Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Cinco motivos que tornam “Caracol e a baleia” um livro especial

08/08/2019

O que os caracóis fazem da vida? São leeeeeeentooooooos, muuuuitoooo leeeeentooooos e, geralmente, mal saem do lugar. Também reza a lenda que fogem da água e da chuva.

Mas como nem todo caracol é igual, era uma vez um que queria desbravar o mundo. E no meio do caminho achou não uma pedra, mas uma baleia.

Essa é a história de O caracol e a baleia, lançamento da Brinque-Book que já está em pré-venda especial e com desconto em nosso site.

Nós lemos o livro – assinado pela querida dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler, de O grúfalo – e listamos abaixo, em primeira mão, cinco boas razões pra você ler também.

 

1) Tem texto rimado

 

caracol e baleia livro infantil premiados Julia Donaldson Axel Scheffler

 

“Aqui se conta a história, com muita arte, de um pequeno caracol
e uma enorme baleia jubarte”

 

Amamos rimas! E as crianças amam também! Especialmente bebês e as crianças pequenas. A sonoridade das palavras e o ritmo atraem os pequenos e dão um balanço todo especial, que remete aos ritmos do coração, do corpo da mãe, da rotina… Sensação de conforto, calor e aconchego.

 

2) É sobre ser pequeno, crescer e amadurecer

 

Ser pequeno não é fácil. As crianças têm consciência de suas limitações e, muitas vezes, sentem-se impotentes diante da grandiosidade das coisas.

Nesse processo, o caracol vive sua “jornada de herói” particular: sai em busca de aventura, ganha consciência de si e do mundo, encara desafios e responsabilidades, amadurece e volta “crescido” para “resgatar” os que ficaram e empreender novas jornadas.

3) É uma lição de coragem

 

Todos os caracóis da praia onde a história começa viviam agarrados às suas rochas. Jamais saíam do lugar. Com exceção de um deles, que desejava conhecer o mundo. Os colegas o desencorajavam:

“Sente-se aí e fique quieto! Nada de sair de perto!”

 

Mas, mesmo assim, ao topar com uma enorme baleia jubarte que lhe ofereceu carona, ela não recuou nem desistiu de seu sonho. Agarrou-se ao rabo dela e… foi!

 

4) Trata dos benefícios da diversidade

 

Caracol e baleia livro infantil premiados Julia Donaldson Axel Scheffler

O pequeno caracol protagonista da história é diferente dos outros em muitos sentidos. Depois de sua viagem e de tudo o que vê e vive, torna-se ainda mais especial.

Mas sua diferença, muito ao contrário de ser um problema –apesar do medo inicial do grupo–, torna-se uma vantagem e um benefício para todos, que acabam sendo positivamente influenciados pela coragem do aventureiro.

 

5) Uma fábula sobre amizade e inteligência

 

caracol e a baleia livro infantil premiada Julia Donaldson e Axel Scheffler

Diante da dificuldade da baleia, o caracol, embora pequeno e frágil, não hesita em procurar meios de resolver o problema, “sem falhar”.

Não é por acaso que a saída que ele dá envolve a escola –e as crianças, pequenas– e a escrita. A inteligência é mais efetiva que o tamanho.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP