequenas seis-patas, as formigas, têm casas subterrâneas e que a oito-patas, uma aranha, construiu sua casa lá no alto para se proteger do trânsito da cidade.

Um dia, de farejada em farejada, ele foi parar no campo, onde conheceu outros animais com diferentes números de patas e, também, uma duas-pernas, a Flávia.

Desvendando toda a riqueza que há nas diferenças, Três, do premiado autor Stephen Michael King, nos mostra a leveza e alegria de perceber que podemos ser felizes do jeito que somos!

***

Livros 2022 Rã e sapo capa6) Rã e sapo são amigos

Autor/ilustrador: Arnold Lobel
Tradutor: Guilherme Semionato
Selo: Companhia das Letrinhas
Idade recomendada: a partir de 5 anos

Neste clássico norte-americano, até então inédito no Brasil, os leitores iniciantes vão acompanhar as divertidas aventuras dos melhores amigos Rã e Sapo, dois anfíbios sempre dispostos a ajudar e cuidar um do outro.

Rã e Sapo são melhores amigos e adoram se divertir. Afinal, nada como um bom banho de rio em um dia de calor ou uma caminhada pelo bosque das redondezas para aproveitar a primavera. Mas, como bons amigos, eles também estão juntos nos momentos difíceis, como quando se sentem solitários, quando estão doentes ou quando precisam procurar um botão de casaco perdido pela mata.

Este livro contém cinco histórias dessa dupla carismática, nas quais os leitores são convidados a explorar o mundo através do olhar deles, cheio de curiosidade e ternura. Ao final, um capítulo bônus conta os bastidores de criação dessa obra e a importância de Arnold Lobel, um dos maiores nomes da literatura infantil ilustrada. Uma leitura perfeita para aqueles que estão começando a ler sozinhos!

Livros 2022 Rã e sapo interna

***

Livros 2022 Os livros de Maliq7) Os livros de Maliq

Autora: Paola Predicatori
Ilustradora: Anna Forlati
Tradutora: Isabella Marcatti
Selo: Pequena Zahar
Idade recomendada: a partir de 10 anos

“Chamava-se Maliq e era o último de vinte entre irmãs e irmãos.” Assim começa a história de Maliq, um menino que gosta de correr e brincar como as outras crianças. Mas Maliq fica órfão e o único refúgio que encontra são os velhos livros descobertos no sótão de casa.

Os livros, então, se tornam o mundo para Maliq – mãe, pai, amigos, casa e até mesmo cama. É graças ao poder da leitura que o menino sonha, sobrevive à solidão e, por fim, amadurece para trilhar seu próprio caminho.

Um tributo poético aos livros e às pessoas que neles encontram um abrigo; uma linda fábula ilustrada sobre a importância dos livros e dos muitos mundos que eles abrem dentro de cada um de nós.

Livros 2022 Os livros de Maliq dentro

***

Livros 2022 O lugar do meu amigo8) O lugar do meu amigo

Autora: Marcia Cristina Silva
Ilustradora: Catarina
Selo: Escarlate
Idade recomendada: a partir de 8 anos

Como é bom ter um amigo para inventar brincadeiras, conversar ou mesmo ficar em silêncio olhando o mar! Os dois amigos dessa história se encontravam na praia todos os dias – um, vinha correndo de bicicleta, o outro vinha sem pressa, apoiando-se numa bengala.

Lá, entre o vai e vem das ondas, viagens para terras distantes, carrinhos e picolés, o tempo foi passando. Foi passando, trazendo muitas perguntas, descobertas e sonhos.

Na prosa poética da autora Marcia Cristina Silva, imagens textuais belíssimas contam a história de duas pessoas um tanto diferentes, de uma família e seus desacertos, de lembranças e aprendizados, de sonhos e vida. Catarina Bessell põe as cores do mar nas ilustrações e, com seus traços e colagens, traduz o frescor e a vivacidade das personagens com grande sensibilidade.

Livros 2022 O lugar do meu amigo dentro

***

Livros 2022 De flor em flor9) De flor em flor

Autor: JonArno Lawson
Ilustrador: Sydney Smith
Selo: Companhia das Letrinhas

Neste livro-imagem, uma menina colhe flores ao longo do seu caminho e as distribui às pessoas com quem encontra, oferecendo ao mundo novas cores e tons.

Muitas vezes, os gestos (e as imagens!) falam mais que as palavras. Neste livro, os desenhos contam a história de uma menina que colhe flores no asfalto e depois transforma cada uma delas em um presente especial – nos lembrando de que a vida é feita de pequenos gestos, pequenas coisas e grandes pessoas.

Livros 2022 De flor em flor dentro

***

10) Meu pai, o grande pirata

Autor: Davide Calì
Ilustrador: Maurizio Quarello
Tradutora: Celina Portocarrero
Selo: Pequena Zahar

Narrada do ponto de vista de um menino italiano, Meu pai, o grande pirata é uma história tocante que fala sobre trabalho, esperança e solidariedade.

O pai, emigrante, trabalha na Bélgica como mineiro e volta para casa uma vez por ano, contando histórias sobre sua tripulação, tesouros e aventuras. Para o filho, ele é um grande pirata. Após um grave acidente na mina, o garoto  vai visitar o pai no hospital e fica decepcionado ao entender a verdade: o pai mentiu o tempo todo, o grande pirata nunca existiu.

Alguns anos depois, o pai recebe uma carta: a mina vai fechar e os antigos companheiros vão até lá se despedir. Nessa noite, ele conta ao filho que sempre havia sonhado ser marinheiro, conhecer o mundo, mas só encontrara trabalho na mina.

Quando o pai reencontra os velhos amigos, o menino reconhece cada um dos piratas da tripulação nas histórias contadas pelo pai. Olhando aqueles homens maduros se abraçando, emocionados, o menino enxerga os piratas mal encarados da sua imaginação, lamentando a perda do seu navio e compreende que o pai, o grande pirata – o grande herói -, nunca havia desaparecido.

***

11) Só mais cinco minutos

Autora/ilustradora: Marta Altés
Tradutora: Gilda de Aquino
Selo: Brinque-Book
Idade recomendada: a partir de 2 anos

Os pais sempre dizem: “nós não temos tempo!”, “estamos atrasados”, “precisamos correr!”.

Mas será que isso é verdade? Porque as crianças sempre têm tempo! Tempo de pular na poça de água, tempo de fazer aquela pergunta desconcertante, tempo de reparar nas borboletas, folhas, gravetos, formigas, céu, sol, lua. Tempo de brincar e de fazer novos amigos.

Por que o tempo dos adultos é diferente do tempo das crianças?

Neste livro divertido, a premiada autora e ilustradora espanhola Marta Altés, de obras como Não! e A macaquinha, nos convida a conhecer a rotina de um pai sempre sem tempo e de seus dois filhos, que encontram um tempinho para tudo. O que o olhar das crianças pode nos ensinar?

Dia dos pais criar memórias

***

12) Seu Banco

Autora: Meghan, Duquesa de Sussex
Ilustrador: Christian Robinson
Tradutor: Nina Rizzi
Selo: Companhia das Letrinhas

 

Este é o seu banco.
Vida nova vai começar
para você e nosso dengo
e toda família brincar.

Esse é o começo do poema que Meghan, a duquesa de Sussex, escreveu para o príncipe Harry após o nascimento de Archie, o primeiro filho do casal.

Nesse banco, pai e filho vão se encontrar muitas vezes ao longo da vida: nas horas de alegria e celebração, mas também nas de consolo e acolhida.

Cabe aos leitores acompanhar todos esses momentos por meio do olhar da mãe, que observa com doçura essa relação repleta de força e amor.

Com uma mensagem universal, esta história comovente sobre a relação entre pais e filhos é o primeiro livro infantil da duquesa de Sussex, Meghan.

***

13) O lenço branco

Autor: Viorel Boldis
Ilustradora: Antonella Tofollo
Tradutora: Eliana Aguiar
Selo: Pequena Zahar

Uma história comovente retratada com a intensidade e a força das xilogravuras em preto e branco e um belo texto poético.

Permeado por memórias da infância do narrador e de sua vida rural deixada para trás, O lenço branco expõe a angústia e a alegria do retorno às raízes.

Um emocionante relato, do ponto de vista daqueles que emigram deixando para trás história, cultura e afetos.

***

14) Tem lugar pra gente?

Autores: Jol e Kate Temple
Ilustradora: Terri Rose Baynton
Tradutora: Gilda de Aquino
Selo: Brinque-Book
Idade recomendada: a partir de 3 anos

Uma pequena família de leões-marinhos precisa deixar o lugar onde vive e ir em busca de outro abrigo. O que já não seria muito fácil fica ainda mais difícil com a recepção que vão encontrando no caminho: ninguém parece disposto a compartilhar seu espaço com mãe e filho à procura de um novo lar.

A grande surpresa vem no final do livro com um convite especial para que o leitor releia a história, dessa vez de trás para frente. Quando isso acontece, tudo muda e uma nova realidade se mostra possível.

Além de tematizar, de forma leve e com ilustrações delicadas, a questão do refúgio, esta obra também dialoga com a materialidade do livro e com o protagonismo do leitor, que precisa manipular o objeto para ler a história de um outro ponto de vista.

refugiados, refúgio, livros

***

15) Todas as pessoas contam

Autora/ilustradora: Kristin Roskifte
Tradutora: Kristin Lie Garrubo
Selo: Companhia das Letrinhas
Idade recomendada: a partir de 7 anos

Uma pessoa deitada, olhando para as estrelas, duas pessoas conversando em uma floresta, três pessoas em um pódio, quatro pessoas tocando em uma banda… Neste livro, a cada página virada o leitor vai conhecer mais e mais pessoas: 100, 1000… até 7,5 bilhões!

Mas esta não é uma história apenas sobre números. É também sobre todas essas pessoas, e sobre as suas diferenças e semelhanças.

Depois de observá-las nos mais diversos cenários da mesma cidade, o leitor vai perceber como cada uma tem seus hábitos, interesses, tristezas, segredos… E como suas vidas se misturam – e se somam. Afinal, o que seria das pessoas umas sem as outras? Todas as pessoas contam – e você também!

***

16) Poderia

Autora: Joana Raspall
Ilustrador: Ignasi Blanch
Tradutor: Alexandre Boide
Selo: Brinque-Book
Idade recomendada: a partir de 3 anos

“Você teria sido criado de outra maneira, talvez melhor, talvez pior. (…) Você poderia ler contos e poemas, ou não ter livros nem conhecer as letras”. Como seria sentir o que o outro sente? Como seria viver o que outro vive?

Numa sequência de versos intensos e singelos, a obra nos transporta para mundos distantes e para outros muito próximos, nos faz pensar sobre nós mesmos e a nossa relação com o outro.

A cada virada de página, as palavras ganham força, e as cores vivas das ilustrações irradiam empatia e afeto. Dos pequenos aos mais velhos, com extrema leveza, o livro sensibiliza e encanta.

***

17) O piloto e o Pequeno Príncipe

Autor/ilustrador: Peter Sís
Tradutor: Érico Assis
Selo: Companhia das Letrinhas

Peter Sís, vencedor do maior prêmio de literatura infantil, o Hans Christian Andersen, conta neste livro a história do autor de O Pequeno Príncipe, que foi também piloto de profissão e um grande aventureiro.

Antoine de Saint-Exupéry nasceu na França, em 1900, justamente na época em que foram inventados os aviões, e foi uma das primeiras pessoas no mundo a entregar correspondências via aérea.

Nesta biografia escrita e ilustrada por Peter Sís, os leitores vão descobrir como Antoine ajudou a criar novas rotas para lugares distantes, os acidentes que sofreu e as suas reflexões enquanto estava nos céus – que depois o inspiraram a escrever sobre suas experiências -, além de muitas outras histórias dessa figura tão apaixonante.

***

18) De repente

Autor/ilustrador: Chris Naylor-Ballesteros
Tradutora: Gilda de Aquino
Selo: Brinque-Book
Idade recomendada: a partir de 2 anos

O besouro tinha uma amiga. Ela chegou, de repente, e se instalou com ele no alto do rochedo. Lá, todos os dias, eles faziam um piquenique e, ao entardecer, observavam a lua.

A amiga, porém, sumiu – de repente. O besouro procurou, procurou, procurou até que, do alto do rochedo, de repente, pensou ter avistado a amiga do outro lado da floresta. Partiu, então, em uma jornada arriscada para encontrá-la. Mas será que é mesmo ela?

Usando com maestria apenas o preto e o vermelho nas ilustrações, essa delicada fábula combina duas narrativas, a textual e a visual, para contar uma história de amizade cheia de nuances e camadas de leituras.

***

19) Ah, os lugares aonde você irá!

Autor/ilustrador: Dr. Seuss
Tradutora: Bruna Beber
Selo: Companhia das Letrinhas

Neste clássico da literatura infantil mundial, Dr. Seuss narra com sensibilidade e otimismo os altos e baixos que enfrentamos ao crescer, amadurecer e fazer escolhas.

O protagonista desta história iniciou sua jornada pelo mundo e sabe que vai passar por muitos lugares diferentes em seu caminho. Ele tem autonomia para escolher sua caminhada, mas pode se deparar com algumas adversidades, parar em Apuros ou ter que sair da Pior.

Mas ele também vai conhecer destinos bons e vivenciar momentos inesquecíveis. Afinal, o que importa é que a jornada será por Lugares Incríveis.

Com as rimas e os cenários surreais típicos da obra de Dr. Seuss, os leitores são incentivados a encontrar o sucesso e a completude dentro de si próprios e a encarar a vida com otimismo e diversão.

***

20) O gigante mais elegante da cidade

Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Selo: Brinque-Book
Idade recomendada: a partir de 3 anos

Em uma terra mágica habitada por seres miúdos e diversos, como pessoas, elfos e animais, há um gigante adorável e desalinhado chamado Jorge.

Um dia, ele decide que é hora de repaginar o visual. Encontra uma nova loja no caminho e troca as roupas velhas e gastas por uma camisa, um par de calças, cinto, gravata, meias e sapatos pretos brilhantes. Tudo muito elegante.

No entanto, quando se depara com uma série de animais que precisam de ajuda, ele imediatamente começa a distribuir suas roupas: a gravata aquece o pescoço da girafa, a camisa se torna uma vela de barco e um de seus sapatos novos, uma casa de rato.

Mas… e o gigante elegante, como fica nessa história?

***

21) O que é a liberdade?

Autora/ilustradora: Renata Bueno
Selo: Companhia das Letrinhas

Algumas palavras têm significados tão poderosos que mal conseguimos defini-las. Quem saberia dizer, bem rápido, o que é saudade? E alegria? É assim também com liberdade, uma palavrinha mágica que carrega surpresas e mais surpresas para todos aqueles que, como o passarinho deste livro, estiverem dispostos a desvendá-la.

Para muitos, o passarinho é um símbolo da liberdade. Mas será que ele se sente livre mesmo? E, afinal, o que é a liberdade? Foi pensando nesse conceito tão difícil de compreender que Renata Bueno escreveu este livro recheado de diálogos curiosos entre um passarinho e personagens como um lápis, um camaleão, um espelho, um mágico…

As respostas poéticas de cada um deles sobre o que é a tal da liberdade vão fazer tanto o passarinho quanto os leitores perceberem que essa sensação pode ser diferente para cada um de nós – e nem por isso menos autêntica.

***

22) A cidade que derrotou a guerra

Autor: Antonis Papatheodoulou
Ilustradora: Myrto Delivoria
Tradutor: Eduardo Brandão
Selo: Companhia das Letrinhas

Apesar de não parecer nada extraordinária à primeira vista, esta é uma cidade diferente. Suas ruas traçam as próprias rotas, criam atalhos para ambulâncias e ampliam as calçadas para deixar excursões de estudantes passar.

Suas árvores contam histórias a quem chega pertinho; sua agência de correios muda a mensagem da carta enviada e revela exatamente aquilo que o remetente queria dizer mas tinha vergonha. Isso para não falar de seus museus, que guardam quadros que mudam de acordo com o espectador e se tornam o espelho da alma e dos sonhos das pessoas.

Além disso, certa vez essa cidade realizou o feito de dar uma bela lição num general que apareceu por lá cheio de más intenções. Neste tour pela cidade que derrotou a guerra, as crianças passarão suas principais atrações, descobrirão o que aconteceu no fatídico dia em que o senhor Armando Aguerra atrapalhou a paz de todos os habitantes e conhecerão as lindas ilustrações da grega Myrto Delivoria, que só trazem mais poesia a esta narrativa poderosa e original.

***

E você? Que livros colocaria nesta lista? E quais destes 22 títulos já conhecia?

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP