Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Cinco curiosidades curiosas que talvez as crianças não saibam sobre… os ursos!

29/11/2019

A gente abre um livro com as crianças e lá estão eles, fofos, nos fazendo sorrir. A gente procura um desenho e… pá! Mais ursos! História em quadrinhos? Ah, tem ursos também! E nos contos de fadas? Tem, sim, senhor!

Como você já deve ter notado, os ursos são figuras e personagens onipresentes nas histórias para crianças. Ao contrário de outros animais selvagens — como os lobos –, os ursos em geral fazem o papel dos bons moços.

E é fácil entender, assim, como povoaram também o imaginário dos autores adultos que escrevem para crianças.

O premiadíssimo Nick Bland, por exemplo, tem uma série inteira só com ursos, como O Urso Rabugento, O Urso Esfomeado e o mais recente, o lançamento O Urso Sonolento, que fala sobre astúcia — e a falta dela.

Já o querido Stephen Michael King vira-e-mexe coloca um ursão em suas histórias e já contou para a gente como simpatiza com esses animais na época em que lançou O Urso de Todas as Cores.

Selecionamos aqui cinco curiosidades bem curiosas que talvez você ainda não saiba sobre esses animais enormes — chegam fácil fácil a medir de 2 a 3 metros de altura — e cheios de charme!

///

1-Eles são bem espertos

Entre os animais, estão no grupo dos super-inteligentes, como os elefantes, as baleias, os golfinhos. São comparados frequentemente aos primatas, o gênero de mamíferos mais esperto, aqueles que só ficam atrás dos homens.

Assim como nós, aliás, os ursos são capazes de usar instrumentos, como pedras e galhos, para facilitar sua vida.

Sua inteligência é equivalente a um de um humano de três anos! Nada mal, não?

2-Mel não é o alimento preferido

 

A dieta dos ursos é bastante variada. Os marrons, que vivem na América do Norte, por exemplo, comem carne de caça — como veados e javalis –, adoram peixe, castanhas, larvas de insetos… São onívoros.

Já os panda, originários da Ásia, são mais chegados nos vegetais e nos brotos de bambu.

Os ursos polares preferem mesmo uma foca! A dieta desses é carnívora: frutos, folhas, mel, essas coisas nem pensar.

Mel mesmo só os ursos negros, da América do Norte, e, mesmo assim, há quem diga que eles nem gostam tanto: é provável que eles ataquem as colmeias procurando por larvas!

3-Não são brancos!

 

A-há! Certeza que você jurava que os pelos branquinhos, lindinhos e sedosos dos ursos polares eram… brancos! Né? Mas, então. Não são!

Na verdade, a pelagem desses enormes animais é nada mais, nada menos que transparente! Parece branca porque reflete a luz e as cores predominantes.

E embaixo de toda essa transparência-que-parece-branquinha, tem um pele preta, preta, pretinha, para ajudar a armazenar calor e manter firme e forte a camada de gordura que os ursos polares têm sob a derme.

4-Eles correm… e como!

 

Você já ouviu falar do esportista Usain Bolt, certo? Ele é um dos homens mais rápidos do mundo e consegue correr a velocidade de cerca de 44 km por hora, por uns 20 metros. Impressionante, né?

Agora pensa num urso: ele corre a uma velocidade média de 48 km por hora e sustenta essa marca por nada menos que 400 metros!

Os ursos também conseguem correr em duas patas, ou seja, em pé, sustentados sobre as patas traseiras.

São os maiores mamíferos carnívoros terrestres: um urso marrom pode chegar a 3 metros de altura, enquanto que um polar atinge 2,2 metros.

5-Nem todos os ursos hibernam!

Hibernar — ou dormir por toda a temporada de inverno — é comum para a maioria das espécies de ursos. Mas nem para todas.

O urso polar não hiberna. Afinal, para ele, as baixas temperaturas não são exatamente um problema…

Bom lembrar que o urso polar vive nas terras congeladas do extremo norte do planeta, como no círculo Ártico, na Groenlândia, no Alasca…

Quando está muito, mas muito frio por lá, os ursos dessa espécie costumam cavar buracos na neve e se esconder da temperatura por lá…

///

Se você sabe mais alguma curiosidade curiosa sobre esses seres incríveis, conte para a gente! A caixa de comentários é sua!

Ilustrações:
1. O urso barulhento, Nick Bland; 2. O Urso Pulguento, Nick Bland; 3. O Urso Esfomeado, Nick Bland; 4. O Urso e a árvore, Stephen Michael King; 5. Eu fico feliz, você fica feliz, Lorenz Pauli (texto) e Kathrin Schärer (ilustrações) ; 6. O Urso Barulhento, Nick Bland.  

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP