Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Conheça canais, podcasts, ideias e livros para celebrar e preservar a natureza

24/09/2020

Este é um ótimo momento para a gente refletir sobre nós e a natureza, não acha?

Estamos no comecinho da primavera — período em que o sol incide de forma igual nos dois hemisférios, favorecendo temperaturas brandas e muita insolação, o que é joia para as plantas!

Florescer, brotar, crescer: a natureza e a primavera. Imagem: Suspiros de Luz, de Roseana Murray (texto) e Walter Lara (ilustrações)

Por outro lado, também estamos vivendo uma crise sanitária, explicada, em partes, pela nossa relação predatória com a natureza.

Dois dos mais importantes biomas do planeta — a Amazônia e o cerrado brasileiros — queimam.

E “detalhe”: eles são essenciais para a regulação das chuvas em todo o território nacional, além de serem fontes de água potável e da acumulação de água no lençol freático.

O planeta está super aquecendo e, em 2050, haverá mais plásticos do que vida marinha nos oceanos se não reduzirmos drasticamente o consumo desse tipo de material.

Já falamos desse assunto no post que separamos aqui embaixo:

Ideias e livros para inspirar sua família por um caminho com menos plásticos

 

Entender a natureza para agir

As crianças são sempre muito sensíveis a esse tema. Costumam se preocupar genuinamente com os bichos, plantas e saúde das pessoas e do meio ambiente.

Talvez pelo tamanho do desafio que estamos deixando para as próximas gerações, os adultos do futuro já vieram equipados com uma boa dose de respeito e empatia com todas as formas de vida.

Por isso, você não vai ter dificuldade de introduzir esse tema ou ganhar adeptos para refletir sobre o que é natureza e onde ela está.

Trouxemos para cá dicas de podcasts, canais, documentários, livros e ideias de atividades para você ver, ouvir, ler e fazer com (ou sem) as crianças.

Todas essas dicas têm em comum:

  • informações sobre a natureza, ciência e/ ou o meio natural;
  • a maioria é bacana de ver com os pequenos;
  • e algumas pode ser melhor você ver e filtrar a informação que achar legal dividir com menorzinhos, por serem muito densas para algumas faixas etárias. Nesses casos, a gente vai sinalizar, ok?

Bora la?

1) Podcast Vinte Mil Léguas

Esse aqui pode ser mais legal de ouvir com os maiorzinhos, porque é bem denso de informações e não é feito especificamente para crianças.

Vinte Mil Léguas é um podcast de ciências da revista de livros Quatro Cinco Um, e tem uma pegada que pode interessar aos pré-adolescentes e jovens ouvintes.

Nesta primeira temporada, o foco é a vida, as viagens e descobertas do cientista inglês Charles Darwin, um dos mais importantes pesquisadores.

A origem das espécies, obra dele, mudou a história das ciências naturais e nos mostrou o caminho para descobrir sobre a origem e a evolução da vida no planeta.

No programa, as apresentadoras Sofia Nestroviski, jornalista, e Leda Cartum, escritora e roteirista, narram as descobertas e também leem os diários do cientista, numa mistura gostosa de informação com histórias pessoais do (então bem) jovem Darwin.

>>Para começar, a gente recomenda o episódio # 1 mesmo! Esse aqui! 😉

///

2) Escola de Botânica

A Escola de Botânica é uma escola de verdade, que tem um lugar, uma sede, onde acontecem aulas para adultos facilitadas pelo biólogo Anderson Santos.

Tem também um site, com vários cursos on-line nesse momento de isolamento social.

Mas a Escola de Botânica é também um canal no instagram e no YouTube — e vale a pena visitar.

Assim como no item anterior, aqui é legal levar os maiorzinhos, porque são informações mais parrudas, que os muito pequenos não vão curtir tanto.

Mas essas informações podem ser aplicadas com os pequenos também.

Quer dizer que, nós, adultos, podemos aprender um bocado sobre plantas, flores, biomas e sua interação com os animais. E depois levar esse conhecimento para o dia a dia com as crianças.

>>Para começar, dê uma olhada nessa live, que era do insta e foi pro YT, todinha sobre fotossíntese!

///

3) Documentário Planeta Terra

Série com produção original Netflix, e aclamada pela crítica, mostra como o aquecimento global atinge todas as criaturas vivas.

Com imagens fantásticas e o cotidiano de animais raros, faz pensar no impacto das nossas ações, mostrando como vivem nossos companheiros de “casa”.

As crianças costumam ser atentas ao ambiente e aos animais.

A estética do documentário impressiona e há muita informação sobre a vida dos animais retratados.

Em oito episódios de 50 minutos, trata de selvas, florestas, rios, mares e continentes gelados.

///

4) Plantando batata

Olha que experiência bacanérrima com a natureza pra fazer em casa: plantar batatas na água! 😉

Fácil, divertida, informativa! Basta colocar a batatinha na água, cuidar, observar e esperar.

A gente amou tanto que já recomendou em outro post recente, mas vale super trazer para cá de novo. E recomendar não apenas essa experiência, mas o canal Ser Criança é Natural todinho!

///

5) 3 livros

A gente adora recomendar livros, claro! E especialmente quando o assunto é ciência! Muito bacana perceber que a ficção, a poesia, a brincadeira podem trazer conhecimentos! 😉

Então olha só que lista mara:

Estela, estrela do mar

Autora: Marie-Louise Gay
Ilustradora: Marie-Louise Gay
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Meio ambiente / Conto / Humanos / Brincadeiras / Relacionamento familiar / Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Este texto típico de uma criança curiosa vem ilustrado por delicadas aquarelas que servem de cenário, como um palco para estes dois personagens: uma irmã mais velha que cuida e é responsável pelo caçula perguntador. Este, em vez de desfrutar das delícias do mar, fica só olhando e querendo saber, sem ter coragem de conhecê-lo de verdade. Será que ele entra no mar?

///

Ludi vai à praia – A odisseia de uma marquesa

Autora: Luciana Sandroni
Ilustrador: Eduardo Albini
Temas: Meio ambiente / Relacionamento familiar / Defesa dos animais
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Ludimila estava em casa, entediada, de recuperação, cheia de tarefas e só querendo ver TV. Foi então que uma estranha brisa soprou pela janela, e Ludi resolveu ir à praia do Flamengo. Engolida pelas águas, Ludi – ou a Marquesa dos Bigodes de Chocolate – se viu no Fundo da Baía de Guanabara. Junto com o Zé do Polvo, a Dona Concha, o Tatuí e o Rei Barbatano, a menina se envolve numa aventura para despoluir o reino dos peixes.

///

Suspiros de luz

Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Walter Lara
Temas: Poesia e haicai / Natureza / Artes
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai. No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este: “As gaivotas de prata/ Rabiscam o céu/ Voo e caligrafia.”

///

E você? Comente aqui qual dica foi mais útil aí na sua casa!

 

 

 

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP