Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

“Girafas”, obra do premiado Jean-Claude, brinca com bichos, números e afetos

30/09/2019

Em resumo Novo livro de Jean-Claude conta a história de um pai que, aos olhos do filho, era o melhor desenhista de girafas do mundo! 1, 2, 3 Girafas e contando… Vamos fazer 10?

Girafas, novo livro do premiado e experiente escritor e ilustrador Jean-Claude, é encantador — e também “encOntador”: ele junta afeto, bichos e números numa narrativa delicada, amorosa, divertida, em que é possível brincar com a matemática.

 

Aqui, nesta obra, uma criança pede ao pai que lhe desenhe girafas.

“O papai é o melhor desenhista de girafas do mundo!”

 

Uma girafa, duas girafas, três girafas… Que tal mais uma e ficam quatro? E se você fizer mais uma e ficarem cinco? Ah, mais uma, mais uma. E mais uma ainda. Ah, não para, papai. Já temos oito e para dez só faltam duas!

(Mais tarde, lá atrás, no fim da obra, vamos descobrir, se formos curiosos o bastante para ler a mini biografia do autor, que esse ponto de partida guarda uma memória afetiva da infância de Jean-Claude).

  • Números nossos de cada dia

Assim, desse jeito divertido, grafando os números em numerais mesmo — ao contrário de por extenso –, a história vai passeando  pela aquisição da contagem, as primeiras somas e subtrações.

 

A matemática passeia pela narrativa, junto com as girafas, quase como personagem principal, protagonista do cansaço do pai e de várias confusões.

Para as crianças, é uma forma divertida, lúdica e afetuosa de aprender aquilo sobre o qual elas já tem uma curiosidade natural.

  • Meu pai é uma girafa?

Esse panorama vai se desenrolando ao mesmo tempo em que acompanhamos o afeto que une pai e filho/filha.

O pai-herói da narrativa é melhor desenhista de girafas do mundo! Então queremos mais girafas! Com seus pescoços compriiiiiiidos e perninhas não muito.

Dessa forma deliciosamente afetiva e reconhecível nas nossas relações com pais/mães e filhos/filhas, Jean-Claude cria essa narrativa com seus traços coloridos e irreverentes, fazendo rir e divertir pequenos e grandes leitores.

Quantas girafas será que esse pai vai desenhar?

///

O livro é um dos lançamentos da Festa Brinque-Book. Já anotou na agenda?

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP