Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Conheça filmes incríveis para aproveitar com as crianças no Dia das Mães

06/05/2020

Se, neste Dia das Mães, o isolamento vai nos obrigar a ficar em casa, sem as avós, sem as tias, sem os primos correndo com as crianças pela casa, então é hora de aproveitar esse recolhimento com o que ele tem de melhor.

Tempo, silêncio e quietude para compartilhar afetos com aqueles que amamos! Que tal?

Histórias, memórias e afeto

As histórias são ótimas parcerias para isso — e não só as escritas. Também as visuais, orais… Um filme pode ser uma boa escolha para acessar esse compartilhar subjetivo com os pequenos.

Pois separamos aqui cinco filmes imperdíveis para você ver com as crianças, enroladinhos na manta no sofá 😉

Daquelas experiências que certamente criarão boas memórias para os pequenos!

As histórias — contadas pelas palavras, imagens, músicas — podem nos unir e levar a qualquer lugar. Imagem: Uma família é uma família é uma família, de Sarah O’Leary (texto) e Qin Leng (ilustrações)

1) Valente

Na mítica Escócia, a princesa Merida terá de se casar com um dos cavalheiros que vencerem o torneio de arco e flecha. Mas a menina tem outros planos.

>>POR QUE VER: A rainha Elinor, mãe de Valente, é a fiel guardiã das tradições e quem vai entrar em choque direto com essa filha, que não tem a menor vontade de pentear os cabelos e “se comportar”, como espera a mãe.

E é justo a relação mãe e filha o pivô da aventura mágica da história, que leva ambas a um verdadeiro (re?) encontro.

Disponível no YouTube e no Google Play Filmes

///

2) Onde vivem os monstros

Essa obra clássica virou filme em 2013. Trata de todas as emoções — selvagens! — que existem em nós, mas tendo como pano de fundo a relação do menino com sua mãe.

>>POR QUE VER: Os limites que os adultos impõem nem sempre são bem-vindos pela força das emoções das crianças. Natural, não?

Aqui, o personagem parte por uma jornada interior, rumo a uma terra — subjetiva e rica — em que ele é o rei de todos os seus próprios monstros.

Disponível em YouTube e Google Play Filmes

///

3) Moana

Neste filme, uma menina é convocada pelo seu coração a cumprir uma missão, contra a vontade dos pais: navegar em busca de um semi-deus que precisa devolver um amuleto à deusa Tefit.

>>POR QUE VER: A aparente rebeldia da menina é, na verdade, o amadurecimento, numa clássica jornada de herói.

Quem traz a Moana esse caminho de crescimento são figuras femininas, como sua avó e as deusas, representando as forças femininas com as quais os povos mais antigos explicavam a criação da vida.

Disponível em YouTube, Google Play Filmes e Telecine

///

4) Kubo e as cordas mágicas

Essa história se passa no Japão feudal, onde vivem Kubo e sua mãe. Disposto a investigar o que aconteceu com o pai, Kubo desobedece a mãe e liberta um espírito maligno.

>>POR QUE VER: Todo em stop motion, esse filme inova na estética e usa até técnicas do origami para construir cenários. Linda no visual, a obra é uma metáfora bacana sobre o amor que une mãe e filho.

Não à toa, levou o Oscar 2017 de animação. Se quiser saber mais, tem uma boa crítica da revista Veja que vale a leitura.

///

5) Hair Love

Ganhador do Oscar de curtas de animação de 2020, essa obra começa com uma menina escolhendo um penteado. Ela lembra, então, de quando a mãe a ajudava a pentear os cabelos. Mas é o pai quem aparece.

>>POR QUE VER: Cheio de amor, afeto e esperança, esse filme é divertido e quentinho como a manta do sofá 😉

A mãe, embora só apareça no final, é presente durante toda a história. É dela a cena mais emocionante do filme.

Abaixo, você pode assistir ao curta na íntegra! Só dar o play! Mesmo sem versão dublada, dá para entender no idioma original, pois há pouco diálogo e a animação conta bem a história…

///

E você? Conte para a gente seu filme preferido!


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP