Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Feira da Unesp: confira 15 livros imperdíveis para aproveitar o desconto

07/04/2021

Você já sabe que está no ar a III Feira do Livro da Unesp, certo? Praticamente todo nosso acervo está com 50% de desconto, exceto os lançamentos de 2021.

Livro desconto Unesp

Há livros clássicos da Brinque-Book e da Escarlate, há releituras de outros clássicos e contos de fadas, há obras para rir, para sentir, para bebês, crianças, pré-adolescentes e outros leitores, de todas as idades.

Basta acessar a feira e a nossa lista de obras por lá, fazer sua escolha e… pronto! 🙂

As nossas dicas de livros

Como amamos lista de livros, fizemos a nossa, abaixo, com cinco dicas  — ooops, cinco temas — para ajudar você a escolher quais livros levar!

1) Bebês

Uma lista especial com tudo o que os bebês gostam: livros para brincar e se envolver nas regras e narrativas; para experimentar sensações fortes no colo de quem a gente ama; com acumulação e rimas! 🙂

livro desconto Unesp AbraAbra com cuidado

Autor: Nick Bromley
Ilustradora: Nicola O’Byrne
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor / Medo / Leitor personagem / Interatividade / Metalinguagem / Clássico recontado
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada / 6 anos (leitura independente)

Algo estranho está acontecendo no conto O patinho feio. Um crocodilo furioso surge de repente e começa a se intrometer na narrativa. As palavras, as frases e as páginas estão em perigo! O patinho vai precisar de toda ajuda possível para salvar a sua história. E você, leitor, terá de entrar em ação! O divertido Abra com cuidado! – em que um clássico é revirado, rasgado, mastigado – desafia o leitor a desbravá-lo, incentivando-o a enfrentar seus próprios medos.

///

livro desconto unesp acaronaCarona na vassoura

Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Poesia / Rima / Animais / Bruxas / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro) / Amizade / Solidariedade
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Uma bruxa com o coração grande demais para sua vassoura. Uma aventura em que a amizade é a mais poderosa bruxaria. Neste texto acumulativo rimado, premiado pela revista Crescer, os autores de O Grúfalo contam a história de uma divertida bruxa, atrapalhada, que vai acumulando palavras e amigos.

///

livros desconto Unesp PioPio, o passarinho

Autor e ilustrador: Martin Baltscheit
Temas: Humor / Onomatopeias / Animais / Diversidade / Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

O passarinho tinha poucos dias de vida quando caiu do ninho. E, ao cair, deu um pio que intrigou os sapos… Croac! Croac! “Ele é muito grande para ser uma mosca e muito pequeno para ser uma cegonha!”; Pio! Pio! “Que bichos são esses, enormes para serem minhocas e desafinados demais para serem mamães?”. Aventurando- se mata adentro, o passarinho conhece muitos animais e aprende a falar línguas as mais diversas – croac; pio; i-ó; miau; au-au. A história divertida de Pio, repleta de surpresas, reúne muitos animais e sons e explora com fino humor o tema da amizade.

///

2) Crianças

Para os leitores de 3 a 7 anos, que estão experimentando e explorando a leitura mediada dos livros ilustrados: o bacana é a diversidade de ilustrações, gêneros, abordagens, temas. Vamos?

Eu sou uma menina!

Autora / Ilustradora: Yasmeen Ismail
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Identidade / Autoconhecimento / Respeito às diferenças / Brincadeiras / Cotidiano
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

Determinada, esperta, cheia de atitude e energia, assim é a menina dessa história. E não é que muita gente a confunde com um menino?! Mas essa personagem nunca se dá por vencida: ela é uma menina! Anda de patinete, lê muitos livros, é uma ótima nadadora, adora música, gosta de uma bagunça, brinca de faz de conta com os amigos. Ela não para. E o livro segue o seu ritmo! Colorida, divertida e dinâmica, a obra prova que o mais importante é sermos o que somos e o que queremos ser!

///

Girafas

Autor e ilustrador: Jean-Claude
Temas: Números / Relacionamento familiar / Cores / Humor / Animais / Brincadeiras / Diversão / Matemática / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

O que mais diverte as crianças quando seus pais brincam com elas? Neste livro, um pequeno vive pedindo desenhos. O pai, brincalhão, coloca em um papel compriiiido suas melhores versões de girafas. Com seus pescoços looongos, os bichos tomam conta das páginas e vão se multiplicando, mostrando que nessa brincadeira de desenhar também há um tanto de matemática. Mas ora, onde foi parar a girafa número 10?

///

O urso barulhento

Autor: Nick Bland
Ilustrador: Nick Bland
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Amizade / Solidariedade / Humor / Música
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Quando o urso acordou por causa do som alto da banda que tocava ali ao lado, ele não imaginou que seria convidado a se juntar aos quatro amigos para fazer um som. Mas que instrumento poderia tocar? Tentou os tambores do leão, a guitarra da zebra, a corneta do alce… E a única coisa que conseguiu foi fazer barulho. Será que um urso grandalhão e desajeitado tem algum talento? Será que ele vai conseguir encontrar algo em que possa se destacar e contribuir com os outros animais?

///

3) Leitor autônomo ou experiente

Essa faixa etária pode parecer mais desafiadora, afinal, já leem sozinhos, curtem leituras mais compridas, mas não são ainda adolescentes e gostam de compartilhar o que leem. Uma boa dica é pensar em aventuras que espelhem os conflitos da pré-adolescência e as vivências desses leitores.

Socorro em: uma vida nada fácil

Autora / Ilustradora: Silvana Rando
Temas: Humor / Amizade / Relacionamento Familiar / Cotidiano / Música / Aventura
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Socorro, uma barata carismática, irá nos divertir contando as suas aventuras nos tempos em que morava no Hotel Chicz – antes de conhecer aquele simpático elefante, o Gildo. Ela e seus amigos inseparáveis Zoro, Luiz e Angélica, decidem montar uma banda de rock, mas, para alcançar o sucesso e o coração da rainha Belhabeth II, terão de participar do concurso de bandas do colégio e lidar com o azedo, o malvado, o esticado numa máquina de fazer macarrão, o Chatão Lechatê – ou melhor, Monsieur Pierre Lechatê, o gerente do hotel. Ainda bem que Socorro e os amigos, os três mosqueteiros, sabem muito bem como conquistar um público exigente.

///

O mistério do colecionador

Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Temas: Aventura / Mistério / Adivinhas / Enigmas / Meio Ambiente / Crime Ambiental / Animais / Amizade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Um grupo de amigos que adora desvendar enigmas acaba envolvido em um verdadeiro caso policial. Cíntia, Julinha e Heitor estavam prontos para se divertir desbravando a Mata Atlântica na excursão de sua escola ao Sítio Rio Azul. Tudo parece ir muito bem até eles descobrirem que um traficante de animais silvestres tem outros planos para a excursão. Nessa aventura surpreendente, o leitor não vai parar um segundo. Se quebrar os códigos criados pelo professor Pedro, espalhados pela trilha no meio da mata, já é um grande desafio, imagine ter de enfrentar um misterioso e cruel colecionador de animais e seus perigosos comparsas.

///

A árvore da vida – os três caminhos

Autora / Ilustradora: Janaína Tokitaka
Temas: Ética / Aventura / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Ficção / Autoestima / Criatividade / Relacionamento familiar / Artes / Política / Sustentabilidade / Tecnologia / Dia da Árvore / Amizade
Faixa Etária: A partir de 9 anos

Sofia não esperava a reviravolta que iria acontecer na sua vida ao conseguir abrir, finalmente, a porta misteriosa no casarão de seu avô. Lá dentro, deparou-se com uma grande árvore no centro de uma instigante biblioteca e foi recepcionada por um exótico corvo albino, que a informou sobre uma importante missão. Sofia descobriu que aquela era a Árvore da Vida, essencial para a manutenção da vida na Terra, e que a mesma estava muito debilitada.

///

4) Como andam os sentimentos?

Nesse momento, é bom não descuidarmos das emoções, especialmente dos pequenos, não é mesmo? Você sabe, falar sobre como nos sentimos é essencial. Mas nem sempre é fácil conversar sobre isso com as crianças, especialmente com as pequenas, que se expressam de muitas formas, nem sempre verbalmente. Que tal ler com elas alguns títulos bem sensíveis?

Eric faz tibum

Autora e ilustradora: Emily Mackenzie
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Medo / Amizade / Superação / Cotidiano / Criatividade / Imaginação / Coragem / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Eric vive preocupado. O que seriam aqueles barulhos que ele ouve à noite? E se uma aranha estiver escondida dentro de seu sapato? Experimentar coisas novas também não é com ele. Por sorte, sua amiga Flora sempre inventa um jeito de ajudá-lo a lidar com seus medos. Mas o convite para uma festa na piscina pode pôr tudo a perder. Ele não sabe nadar! E agora? Será que Eric vai conseguir fazer tibum? Esse livro nos mostra que, com muita imaginação e com a ajuda dos amigos, podemos enfrentar mais facilmente os desafios do dia a dia.

///

O crocodilo que não gostava de água

Autora e ilustradora: Gemma Merino
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Respeito às diferenças / Relacionamento familiar / Autoconhecimento / Identidade / Animais / Humor
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

A autora catalã Gemma Merino combina texto e ilustrações criativas para contar a história de um pequeno crocodilo que, lutando contra as próprias dificuldades, termina descobrindo quem ele realmente é. Onde já se viu um crocodilo que gosta de subir em árvores e não gosta de água? Pois é, o crocodilo dessa história é assim. Ele até se esforça – pega uma boia vermelha bem bonita e vai brincar com suas irmãs e irmãos. Mas, ao entrar na água, nada feito. Ela é muito molhada, fria e… O nariz do pequeno crocodilo começa a coçar e a crescer e a coçar mais um pouco. O que será que vai acontecer? Será que ele vai dar um espirro? Ou será que…

///

A verdade segundo Arthur

Autor: Tim Hopgood
Ilustrador: David Tazzyman
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor / Ética / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Arthur e a Verdade andam sempre juntos, mas seria um engano dizer que eles são melhores amigos. A explicação? Bem, Arthur resolveu fazer exatamente o que sua mãe disse que era para ele não fazer: dar uma volta na bicicleta de seu irmão mais velho. Acabou riscando o carro estacionado na frente de casa. Para lidar com a realidade, Arthur inventa uma série de desculpas e as conta aos amigos curiosos em saber o que houve. Cada história vem recheada de explicações fantásticas e imaginosas, mas que não convencem ninguém. E agora, será que Arthur vai continuar em busca de uma justificativa dessas ou vai acabar fazendo as pazes com a Verdade?

///

5) Clássicos? Será?

Como nos dizia Ítalo Calvino — um autor ele mesmo considerado clássico –, um livro clássico é aquele que nunca termina de dizer o que veio dizer. Aquela história que sempre vai ser lida, de múltiplas formas; aquela que sempre vai suscitar novas leituras, releituras, adaptações. Eis aqui algumas obras que nasceram inspiradas pelas clássicas:

Lobinho bom

Autora: Nadia Shireen
Ilustradora: Nadia Shireen
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Clássico recontado / Animais / Ponto de vista / Opostos / Confiança / Respeito às diferenças / Lobos
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Era uma vez um lobinho bom chamado Rolf, que é gentil com seus amigos, come todas as verduras do prato e adora assar bolos. Mas lobos de verdade não são bons – lobos de verdade são grandes e maus. Será que Rolf vai conseguir encontrar o grande lobo mau que vive dentro dele? O lobinho bom recebeu uma menção honrosa no prêmio Bologna Ragazzi, categoria Opera Prima, e foi indicado aos prestigiosos Kate Greenway Medal e Waterstones Children’s Prize.

///

A chapeuzinho e o leão faminto

Autor / Ilustrador: Alex T. Smith
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor, animais, amizade, astúcia, criatividade, clássico revisitado, protagonismo feminino.
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 7 anos (leitura independente)

Certa manhã, tia Rosa acordou com o corpo cheio de pintas! Nesse caso, o que fazer? Ligar para a Chapeuzinho! Ao saber da situação, a menina se despediu do pai e correu para levar para a tia, em sua cesta, tudo o que ela precisava para se curar. Mas, no caminho, encontrou um leão faminto que bolou um plano para devorá-la. Ele chegou primeiro à casa da tia, escondeu-a no armário, disfarçou-se e ficou lá, esperando. Será que seu plano vai dar certo ou será que a Chapeuzinho vai pregar uma peça no leão? Nesse premiado reconto contemporâneo, uma menina cheia de vida mostra o valor do diálogo e da amizade.

///

Os Bandeira-Pirata e o flautista bucaneiro

Autor / Ilustrador: Jonny Duddle
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Piratas / Clássico recontado / Aventura / Astúcia / Amizade
Faixa Etária: A partir de 8 anos

O flautista de Hamelin, narrativa popular recontada pelos irmãos Grimm, ganha uma versão pirata! No quarto livro da série “Os bandeira-pirata”, Mar-Nublado é tomada por ratos. Depois da visita de um enigmático flautista bucaneiro, o problema parece resolvido. Mas, um problema muito maior deixa a cidade aflita: da noite para o dia, todas as crianças desaparecem! E Fofa, a gata de Matilda, parece ser a única a saber de seu paradeiro. Com humor, essa nova aventura pirata, ricamente ilustrada, prende a atenção do leitor da primeira à última página.

///

E você? Qual é a sua lista?


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP