Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

“Girafas”, obra do premiado Jean-Claude, brinca com bichos, números e afetos

30/09/2019

Em resumo Novo livro de Jean-Claude conta a história de um pai que, aos olhos do filho, era o melhor desenhista de girafas do mundo! 1, 2, 3 Girafas e contando… Vamos fazer 10?

Girafas, novo livro do premiado e experiente escritor e ilustrador Jean-Claude, é encantador — e também “encOntador”: ele junta afeto, bichos e números numa narrativa delicada, amorosa, divertida, em que é possível brincar com a matemática.

 

Aqui, nesta obra, uma criança pede ao pai que lhe desenhe girafas.

“O papai é o melhor desenhista de girafas do mundo!”

 

Uma girafa, duas girafas, três girafas… Que tal mais uma e ficam quatro? E se você fizer mais uma e ficarem cinco? Ah, mais uma, mais uma. E mais uma ainda. Ah, não para, papai. Já temos oito e para dez só faltam duas!

 

Números nossos de cada dia

Assim, desse jeito divertido, a história vai passeando pela aquisição da contagem, pelas primeiras somas e subtrações.

 

A matemática passeia pela narrativa, junto com as girafas, quase como personagem principal.

Para as crianças, é uma forma divertida, lúdica e afetuosa de aprender aquilo sobre o qual elas já tem uma curiosidade natural.

Meu pai é uma girafa?

Esse panorama vai se desenrolando ao mesmo tempo em que acompanhamos o afeto que une pai e filho/filha.

(Mais tarde, lá atrás, no fim da obra, vamos descobrir, se formos curiosos o bastante para ler a mini biografia do autor, que esse ponto de partida guarda uma memória afetiva da infância de Jean-Claude).

Dessa forma deliciosamente afetiva e reconhecível nas nossas relações com pais/mães e filhos/filhas, Jean-Claude cria essa narrativa com seus traços coloridos e irreverentes, fazendo rir e divertir pequenos e grandes leitores.

Quantas girafas será que esse pai vai desenhar?

Em sala de aula

Números, cores, afetos, girafas… São muitos os temas que podem ser explorados com as crianças nessa obra. Convocar o conhecimento prévio delas também pode ser um bom caminho para a pré e pós leitura.

O livro dispõe de material de apoio para o professor, que pode ser baixado aqui. 

Elaborado por Clara de Cápua, o material está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe atividades para antes, durante e depois da leitura.

Por exemplo: as crianças reconhecem uma girafa. Que tal convidá-las e enumerar as características e registrar esses animais em desenhos?

Durante uma segunda leitura da obra, com cada aluno acompanhando com seu livro, uma boa ideia é oferecer um tempo para que, a cada dupla de páginas, eles possam contar as girafas que aparecem na ilustração. Esse número bate com o que está sendo narrado?

 

///

Conte para a gente sua experiência com o livro! A caixa de comentários é toda sua! 🙂

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP