Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Semana Mundial do Brincar 2021: 11 livros brincantes para se divertir com os pequenos

28/05/2021

Acabamos de comemorar  a Semana Mundial do Brincar 2021 (22 a 3o/5), organizada anualmente pela Aliança pela Infância para convidar a todos e todas a refletir e agir pelo direito das crianças ao livre brincar. Como foi a sua por aí?

Leitura e brincadeira combinam, especialmente nesta lista especial da Semana Mundial do Brincar. Imagem: O que tem atrás da porta?, de Nicola O’Byrne

No site da Aliança, há uma série de dicas de indicações de sites que propõem brincadeiras em casa com os pequenos. Vale dar uma boa visitada.

LEIA MAIS: SMB 2018: “Educar o corpo para ser criança”, de Daniel Munduruku

A newsletter MaterNews, para mães, também traz uma matéria interessante sobre o tema, com mais links que vale visitar.

Livros para brincar na Semana Mundial do Brincar 2021

Brincadeira e literatura combinam muito! Escrever é brincar com as palavras, e parte do interesse das crianças pelos livros também passa pelo prazer da descoberta, do jogo, de entender as regras e combinados que a obra propõe e subvertê-las.

Os bebês e as crianças pequenas gostam especialmente de literatura que peça a participação ativa do leitor. Por exemplo: rimas e repetições, livros interativos, com trava-línguas, com desafios.

Fizemos uma lista desse tipo de livros para brincar, com nada menos que 11 deles, abrindo com o lançamento da premiada Nicola O’Byrne, ilustradora de Abra com cuidado (que está nesta lista) e autora de A última história antes de dormir.

Vamos aproveitar a Semana Mundial do Brincar 2021 para se divertir e ler com os pequenos?

brincar; livros1) O que tem atrás da porta?

Autora e Ilustradora: Nicola O’Byrne
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Livro interativo / Amizade / Convivência social / Meio natural / Meio ambiente
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada / 6 anos (leitura independente)

O leitor abre o livro e logo se depara com uma página completamente em preto. O que terá acontecido? “Ei! Alguém pode me ouvir? Se você estiver aí, bata palmas para acender a luz!” Assim começa O que tem atrás da porta?, obra interativa e divertida da autora e ilustradora Nicola O’Byrne. Aqui, o leitor é chamado a interagir o tempo todo para ajudar um crocodilo a voltar para a casa. O crocodilo, no caso, é o Caco, aquele que já conhecemos do livro Abra com cuidado. A cada porta aberta, precisamos ajudar Caco a passar e ainda descobrir onde ele vai parar – e onde ele mora. Será que é no calor da praia? No frio da Antártica? No deserto? Será?

///

2) Abra com cuidado

Autor: Nick Bromley
Ilustradora: Nicola O’Byrne
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor / Medo / Leitor personagem / Interatividade / Metalinguagem / Clássico recontado
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada / 6 anos (leitura independente)

Algo estranho está acontecendo no conto O patinho feio. Um crocodilo furioso surge de repente e começa a se intrometer na narrativa. As palavras, as frases e as páginas estão em perigo! O patinho vai precisar de toda ajuda possível para salvar a sua história. E você, leitor, terá de entrar em ação! O divertido Abra com cuidado! – em que um clássico é revirado, rasgado, mastigado – desafia o leitor a desbravá-lo, incentivando-o a enfrentar seus próprios medos.

///

3) Vai embora, grande monstro verde!

Autor: Ed Emberley
Ilustrador: Ed Emberley
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Seres fantásticos / Imaginação / Cores / Formas / Medo
Faixa Etária: A partir de 2 anos
O que é que tem um nariz azul esverdeado, dentes brancos afiados e grandes olhos amarelos? É O Grande Monstro Verde! Mas, não fique assustado. Dê uma olhada neste livro cheio de recortes e veja ele se transformar diante dos seus olhos. Aí, quando estiver pronto para mostrar quem é que manda de verdade, simplesmente feche o livro e faça-o sumir.
///

4) Achou?

Autora e ilustradora: Aline Abreu
Selo: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: a partir de 0 anos
Neste livro, os leitores vão encontrar muitos tipos de bicho! Tem um tucano muito do sabichão, uma gata dorminhoca, um cachorro meio esquecido e até um pinguim que perde a hora.
Todos eles estão aguardando que os leitores os encontrem nessas páginas divertidamente ilustradas. E para ajudar os pequenos, basta fazer uma pergunta bem conhecida: achou?
///

5) Todas as pessoas contam

Autora e ilustradora: Kristin Roskifte
Tradutora: Kristin Lie Garrubo
Selo: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: a partir de 7 anos
Uma pessoa deitada, olhando para as estrelas, duas pessoas conversando em uma floresta, três pessoas em um pódio, quatro pessoas tocando em uma banda… Neste livro, a cada página virada o leitor vai conhecer mais e mais pessoas: 100, 1000… até 7,5 bilhões! Mas esta não é uma história apenas sobre números. É também sobre todas essas pessoas, e sobre as suas diferenças e semelhanças. Depois de observá-las nos mais diversos cenários da mesma cidade, o leitor vai perceber como cada uma tem seus hábitos, interesses, tristezas, segredos… E como suas vidas se misturam – e se somam. Afinal, o que seria das pessoas umas sem as outrass Todas as pessoas contam, e você também!
///

6) O disfarce dos animais

Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Adivinhação / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Livro interativo / Animais
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Brincar de esconde-esconde é muito divertido. Você sabia que muitos bichos têm que se esconder de verdade para sobreviver? Veja se você consegue descobrir todos os disfarces dos animais! Livro com abas que auxiliam na imaginação, prendem a atenção dos pequenos leitores e os divertem. Do premiado autor e ilustrador Fernando Vilela
///

7) Não!

Autora: Marta Altés
Ilustradora: Marta Altés
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Humor / Animais de estimação / Humanos / Relacionamento familiar / Obediência
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Não!: Um cachorrinho bagunceiro e trapalhão que adora a sua família. Ele sempre acha que está agradando… Será? Obra indicada ao prêmio The People’s Book Prize 2012, da Inglaterra. História engraçada sobre o relacionamento entre a família e seu bichinho de estimação.
///

8) Caos

Autora: Lilli L’Arronge
Ilustradora: Lilli L’Arronge
Tradutora: Hedi Gnädinger
Temas: Ética / Meio ambiente / Conto / Humanos / Responsabilidade / Sustentabilidade
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Quando o pequeno Bruno come uma banana e depois joga a casca no chão, sua irmã mais velha, horrorizada, imagina junto com ele o caos que aquilo pode causar. Uma pessoa escorregando, porcos escapando, bolos voando, prédio pegando fogo, tudo levando à bagunça total. A confusão inicial, que parecia ser engraçada, vai se acumulando a cada página virada.
///

9) Siga a seta

Autor: Isabel Minhós Martins
Ilustrador: Andrés Sandoval
Selo: Companhia das Letrinhas
Vivemos cercados de regras e rotinas por todos os lados. Estamos acostumados a seguir um mesmo caminho, a realizar certas atividades em determinados horários, a guiar nosso olhar para os mesmos lugares. As crianças, dotadas de um certo espírito libertário, vivem bagunçando essa ordem. Como é o caso do menino desta história, que, mordido pela curiosidade, um belo dia resolveu investigar o que havia no espaço entre as setas e depois decidiu mudá-las de lugar. Ele acabou conhecendo coisas incríveis – como um urso que toca piano – e também conseguiu mudar o percurso de umas tantas pessoas.
///

10) Clap

Autora e ilustradora: Madalena Matoso
Selo: Companhia das Letrinhas
Quando o leitor menos esperar, o Livro clap pode: – sair voando por aí, – bater na porta de alguma casa, – começar a levantar pesos e a fazer abdominais, – se transformar em um bumbo ou em uma sanfona – nunca se sabe! Então o melhor é agarrá-lo com as duas mãos e aproveitar: abrir e fechar suas páginas, inventar sons e palavras, criar novas histórias e tudo aquilo que a imaginação mandar.
///

11) Este é o lobo

Autor e ilustrador: Alexandre Rampazo
Selo: Pequena Zahar
Para saber onde foram parar os personagens deste livro e entender o verdadeiro sentido da história é preciso acompanhar atentamente cada aparição do lobo. A resposta, você descobre no final!
///
E você? Quais livros indica? Coloca aqui nos comentários!

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP