Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

#FiqueEmCasa: 3 livros e 3 filmes para viajar sem tirar os pés do chão

02/04/2020

Se sair por aí não é uma opção, que tal viajar sem sair de casa?

As histórias têm esse poder de nos transportar para outras realidades, de nos mostrar culturas que não conhecemos, de propor aventuras mágicas que não acontecem na realidade.

Vamos viajar nos livros? Imagem de O guarda-chuva, de Dieter Shcubert e Ingrid Schubert

É uma sorte que tanta gente compartilhe seus universos e experiências contando, narrando, inventando, criando. Quanto mais livros, filmes, histórias, mais a gente aprende, se diverte, conhece.

Separamos aqui alguns livros e filmes que podem ajudar nessas “viagens” sem sair de casa.

Embarque com a gente na lista abaixo e deixe suas sugestões nos comentários!

Livros

1-) O guarda-chuva

Ilustradores: Dieter Schubert, Ingrid Schubert
Temas: Aventura / Livro de imagem / Animais / Imaginação / Geografia
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Um cachorro encontra um guarda-chuva vermelho. Uma rajada de vento começa a soprar, e ele é levado para as nuvens.

>>POR QUE LER: Sem uma única palavra, este livro-imagem ganhador do selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) nos leva, junto com o cachorro, por diversas regiões do mundo. Com o guarda-chuva fazendo as vezes de barco, balão e até esqui, vamos das savanas africanas até o Polo Norte. E ainda “viajamos” nas cores e ilustrações vibrantes da dupla Dieter e Ingrid.

Fizemos uma resenha caprichada dessa obra, que vale uma espiada.

E ela já foi contada pela Mariana Bastos lá no canal Brinque-Book conta histórias! Está disponível também na nossa página #FiqueEmCasa. Ou, se preferir, só dar o play aqui embaixo:

///



2-) Obax

Autor: André Neves
Ilustrador: André Neves
Temas: Pluralidade Cultural / Conto / Humanos / Convivência Social / Imaginação / África / Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro)
Faixa Etária: A partir de 5 anos

Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira.  O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

>>POR QUE LER: Ganhador do Prêmio Jabuti em 2010, essa obra nos leva direto à África e, mais longe ainda, ao mundo da imaginação, das histórias, da oralidade. Ou seja, às origens e à força das narrativas.

///

3-) O homem de lata

A curiosidade pelo novo, o encantamento por quem é diferente e a relação de amizade entre o menino Sabiá e um robô que aterrissa no sertão pensando estar em Marte. Enquanto o robô estuda e explora o solo e a vegetação desse planeta estranho, Sabiá o observa, escondido dos pais. Dessa amizade inusitada, ambos os personagens aprendem o valor das relações e da troca de conhecimento.

>>POR QUE LER: Para os maiores, essa obra traz diversos tipos de encontros: do robô com um menino do sertão, do passado com o futuro, das viagens espaciais com a viagem para dentro de si. Com texto premiado, tem projeto gráfico caprichado.

///

Filmes

1-) As crônicas de Nárnia

O que pode haver dentro de uma guarda-roupas? Todo um mundo de aventuras, cheio de metáforas e boas reflexões. Imaginação e realidade se combinam nessa trilogia, em que as crianças precisam salvar um reino de animais ameaçado por uma ambiciosa rainha de gelo.

>>POR QUE VER:  Viagem à imaginação e à aventura, nos mostra um mundo novo e, ao mesmo tempo, muito parecido com o que vivemos. Protagonistas, as crianças aqui representam o novo e a imaginação dos pequenos. Quer força maior para viajar que a criatividade infantil?

///

2-) Divertidamente

Nessa história, as emoções de uma menina entram em parafuso quando ela se muda de cidade. Alegria, tristeza, medo, raiva e nojo, sentimentos básicos, se desorganizam na hora de dar conta dessa mudança.

>>POR QUE VER: ao mesmo tempo divertido e profundo, propõe uma reflexão para os tempos atuais, de “felicidade obrigatória”. É uma viagem para dentro de nós, ao invés de para fora.

///

3-) Kiriku e a feiticeira

A película conta a história de Kiriku, um menino que nasceu surpreendentemente autônomo e que está destinado a enfrentar uma feiticeira.

>>POR QUE VER: Inspirado em lendas do folclore do oeste africano, tem uma estética bem diferente da dos desenhos animados em geral e conta, ainda, com caprichada trilha sonora do músico senegalês Youssou N’Dour. A história — e o papel da criança e da feiticeira — é surpreendente.

///

E você? Conte para a gente o que tem lido e assistido para viajar sem sair de casa!

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP