Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Rumo ao espaço: conheça livros imperdíveis para ler com as crianças

04/06/2020

Nessa semana, pela primeira vez na História, mandamos astronautas para o espaço em uma nave privada, particular.

Até agora, todas as nossas viagens espaciais eram feitas por programas de governos, com destaque para países como Estados Unidos e Rússia.

Será que esse foi o primeiro passo para viagens espaciais feitas por pessoas comuns, num futuro próximo?

Viagem espacial de casa

Seja como for, o certo é que o tema espaço voltou forte às nossas conversas em família, não é mesmo? E as crianças, apaixonadas e curiosas, estão nos enchendo de perguntas.

Que tal aproveitar “o gancho” para trazer mais informação e poesia para os pequenos leitores que se interessam por essas questões, sendo esse um assunto tão interessante e cheio de nuances?

Indicamos, abaixo, uma lista de 5 livros potentes, poéticos, instigantes para crianças de todas as idades:

1-) Estrela e planetas

Autor: Pierre Winters
Ilustradora: Margot Senden
Tradutor: Arthur Diego van der Geest
Temas: Livro informativo / Enciclopédico / Astronomia / Sistema solar
Faixa Etária: A partir de 4 anos

Você quer saber tudo sobre estrelas e planetas? Aqui, você terá muitas informações sobre a Terra, a Lua, o Sol, as estrelas e outros planetas. Por que existe o dia e a noite? Por que o formato da Lua muda? o Sol é uma estrela? Que planetas existem? Para essas e muitas outras dúvidas, você terá respostas.

>>POR QUE LER: Neste livro há abas, ilustrações informativas e texto trabalhado para ser divertido, um convite à aprendizagem.

///

2-) …E a lua sumiu

Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Ilustradora: Maté
Temas: Aventura / Meio ambiente / Animais / Eclipse lunar / Dia da Primeira Viagem à Lua (20 de Julho)
Faixa Etária: A partir de 2 anos

A Lua sumiu, e os bichos reuniram-se para desvendar o mistério. Enquanto os vagalumes forneciam luzes de emergência, palpites pipocavam para todos os lados. A preocupação era única: que um dia, eles teriam a lua de volta para iluminar a noite escura?

>>POR QUE LER: Nesta aventura divertida, as crianças ajudam os animais a investigar o sumiço da Lua e, de quebra, ainda descobrem mais sobre um intrigante fenômeno: o eclipse lunar. Ganhador do selo Altamente recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

//

3-) O nascimento da Lua

Autor: Coby Hol
Ilustrador: Coby Hol
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Animais / Fases da lua / Insatisfação / Dia da Primeira Viagem à Lua (20 de Julho)
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Muito tempo atrás, as noites eram negras e os animais tinham medo da escuridão. Então, três patinhos foram pedir ao Sol que lhes desse uma luz para iluminar a noite. O Sol lhes mandou a Lua, mas logo os patinhos voltaram para pedir uma luz mais forte. Então, o Sol fez a Lua ir crescendo até se tornar redonda e cheia. Mas os patinhos se acostumaram com a luz da Lua e nem se lembravam mais de agradecer ao Sol que, desapontado, deixou a Lua ir minguando até a noite escurecer novamente.

>>POR QUE LER: Premiada com o selo Acervo básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), essa linda história apresenta às crianças as fases da lua de forma poética e mítica. Boa pedida para falar sobre o tema com os pequenos.

///

4-) Coelhos lunares

Autora: Janaina Tokitaka
Ilustradora: Janaina Tokitaka
Temas: Meio ambiente / Pluralidade cultural / Poesia / Lenda / Animais / Nações / Tradição oral
Faixa Etária: A partir de 3 anos

É outono, a Lua está como um anel e a menina não consegue encontrar seu coelho. Onde ele foi parar? Será que fugiu? Logo, a garotinha descobre que seu coelhinho está lá em cima, no céu, dentro da Lua. Mas como chegar lá? Será que ela vai conseguir reencontrar seu bichinho?

>>POR QUE LER: Essa delicada história tem uma incrível força poética, pois é baseada numa tradição japonesa e também nas memórias de infância da autora e ilustradora Janaina Tokitaka. Todo rimado, o texto combina lindamente com as ilustras aquareladas em cores fortes.

///

5-) Homem de lata

A curiosidade pelo novo, o encantamento por quem é diferente e a relação de amizade entre o menino Sabiá e um robô que aterrissa no sertão pensando estar em Marte. Enquanto o robô estuda e explora o solo e a vegetação desse planeta estranho, Sabiá o observa, escondido dos pais.

>>POR QUE LER: Bastante original, a obra une o universo do sertão ao da ficção científica e leva os jovens leitores a uma viagem por diferentes emoções e pontos de vista. Narrado por uma voz que compreende o dia a dia da família sertaneja e a surpresa do homem de lata, que acredita estar diante de alienígenas, o livro instiga e emociona.

///

E você? Quais as perguntas que as crianças fazem por aí?

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP