Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Socorro, melhor amiga de Gildo, estreia aventura solo para jovens leitores

06/08/2020

Socorro tem um sorriso encantador, voz de trovão, 4 centímetros de altura e um ótimo coração. Que, neste caso, fica na barriga, considerando que nossa personagem é nada mais nada menos que uma barata!

Socorro em: uma vida nada fácil é  a estreia de Silvana Rando, criadora do elefante Gildo, como autora e ilustradora de ficção para jovens leitores.

Já conhece esse charme de barata? Imagem: Socorro em: uma vida nada fácil, de Silvana Rando

Para quem ainda não tinha o prazer de conhecer a baratinha, aqui vai uma rápida apresentação: Socorro surgiu no livro Gildo, de 2010, que apresentou o elefante mais corajoso da literatura infantil aos leitores.

Lá, a simpática barata aparece em todas as páginas, como uma brincadeira, já reparou?

Numa conversa recente aqui no Blog da Brinque, Silvana contou que a Socorro surgiu por acaso.

Silvana havia terminado Gildo. Com ele ali, finalizado, foi almoçar.  No caminho, cruzou com uma barata.

A autora adora bichos de todos os tipos, mas conhece muita gente com medo de baratas. Como o livro do elefantinho falava dos medos das crianças, resolveu homenagear ali os medos dos adultos também.

Voltou do almoço e tratou de colocar a Socorro em cada uma das páginas da obra recém-terminada.

Uma aventura solo para maiores

Desde então, Socorro acompanha o Gildo em todas as suas aventuras — incluindo a mais recente delas, O incrível livro do Gildo.

Mas agora, Silvana resolveu contar como era a vida da barata antes de ela conhecer o elefante.

Na história, Socorro mora no luxuoso hotel Chicz, onde a mãe trabalha como camareira.

Um dos desafios que a barata enfrenta ao longo da história é aprender a voar, tema que pode criar identificação com o jovem leitor. Imagem: Socorro em: uma vida nada fácil, de Silvana Rando

Junto com outros filhos de funcionários, Socorro é vigiada de perto pelo gerente do hotel, o sinistro Monsieur Pierre Lechatê, que faz de tudo para confinar as crianças na “ala cinza” do prédio.

Botar pra pensar de um jeito divertido

Para se divertir e expressar seus talentos, a turma começa a tocar e se descobre talentosa.

O som da banda? Um punk rock, esse gêneros musical contestador, nascido nos anos 70 na Inglaterra, que questionava a hierarquia, a desigualdade e o poder — inclusive o da rainha.

Não à toa, na história de Silvana, a principal cliente do Chicz é a abelha rainha Belhabeth 😉

 

A banda Antenas Punks: música para refletir e animar. Imagem: Socorro em: uma vida nada fácil, de Silvana Rando

“Quis trazer essa discussão das desigualdades, tanto pela banda quanto pela situação da mãe da Socorro no hotel. Levar esse questionamento. Botar para pensar de uma maneira divertida, leve, ninguém ali é amargurado. Mas tem consciência do que vivem e querem mostrar”, contou a ilustradora.

Na escola

A obra alinha-se aos conteúdos propostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente aqueles dos anos iniciais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

O livro conta com o Material de Apoio ao Professor, elaborado por Roberta Amendola e que pode ser baixado gratuitamente em nosso site. Esta proposta de trabalho com a obra sugere a adoção dela para os segundos, terceiros e quartos anos do Fund I.

Material de Apoio ao Professor gratuito: baixe aqui o PDF

Pensando em competências emocionais, a obra aborda também temas que favorecem o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento da autoestima e a reflexão sobre a superação de medos e dificuldades.

Pode ser trabalhado em Língua Portuguesa, claro, mas também em outras disciplinas, como Arte, Ciências, História e Geografia.

Se você é educador de alguma dessas matérias, o Material de Apoio traz sugestões de como abordar o livro antes, durante e depois da leitura.

No Portal do Educador você pode ler o livro na íntegra. Também tem desconto de 30% nas compras! Basta fazer um cadastro.

 

 

///

Socorro em: uma vida nada fácil

Autora / Ilustradora: Silvana Rando
Temas: Humor / Amizade / Relacionamento Familiar / Cotidiano / Música / Aventura
Faixa Etária: A partir de 8 anos
R$ 39,90
Educador tem 30% de desconto. Cadastre-se!

///

E você? Conte para a gente como tem sido a leitura com sua turma!

 

 

 

 

 

 

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP