Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Teatro infantil em casa: Cia Le Plat du Jour libera peças que releem contos de fadas

03/04/2020

Se os clássicos continuam a fazer sentido e a revelar facetas e emoções humanas tanto tempo depois de terem sido criados, lá vamos nós contar e recontar essas histórias de novo e de novo e de novo.

Elas fazem parte do nosso imaginário e ainda falam tanto de nós, não é mesmo? Você já leu contos de fadas para os seus pequenos? 😉

E se o lobo fosse um leão? E se a chapeuzinho não fosse nada bobinha? Imagem de A chapeuzinho e o leão faminto, de Alex T. Smith

Uma das companhias de teatro para crianças mais importantes do Brasil, a Cia Le Plat du Jour, com 28 anos de estrada, já contou diversos clássicos, entre eles Cinderela, Rapunzel e Alice no País das Maravilhas.

E, agora, diante do isolamento social, liberou em seu canal do YouTube quatro dessas montagens, na íntegra para as crianças e famílias assistirem online.

Quer conhecer essas montagens super bacanas? Listamos todas abaixo. Você pode assistir clicando sobre o nome de cada uma ou dando play aqui mesmo, nos vídeos. Ah, vale a pena se inscrever no canal da Le Plat du Jour!

Mas, como amamos um livro, claro, lá no final do post também trazemos três versões imperdíveis de contos de fada para ler com os pequenos.

Bóra! 😉

Para ver com as crianças

Conheça e assista as peças da Cia Le Plat du Jour:

Cinderela Lá Lá Lá

Nesta adaptação do clássico, a versão escrita pelas diretoras da companhia,  Alexandra Golnik e Carla Candidato, atualiza a história de Perrault e dos irmãos Grimm. Cinderela é corajosa e quer ser estilista. Sua madrasta é fanática por shopping centers. As irmãs invejosas só pensam em ser atrizes de musicais. O antigalã Príncipe Emo é um tímido lutador de  esgrima que faz faculdade na GV; a Fada Madrinha é musa do entertainment e o pai de Cinderela, que está sempre ausente, é um comerciante rico e elegante.

O baile real é repleto de celebridades, como Yoko Ono, Olivia Newton-John, Ana Carolina, Shakira, Gal Costa, Maria Bethânia e até Mãe Menininha.

A peça recebeu três estrelas na avaliação da Vejinha.

///

Os três porquinhos

O clássico é contado através de dois “açougueiros”, Pipo e Pepe, que têm um açougue muito diferente: nele, há todo tipo de carne: carne de óculos, carne de bicicleta, carne de martelo, carne de banana, carne de abacate e até de fralda!

Um dia, lhes pedem carne de porco! Mas carne de pouco, oras bolas, eles não têm! É assim que começa a confusão. O lobo mau surge na história de um jeito bem irreverente! Divertida e musical, a peça tem na linguagem do palhaço seu fio condutor.

///

João e Maria

Em uma criativa montagem, a narrativa ganhou um cunho ecológico e a graça de duas simpáticas pássaras, Bicudinha e Bicudona, com um divertido sotaque, que encontram-se em apuros.

Por causa do desmatamento, as duas querem cair fora da floresta e se aventuram em um concurso de dança internacional. São elas que dão a deixa para a entrada em cena da história de João Maria e Maria João.

///

Rapunzel

A adaptação da Le Plat du Jour a partir do conto dos irmãos Grimm traz a história de Rapunzel de forma irreverente, no estilo que consagrou a companhia: a mescla entre humor nonsense, números de palhaço e acrobacias circenses. O cantor e compositor Toquinho criou temas musicais para três personagens do espetáculo – a Mãe, Rapunzel e o Príncipe.

///

Para ler com as crianças

E aqui, três dicas de livros imperdíveis que reveem os clássicos com humor e irreverência.

A chapeuzinho e o leão faminto

Autor / Ilustrador: Alex T. Smith
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor, animais, amizade, astúcia, criatividade, clássico revisitado, protagonismo feminino.
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 7 anos (leitura independente)

Certa manhã, tia Rosa acordou com o corpo cheio de pintas! Nesse caso, o que fazer? Ligar para a Chapeuzinho! Ao saber da situação, a menina se despediu do pai e correu para levar para a tia, em sua cesta, tudo o que ela precisava para se curar. Mas, no caminho, encontrou um leão faminto que bolou um plano para devorá-la. Ele chegou primeiro à casa da tia, escondeu-a no armário, disfarçou-se e ficou lá, esperando. Será que seu plano vai dar certo ou será que a Chapeuzinho vai pregar uma peça no leão? Nesse premiado reconto contemporâneo, uma menina cheia de vida mostra o valor do diálogo e da amizade.

///


O lobo voltou

Autor: Geoffroy de Pennart
Ilustrador: Geoffroy de Pennart
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Clássico revisitado / Jornal e cartaz / Animais / Superação / Medo / Amizade / Cooperação / Lobos
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Quem tem medo do Lobo Mau? Através de vários clássicos infantis com este personagem nada amigável, o autor nos conta, com muito humor, histórias de Lobo de arrepiar! Aliás, o Lobo voltou! Mas será que ele ainda mete medo?

Premiado pela revista Crescer um dos 30 melhores livros de 2012.

E aqui ainda tem uma entrevista com o autor Geoffroy de Pennart:

///

A última história antes de dormir

Autora: Nicola O’Byrne
Ilustradora: Nicola O’Byrne
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Incentivo à leitura / Cooperação / Humor / Clássico Revisitado / Imaginação / Criatividade
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Depois de um dia incrível, é preciso um desfecho à altura. A última história antes de dormir é a mais importante. Nesta aventura bem-humorada, o pequeno leitor acompanha personagens conhecidos disputando quem vai ser a última história do dia. Os Três Porquinhos, Cinderela, Chapeuzinho e o Lobo Mau ora interrompem as histórias uns dos outros ora organizam-se para viver, juntos, narrativas de aventura, amor, perigo e humor inventadas por eles mesmos. Tudo isso ganhando vida no traço delicado e nas cores vibrantes de Nicola O’Byrne, de Use a imaginação, obra em que a autora já brincava com personagens clássicos, subvertendo e reafirmando seus papéis no imaginário infantil.

Ganhador do selo Cátedra 10.

///

E você? Conte para a gente quais são as histórias clássicas que você adora! E volte para comentar sobre as peças da Cia Le Plat du Jour 😉

 

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP