BLOG
“Olhe pela janela” brinca com a expectativa do leitor a cada virada de página
25/02/2022
Você sabia que o humor é uma das linguagens narrativas mais sofisticadas? E, não raro, o que nos arranca risos em uma história é o momento em que ela subverte completamente nossa expectativa, não é mesmo? O mesmo vale para o livro ilustrado que vamos apresentar para você hoje: no lançamento Olhe pela janela, a premiada ilustradora russa Katerina Gorelik constrói uma expectativa para logo mudar a perspectiva e surpreender o leitor, jogando com texto e imagem.
Ao espiar pelas janelas de diversas casas ricamente desenhadas pela artista russa, o leitor é levado pelo texto e pela ilustração a imaginar uma cena, uma história, um desfecho.
Mas, ao virar a página – e, metaforicamente, abrir a porta, adentrar a casa –, o contexto entra em cena, tanto nas imagens quanto no texto, mudando completamente o sentido até então insinuado pelo detalhe que a janela permitia entrever.
A simpática senhorinha vira, então, uma bruxa! 😉
A brincadeira começa logo na capa, onde vemos, por uma janela, um lobo que parece prestes a devorar a chapeuzinho. Ao abrirmos o livro, no entanto, a guarda revela que o bicho está, na verdade, lendo o livro da famosa menina de capuz vermelho.
Na parede de sua sala aconchegante, iluminada por um abajur e aquecida por uma pequena lareira, o lobo guarda fotos de uma simpática senhora (seria a vovozinha?) e de três porquinhos (seriam os famosos Três Porquinhos?).
Olhe pela janela: intertextualidade e contos de fadas
Essa intertextualidade, com referências aos contos de fadas, às histórias clássicas da infância e aos personagens que permeiam nosso imaginário, como dragões, bruxas ou cavaleiros, acompanha o leitor e brinca com ele por toda a obra.
Da mesma forma, alguns simpáticos ratinhos, que estão em quase todas as páginas, guiam o leitor nesse universo em que uma virada de página muda completamente a perspectiva.
Há referências divertidas não apenas aos clássicos, mas também a ícones cult do universo adulto, como o filme francês Le chat noir, de Tristan Convert, cujo cartaz aparece em uma das últimas cenas.
Crianças pequenas vão adorar olhar pelas janelas
O jogo de perspectivas e de expectativa-subversão-surpresa é o que conduz as pequenas histórias, não conectadas entre si, que vão sendo reveladas ao longo deste livro interativo, que explora o conceito de livro objeto de uma forma divertida e surpreendente.
Assim, o leitor é convidado a participar, a brincar com a autora, os textos e imagens, a interagir. É ele, afinal, que vai descobrindo as “pegadinhas” que Katerina Gorelik esconde atrás das janelas e portas.
Além disso, o livro tem um ritmo e uma certa repetição, uma vez que a estrutura narrativa é sempre a mesma. Está aí outra característica que fascina os pequenos leitores.
Explorar o lugar do “segredo”, mesmo que na fantasia do livro ilustrado, também apaixona crianças pequenas.
Ilustrações escolhidas para a Feira do Livro de Bolonha
As ilustrações, por vezes minuciosas para compor/recompor a cena, também exploram os contrastes de cores, trabalhando bem os traços detalhados, irreverentes e expressivos em que predominam o vermelho, o verde e suas variações.
Não à toa, as ilustrações da obra foram selecionadas para integrar a Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2021.
—
Saiba mais sobre a autora
Katerina Gorelik nasceu em 1980, na Rússia. Formou-se em direito e trabalhou durante muitos anos como advogada até decidir seguir sua outra paixão de infância (além dos animais) e dedicar-se às ilustrações. Em 2011, graduou-se em arte na British Higher School of Art & Design, no Reino Unido. Escreve e ilustra livros voltados para o público infantil desde 2015. Suas obras já foram publicadas em diversos países como França, Itália, Portugal, Coreia e China.
—
Outros livros que brincam com a expectativa e a perspectiva do leitor
Esse “combo” expectativa-perspectiva é uma combinação literária poderosa, que pode trazer muito humor — como neste caso –, pode nos fazer pensar (aqui, o riso vai ser de nervoso, rs!), pode mostrar outras formas de ver uma situação ou a imensa riqueza dos detalhes.
Trouxemos uma pequena seleção de obras que brincam com esse “combo” e podem nos levar a explorar a imaginação, o jogo e a surpresa com os pequenos leitores.
1) Espelho
Autora: Suzy Lee
Ilustradora: Suzy Lee
Idade recomendada: a partir de 4 anos
Selo: Companhia das Letrinhas
Ao se deparar com seu reflexo no espelho pela primeira vez, uma menina começa uma grande brincadeira consigo mesma. Entre caretas, piruetas e risadas, a explosão de cor e formas no meio da página vai crescendo conforme ela e o leitor mergulham cada vez mais nessa dança da imaginação. Logo, a menina e seu reflexo se tornam um só – até mesmo para o leitor. Afinal, o que é a realidade e o que é a imagem mostrada pelo espelho?
>>Olha que bacana!
Suzy Lee é das finalistas do Prêmio Hans Christian Andersen, um dos mais importantes do mundo, considerado uma espécie de Nobel da literatura infanto-juvenil.
***
2) Caos!
Autora: Lilli L’Arronge
Ilustradora: Lilli L’Arronge
Tradutora: Hedi Gnädinger
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Quando o pequeno Bruno come uma banana e depois joga a casca no chão, sua irmã mais velha, horrorizada, imagina junto com ele o caos que aquilo pode causar. Uma pessoa escorregando, porcos escapando, bolos voando, prédio pegando fogo, tudo levando à bagunça total. A confusão inicial, que parecia ser engraçada, vai se acumulando a cada página virada.
***
3) De repente
Autor e ilustrador: Chris Naylor-Ballesteros
Tradutora: Gilda de Aquino
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)
O besouro tinha uma amiga. Ela chegou, de repente, e se instalou com ele no alto do rochedo. Lá, todos os dias, eles faziam um piquenique e, ao entardecer, observavam a lua. A amiga, porém, sumiu – de repente. O besouro procurou, procurou, procurou até que, do alto do rochedo, de repente, pensou ter avistado a amiga do outro lado da floresta. Partiu, então, em uma jornada arriscada para encontrá-la. Mas será que é mesmo ela?
Usando com maestria apenas o preto e o vermelho nas ilustrações, essa delicada fábula combina duas narrativas, a textual e a visual, para contar uma história de amizade cheia de nuances e camadas de leituras.
***
E você? Que livros incluiria nesta lista?
Categorias
Tags
Acompanhe nossas publicações
Categories
Kids Achievements
Visual Guidance
Kids Voices
Hit on Tags
Categories
Kids Achievements
Visual Guidance
Kids Voices
Hit on Tags
Livros Relacionados
Sem comentários no momento
Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
-
brinquebook@brinquebook.com.br
-
(11) 3032-6436
-
(11) 96409-1555 ( das 9h às 17h )
-
facebook.com/brinquebook