Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livro interativo para jovens leitores? Suspense de Jack Heath estreia no Brasil

02/03/2020

A história começa assim: dois amigos ganham um bilhete para a viagem inaugural de um moderno trem-bala. Vão rumo a um altíssimo monte, num trem que atinge velocidades impressionantes.

Apesar da adrenalina, tudo parece tranquilo até que…

O cinto de segurança de um dos passageiros se solta, e o leitor precisa decidir se ajuda o desconhecido a não ser arremessado para fora do trem ou se prioriza sua própria segurança.

A depender do que escolha, como num jogo, o leitor será direcionando para um página específica, um capítulo específico, que modificará o fim e o percurso de leitura do livro.

Assim, o livro O desastre do trem bala, do australiano Jack Heath, 30 livros no currículo e só 34 anos, tem uma narrativa que vai se desenvolvendo a partir das escolhas do jovem leitor.

A cada capítulo, são 30 minutos para decidir entre duas alternativas, que vão levar a consequências extremas — como até a morte da personagem que o leitor escolhe representar.

Interação e reação

“Na transição da infância para adolescência, os jovens começam a se afastar da leitura, que passa a ser encarada muitas vezes como apenas uma obrigação escolar e não como uma atividade prazerosa”, explica a coordenadora editorial da Brinque-Book, Elisa Zanetti.

Pais e professores que o digam, não é mesmo?

Black Mirror

“A proposta diferente do livro, que dá oportunidade ao leitor de construir a narrativa juntamente com o autor e de participar da história como um personagem, abre caminho para uma maior identificação e aproximação dessa geração – acostumada com videogames, interações virtuais, realities shows etc. – com uma literatura que, mesmo dispondo apenas de papel e tinta, consegue transportar seus leitores mais facilmente para qualquer tempo e cenário, graças a essa abordagem”, avalia Zanetti.

Toda essa interatividade aparece em outras obras da cultura pop voltadas para um público mais jovem, que nasceu e cresceu sob o impacto pela tecnologia.

Em 2018, a série de ficção tecnológica Black Mirror, produção do Netflix, colocou no ar um episódio interativo — o Bandersnatch –, que tinha uma lógica parecida com a dos games de RPG. A mesma do livro de Heath.

Ação e reação

É também na pré-adolescência quando os jovens estão começando a perceber o impacto de suas ações no mundo, observando suas escolhas e refletindo sobre as consequências delas.

Não à toa, escolhas são o pano de fundo desse thriller, como nos lembra a especialista Clara de Cápua, que escreveu o seguinte no material de apoio ao professor, elaborado exclusivamente pela Escarlate para o livro:

“Quais são as consequências das suas decisões? Quais caminhos você está abrindo ou fechando quando faz uma escolha? Por mais que às vezes não pareça, o momento presente car- rega em si a infinidade do porvir, em suas múltiplas variáveis. Essa reflexão é o pano de fundo de uma eletrizante aventura, O desastre do trem-bala, de Jack Heath”.

Em sala de aula

O material de apoio assinado por Clara, aliás, está disponível em PDF, gratuitamente, e pode ajudar você, educador/a, a abordar as diversas facetas do suspense interativo de Heath com seus alunos.

O projeto propõe diversas atividades e abordagens, em disciplinas como Geografia, Português e Arte, para antes, durante e depois da leitura. Tudo a partir do que define a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Jack Heath

O autor do livro é jovem: só 34 anos, como mencionamos uns parágrafos acima. Talvez por isso tenha tanta afinidade com o leitor e com esse gênero de thriller interativo de ficção.

Muitos de seus livros são premiados. Alguns deles, viraram filme. Heath é um autor surpreendente, que chega agora no Brasil.

A tradução da obra é do veterano — mas também jovem — Alexandre Boide, nome a assinar vários livros e séries de sucesso entre os jovens.

Pela Escarlate, por exemplo, ele traduziu o potente Eu sou uma noz e a série Os Bandeira-Pirata.

Ficou com vontade de ler? Fácil: por aqui, você acessa uma degustação do livro 🙂

///

E você? Do que mais gosta em livros de suspense?


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP