Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Carnaval? Nove livros para brincar, aprender, dançar e se inspirar nessa festa!

20/02/2020

Gosta de Carnaval? Vai para os blocos da sua cidade? Prefere “pular” em casa, descansando na rede com as crias?

Seja qual for sua forma de aproveitar a festa, temos sugestões! 🙂

Carmen Miranda, desenhada por Guilherme Karsten, em Era uma vez 20: livro reúne, entre outras personalidades, a “pequena notável” que eternizou “Pra você gostar de mim”

“Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim / Ai, meu bem, não faz assim comigo, não / Você tem, você tem que me dar seu coração”

Uma lista bem carnavalesca

Separamos aqui nada menos que nove livros bacanas, divertidos, que podem animar um momento de leitura. Tem também alguns bem “dançantes”, para inspirar as mais diferentes fantasias e passinhos para quem for da folia.

Se você é professor, destacamos ainda alguns projetos muito bacanas que você pode baixar para trabalhar essas obras em sala de aula, mesmo depois de passada a folia.

1) Leo e Albertina

Autora: Christine Davenier
Ilustradora: Christine Davenier
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Animais de estimação / Autoestima / Amor / Respeito às diferenças
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Leo é um porquinho apaixonado pela galinha Albertina. Leo não sabia como chamar a atenção de Albertina, pois ela nem notava sua presença. Então resolveu pedir conselhos a seus amigos. O livro aborda um tema muito importante: como às vezes deixamos de ser quem somos para tentar agradar os outros.

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Além de dançar para agradar Albertina, Leo conquista mesmo a galinha quando apenas se diverte do jeitinho que ele é. Qual é o seu jeito de se divertir no Carnaval? O colorido das ilustrações, cheias de ginga, combinam com o momento. Ah, o livro ganhou o selo Altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

///

2) Manu e Mila

Autor: André Neves
Ilustrador: André Neves
Temas: Amizade / Ponto de vista / Brincadeiras / Imaginação / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho)
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Mas afinal, que brincadeira é a felicidade? “Hoje é um dia perfeito para encontrar a alegria”, disse Mila ao Manu, que  logo contestou: “Mas onde encontrar a alegria?”.  Em suas pequenas grandes convicções, eles foram, ao ar livre, procurar o que podia estar ali sob seus olhos. No alto de uma árvore, debaixo de uma joaninha. Manu achava uma coisa, a garota Mila encontrava outra. O que não sabiam é que essa busca tinha muito em comum: o viver, na delicadeza do que o outro nos apresenta.

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Obra semifinalista do Prêmio Jabuti, também faz parte da lista dos 30 melhores livros do ano, da revista Crescer, em 2019.Quer mais? Ganhou o Altamente recomendável da FNLIJ (isso mesmo, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Além de tudo isso, trata de amizade, diversão, felicidade e, melhor, deixando claro que cada um tem um jeito de ser feliz: o importante é dançar junto pela vida 😉

Manu e Mila dançam juntinhos na delicada obra homônima, de André Neves (texto e ilustrações)

///

3) Cadê o juízo do menino?

Autor: Tino Freitas
Ilustradora: Mariana Massarani
Temas: Humor / Convivência social / Cotidiano / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Os parafusos apertam bem apertadinho o juízo no lugar e impedem a cabeça de fazer pequenas – e grandes – confusões. Mas, nesse dia, o menino acordou sem o seu e já foi fazendo trapalhadas. Penteou o cabelo com a escova de dentes, passou manteiga na maçã, foi para a escola de pijamas e assistiu à aula de cabeça para baixo, imagine só! Onde será que foi parar o parafuso?

O livro é todo rimado e cheio de repetições bem ao gosto dos pequenos leitores e ouvintes. As belas imagens de Mariana Massarani são um convite a mais uma diversão, que reserva uma boa surpresa depois que Tino Freitas escreve o (primeiro) “fim”. Quem será que vai achar o juízo do menino?

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Na lista dos 30 melhores livros do ano da Crescer em 2010, a obra tem as coloridas e divertidas ilustrações de Mariana Massarani, nada menos que duas vezes premiada com o Prêmio Jabuti. Todo cheio de rimas e ritmo, arranca boas risadas. E ritmo combina demais com Carnaval, não?

///

4) Duda adora pular

Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Onomatopeia / Humanos / Cotidiano / Imaginação / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Duda é uma garotinha serelepe, cheia de energia, que não para de pular. Ela pula o tempo todo, para todo lado, todo tipo de pulo. Duda pula, pula, pula… Pula até sentada, ou quando está com a babá. Pula com seus brinquedos e bichinhos de estimação. Pula em casa, na escola, no tanque de areia… Mas é quando chega a noite que Duda pula onde mais gosta de pular: na cama da mamãe e do papai.

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Já deu uma boa olhada nas cores do Stephen Michael King? E na imaginação da Duda? Bom, sem mencionar, claro, o que ela mais gosta de fazer: pular! Tudo isso combina demais com essa a folia! Que vem pro bloco da Duda?

Stephen Michael King pinta suas cores cheias de alegria e sensibilidade em Duda adora pular

///

5) Pio, o passarinho

Autor e ilustrador: Martin Baltscheit
Temas: Humor / Onomatopeias / Animais / Diversidade / Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

O passarinho tinha poucos dias de vida quando caiu do ninho. E, ao cair, deu um pio que intrigou os sapos… Croac! Croac! “Ele é muito grande para ser uma mosca e muito pequeno para ser uma cegonha!” Pio! Pio! “Que bichos são esses, enormes para serem minhocas e desafinados demais para serem mamães?”. Aventurando- se mata adentro, o passarinho conhece muitos animais e aprende a falar línguas as mais diversas – croac; pio; i-ó; miau; au-au. A história divertida de Pio, repleta de surpresas, reúne muitos animais, onomatopeias e sons. Explora com fino humor o tema da amizade e do diálogo entre as diferenças.

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: este lançamento passeia como nenhum outro pela diversidade, pelo diálogo, pela amizade, mostrando que os sentimentos podem ser uma língua universal. Cheio de onomatopeias — com toda sua musicalidade — nos mostra que, mesmo diferentes, podemos nos entender se soubermos ouvir e dançar juntos, metaforicamente, pela vida. Exatamente o que também pode fazer uma festa popular e tão brasileira e diversa como o Carnaval. Ah, claro, impossível não se inspirar nas cores do passarinho pra botar o bloquinho na rua numa fantasia bem original.

>>MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR: Clara de Cápua elaborou um rico material de apoio para você, professor, trabalhar essa obra com as crianças em sala. Já de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto conta um pouco sobre a obra e propõe atividades para antes, durante e depois da leitura. Combina diversas disciplinas, como Artes, Língua Portuguesa, Geografia e até corpo e movimento. Você pode baixar o material aqui!

///


6) Os Bandeira-Pirata e o ouro do monstro

Autor: Jonny Duddle
Ilustrador: Jonny Duddle
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Amizade / Piratas / Solidariedade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Matilda encontra uma garrafa com um convidativo e misterioso mapa do tesouro. Ela e a família Bandeira-Pirata empreendem uma viagem repleta de aventuras, astúcias e reviravoltas para encontrar o tesouro “que vai além de tudo o que você já viu”. A narrativa fluida e elegante combina muitos elementos tradicionais das aventuras de piratas com um humor peculiar, que dialoga muito bem com o jovem leitor. As ilustrações do artista são essenciais à narrativa, que reúne um bardo sinistro, Kraken, Davy Jones e até simpáticos macaquinhos. Mas afinal, será que os jovens aventureiros vão encontrar o tesouro?

Aventura, marujos! Prepare as fantasias e que rufem os tambores da animação. Ilustração de Jonny Duddle em Os bandeira-pirata e o ouro do monstro

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Quer melhor fantasia para a folia do que… piratas? Esse universo fascinante, tão bem representado por essa série de Jonny Duddle, rende muitas e muitas e muitas horas de diversão – dentro ou fora dos livros, no bloquinho, na rua! Quem não lembra da famosa marchinha?

Eu sou o pirata da perna de pau / do olho de vidro / da cara de mau!

///

7) O trem da amizade

Autor: Wolfgang Slawski
Ilustrador: Wolfgang Slawski
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Pluralidade cultural / Conto / Humanos / Convivência social / Solidão / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho) / Amizade
Faixa Etária: A partir de 5 anos

Desde pequenos, descobrimos que os amigos são um bem precioso. Muitas crianças logo encontram seus pares. Outras têm mais dificuldades em se relacionar e se sentem sós, sem amigos. Artur era um desses. Todos os dias esperava na estação de trem que alguém viesse visitá-lo, mas nunca vinha ninguém. Até o dia em que ele resolveu procurar seus amigos em outras estações.

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Delicado, o livro trata do tema das relações. Mas com tantas cores e alegria que chega a dar um quentinho — bem animador — no coração. Se fosse uma música, definitivamente seria um samba-enredo! Repare que as ilustrações complementam o sentido da história: nota 10 no quesito harmonia 😉

Alegria! Alegria! Ilustração de Wolfgang Slawski em O trem da amizade

>>MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR: Indicado para Educação Infantil e Fundamental I, este livro pode ser ponto de partida para trabalhar duas das metas do milênio: educação básica de qualidade para todos e igualdade entre sexos e valorização da mulher. O projeto, elaborado por Alba Regina Spinardi Bueno, propõe leitura pelo professor e também compartilhada pela turma. Baixe o material aqui.

///

8) A macaquinha

Autora / Ilustradora: Marta Altés
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Coragem, superação, bullying, natureza, animais, convivência social.
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 6 anos (leitura independente)

Na floresta, tudo parece grandioso demais para a macaquinha. Se tem algo que ela ouve por lá é: você é muito pequena para fazer isso. Mas quem disse que tamanho é documento? Um belo dia, ela decide se aventurar. E não é coisa pouca: a ideia é atravessar a floresta e o rio fundo para subir na árvore mais alta da mata. Se ela consegue? Claro que sim! Mas no caminho, cheio de desafios, ela também conta com uma fiel escudeira: a sorte!

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Esse livro todo é uma festa e uma celebração! Sim, celebração da força da infância, celebração da generosidade, celebração da coragem de ver cores onde os outros só veem sombras e perigo. Combina ou não com a festa que celebra a nossa cultura? Sem contar, é claro, a lindeza das cores da Marta Altés! Que alegria!

>>MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR: Anna Rennhack elaborou um projeto em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que abrange tanto Educação Infantil como Fundamental I. Ela mostra com quais campos de experiência a obra dialoga e propõe atividades que conectam disciplinas como Português, Matemática, Ciências, Geografia e Educação Física. Confira aqui esse rico material.

Olha a alegria das cores com as quais Marta Altés conta a história de A macaquinha!

///


9) Era uma vez 20

Autora: Luciana Sandroni
Ilustradores: Guilherme Karsten e Natália Calamari
Temas: Biografia / Identidade / Criatividade / Infância / Cultura brasileira
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Falamos tanto de superpoderes que às vezes nos esquecemos de que seres de carne e osso também são heroínas e heróis! Neste livro informativo, apresentamos a biografia de 20 personalidades – 10 mulheres e 10 homens – que viveram em épocas diversas e se destacaram em diferentes áreas de atuação. Esses textos trazem ainda um tempero especial, pois dão destaque a um período crucial na vida de todos nós, a infância.

>>POR QUE LER NO CARNAVAL: Essa é fácil! Conhece a marchinha “Taí / eu fiz tudo para você gostar de mim?” Pois saiba que foi uma das personagens desse livro que a eternizou em sua voz. Sim, a pequena notável Carmen Miranda é uma das 10 mulheres biografadas, ao lado de Chiquinha Gonzaga, autora de “Ó, abre alas / que eu quero passar!”. Tá no clima já? Então, bóra pro bloco — ou pro sofá!

///

Depois volta e conta como foi de Carnaval e como aproveitou essa lista mara para animar no bloco ou no ócio!


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP