Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

#FiqueEmCasa: livros para “maratonar” com leitores de todas as idades

13/04/2020

Já “maratonamos” séries, filmes, lives e até podcasts. Que tal a gente maratonar livros?

Boa ideia quando se tem crianças em casa cheias de tempo livre, não?

Maratona literária

Leituras em série para o leitor engatar um livro noutro. Imagem: Babá de Dragão, de Josh Lacey (texto) e Garry Parsons (ilustrações)

Para uma maratona literária dar certo, o principal pré-requisito são livros em série! Daqueles com continuação ou daquele tipo que uma leitura puxa a outra.

Você tem uma série do coração para compartilhar com seus pequenos?

O bacana das leituras que puxam outras é manter sempre o hábito e vontade de ler nos leitores em formação.

Muito importante, não? E nada melhor que esse momento de isolamento social para estimular esse bom hábito.

Selecionamos cinco livros em série que vão animar as crianças — em todas as idades 😉

Para os pequenos

 

1) O jornal, O lenço e A garrafa

Autora: Patricia Auerbach
Ilustradora: Patricia Auerbach
Temas: Livro de imagem / Narrativa visual / Humanos / Criatividade / Imaginação / Relacionamento familiar / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Nessa série com três livros-imagem impressionantes, a ilustradora premiada Patricia Auerbach mostra o que o brincar das crianças pode fazer com três materiais: um jornal, um lenço de tecido e garrafas PET.

>>POR QUE LER: O jornal, ganhou prêmio de melhor livro-imagem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). O lenço levou o selo Acervo Básico, também da FNLIJ. Um dos pontos de destaque dessa série é contar, sem usar palavras, o quanto as crianças podem criar com materiais simples.

Leitores se identificam, claro, e logo surgem mil brincadeiras. A própria autora já contou que se inspirou nos filhos para criar essas obras e, no vídeo abaixo, mostra como fazer um barco, uma espada e um chapéu!

///

2) O caracol e a tartaruga são amigos e
O caracol e a tartaruga em dias chuvosos

Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Animais / Convivência social / Cotidiano / Respeito às diferenças /Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos

A história começa no primeiro livro, O caracol e a tartaruga são amigoscom a amizade inusitada entre um caracol, que gosta de lugares secos e protegidos, e uma tartaruga, que adora água.

Amizade em série, com a delicadeza dos traços sensíveis de Stephen Michael King. Imagem: O caracol e a tartaruga são amigos, de Stephen Michael King

No segundo livro, O caracol e a tartaruga em dias chuvosos, acompanhamos os dois amigos enfrentado juntos dias muito chuvosos, que animam a tartaruga, mas são assustadores para o pequeno caracol.

A tartaruga recolhe as folhas para proteger e animar seu amigo caracol. Imagem: O caracol e a tartaruga em dias chuvosos, de Stephen Michael King

>>POR QUE LER: Do premiado australiano Stephen Michael King, as duas obras focam na amizade e em como as diferenças podem aproximar — ao invés de afastar — nas relações em que o afeto é a ligação mais forte.

Stephen, dono de traços, ideias e tintas muito sensíveis, é especialista em falar com crianças sobre as coisas do coração.

Ele esteve no Brasil em 2018, a convite da Brinque-Book. Abaixo, você pode ver um trecho de uma conversa muito bacana dele com sua tradutora, Gilda de Aquino.

///

Para os maiores

 


3-) Os Bandeira-Pirata

Autor: Jonny Duddle
Ilustrador: Jonny Duddle
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Amizade / Piratas / Solidariedade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos

São três livros –por enquanto– que contam as aventuras da família Bandeira-Pirata, da destemida Matilda e do pirata de verdade Jim Junior.

E o tema não poderia interessar mais aos jovens leitores: aventura, piratas, monstro, mistério, mar…

Os Bandeira-Pirata e o Galeão Assombrado abre a série. Em noite de lua cheia, uma enigmática embarcação assusta o lugarejo de Mar Nublado. Matilda, corajosa moradora da cidade, vai com a família e seu amigo Jim investigar esse mistério.

Matilda e Jim Junior na primeira aventura. Imagem: Os Bandeira-Pirata e o Galeão Assombrado, de Johnny Duddle

Já na segunda aventura, Os Bandeira-Pirata e a Caverna da Perdição, um tesouro com poderes mágicos enfeitiçou os Bandeira-Pirata, e Matilda é a única que pode ajudá-los a escapar.

Nessa aventura, até cachorros e gatos têm seu papel. Imagem: Os Bandeira-Pirata e a Caverna da Perdição, de Johnny Duddle

E, finalmente, a família bucaneira, sua filha corajosa e o jovem pirata Jim Junior embarcam em mais uma aventura para alcançar um certo tesouro, depois um misterioso convite. Tudo isso em Os Bandeira- Pirata e o Ouro do Monstro.

Será que os aventureiros caíram numa emboscada? Imagem: Os Bandeira-Pirata e o Ouro do Monstro, de Johnny Duddle

>>POR QUE LER: Repleto de aventura e de mistério, essa série traz todos os personagens mais simbólicos das aventuras de pirata, que os jovens leitores tanto gostam.

Humor, mistério e referências se misturam a ilustrações na medida para complementar o texto, que é fluido, daqueles que prendem a atenção até o final.

///

4) Ludi

Autora: Luciana Sandroni
Ilustrador: Eduardo Albini
Temas: Meio ambiente / Relacionamento familiar / Defesa dos animais
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Série brasileira que mistura referências a mestres da cultura brasileira, um toque de Monteiro Lobato e muita história a uma família singular: a família Manso e sua filha, Ludmila, uma jovem corajosa e irreverente.

São quatro os títulos, cada um explorando um tema atual, interessante aos jovens leitores e, ao mesmo tempo, repletos de curiosidades históricas sem cair no didatismo…

Ludi vai à praia, o primeiro deles, tem o meio-ambiente e a despoluição da Baía de Guanabara como pontos de partida.

Ludi na chegada e no bota-fora da família real faz graça com a vinda dos portugueses para o Brasil em 1808.

Na sequência, acompanhamos a história hilária e verdadeira da vinda da biblioteca real para o Brasil em Ludi e os fantasmas da biblioteca nacional.

Depois, a família Manso vai parar da Floresta da Tijuca na época do Império em Ludi na Floresta da Tijuca.

>>POR QUE LER: A narrativa fluida de Sandroni é gostosa de ler, e a aventura e o humor acompanham a desastrada família Manso, que vive metida em confusão. Ludi é uma típica adolescente com a qual  os jovens leitores podem se identificar com facilidade.

///


5) Babá de Dragão

Autor: Josh Lacey
Ilustrador: Garry Parsons
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Conto / Humor / Animais de estimação / Convivência social / Tecnologia / E-mail / Seres fantásticos / Dragões
Faixa Etária: A partir de 8 anos

“Querido tio Morton. É melhor você pegar um avião agora mesmo e voltar para cá. Seu dragão comeu a Jemima”. Parecia fácil: Edward tinha que cuidar do animal de estimação fora do comum de seu tio Mornton por uma semana enquanto ele estava de férias. Mas logo a geladeira ficou vazia, as cortinas pegaram fogo e o carteiro saiu correndo pelo jardim!

>>POR QUE LER: O primeiro da série de três livros, chamado Babá de Dragão, ficou entre os finalistas do Roald Dahl Funny Prize 2012. Todo escrito em formato de e-mails e tratando de um tema que a molecada mais velha ama, deu origem à sequências igualmente deliciosas, divertidas e hilárias.

///

E você? Conte o que tem “maratonado” por aí!


Comments ( 2 )

  • Bom dia
    Sou professora e gostaria de saber se vocês tem livros pra doações. Trabalho em escolas publicas.
    Obrigado, pela atenção

    • oi, Glaci, tudo bem? Obrigada pelo comentário e pelo interesse em nossos livros! Nós costumamos doar, sim. Realizamos mensalmente uma série de doações, mas, infelizmente, o número de solicitações de projetos sociais bacanas é grande e, dessa forma, não conseguimos atender a todas as demandas. Se quiser, deixe o seu e-mail e, havendo possibilidade de novas doações, entraremos em contato. Um abraço! Equipe Blog da Brinque

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP