Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Cinco curiosidades enormes que as crianças vão adorar saber sobre as girafas

16/10/2019

Girafas são animais adoráveis. Os maiores do mundo, podem chegar facilmente a nada menos que cinco metros de altura. Isso daria quase o tamanho de dois adultos e uma criança somados, um sobre o outro. Consegue imaginar?

Girafas, de Jean-Claude: quantos desses bichos um pai é capaz de desenhar para seu filho?

Esses enormes e encantadores animais habitam as savanas africanas, e hoje estão bastante concentrados em parques nacionais de proteção: correm perigo de ser extintos, infelizmente. Sua pele é valiosa na produção de couro, e a caça aconteceu de forma predatória 🙁

Como encantadoras que são, povoam a imaginação de artistas e crianças e obras: Meu pai é uma girafa, de Stephen Michael King, é um bom exemplo. Recentemente, o premiado autor Jean-Claude lançou seu Girafas, uma obra divertidíssima sobre o amor de um pai e um filho.

Quer conhecer mais curiosidades gigantes (pra combinar com esse enorme animal)? Olha só o que pesquisamos e descobrimos para você:

1) Mãe de um filho só

Na maioria das vezes, a girafa fêmea dá à luz um filhote só durante toda a sua vida, que dura, em média, 25 anos. Mães e filhotes se organizam em bandos, compostos por girafas fêmeas e machos.

2) Tombinho na creche

A gestação de um bebê girafa dura cerca de 15 meses. O “pequeno” nasce com nada menos que 1,5 metro de altura! Quase o tamanho de uma pessoa adulta (que mede, em média, 1,7 metro).  A mãe costuma dar à luz em pé. Por isso, a girafinha bebê “cai” de uma altura de cerca de dois metros logo as nascer!

É comum ver vários filhotes brincando juntos, apenas entre filhotes, num pequeno bandinho, que conta com uma ou duas fêmeas observando, como numa espécie de “creche”.

Meu pai é uma girafa, de Stephen Michael King: bebês girafas brincam juntos sob o olhar de uma das fêmeas do bando

3) (Muito) Mais amor, por favor

Para sustentar esse corpão – e toda essa fofura! – não há coração que chegue. O das girafas bate bate bate pesando nada menos que 11 quilos! Já o pulmão – tudo é ÃO por aqui – tem uma capacidade de encher até comportar 55 litros de oxigênio. Acredite: é coisa para caramba! Cabe mais ar nos pulmões de uma girafa a cada respirada funda que gasolina no tanque de um carro comum pequeno.

4) Elas tagarelam à noite

Por muito tempo, acreditou-se que as girafas não tivessem uma forma muito especial de se comunicar, a não ser chutar e bufar. Mas hoje sabe-se que elas emitem um som, uma espécie de zumbido, à noite.

Ainda não se sabe, no entanto, se a barulheira é de fato para se comunicarem no escuro ou só um som emitido sem intenção durante o sono.

5) E adoram uma carcaça – ECA!

Fofuras fofuras, comida à parte. Apesar de se alimentarem de folhas (adoram as de Acácia, uma árvore alta e cheia de espinhos), as girafas amam roer os ossos de carcaças de outros animais já devorados por outros predadores.

Esse hábito garante a elas a quantidade de cálcio de que necessitam e completa a dieta herbívora de cerca de 30 quilos diários de folhas! Ufa!

///

Você já viu girafas por aí? Conhece alguma documentário sobre esses animais incríveis para compartilhar? Conte nos comentários! Ou então venha conhecer as girafas do Jean-Claude!!


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP