Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

5 dicas de… livros incríveis que acabaram de ganhar o selo “Acervo Básico”

28/11/2018

Treze livros da Brinque-Book publicados entre 2016 e 2017 foram selecionados pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para receberem o selo Acervo Básico, que indica os livros que a fundação considera de melhor qualidade literária para estarem entre as obras das bibliotecas, escolas e secretarias de Educação de estados e municípios.

Selecionamos cinco dessas obras para as dicas de hoje, que combinam livros de autores nacionais e estrangeiros; prosa, reconto, poesia; temas profundos -e nem tão profundos- tratados com delicadeza e com humor; letra bastão, contos de fada contados de um jeito diferente e imaginação, muita imaginação para animar crianças pequenas -e grandes também.

Saiba por que essas obras foram selecionadas pela FNLIJ. 🙂

 

 

1-) O guardião da floresta e outras histórias que você já conhece, de Heloísa Prieto (texto) e Laurabeatriz (ilustrações): Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinos e outros personagens clássicos da literatura reaparecem neste livro vivendo histórias parecidas, mas em contextos surpreendentes. Além do selo Acervo Básico, a obra foi selecionada como uma das representantes do Brasil na Feira Internacional de Bolonha e foi também finalista do Prêmio AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil).

 

 

2) Meu pai é uma girafa, de Stephen Michael King: nesta adorável fábula do premiado ilustrador australiano, uma criança vai nos apresentando as qualidades do pai -e a relação com ele- por intermédio de seu olhar inusitado. O pai, alto, rápido, divertido, é visto pelo pequeno como se fosse uma girafa, detentora das mesmas qualidades que o pai. Além das ilustrações sempre delicadas de Stephen Michael King, o afeto entre pai e filho é abordado de forma leve e afetiva nesta história, que evidencia a beleza do olhar metafórico das crianças.

 

3) Use a imaginação, de Nicola O’Byrne: um coelho entediado encontra um lobo faminto, disposto a colocar um pouco de aventura na vida do roedor. Para isso, o velho predador manipula a imaginação da presa para (re) criar uma história bem conhecida. Mas o coelho, esperto, supera seu adversário ao romper o lugar-comum e realmente inventar uma narrativa diferente. Nesta fábula divertida e colorida com as ilustras da canadense Nicola O’Byrne, a imaginação  é a protagonista. Com personagens conhecidas das histórias clássicas -uma marca da autora- Nicola subverte os estereótipos e celebra a criação genuína.

 

 

4) Colo de avó, de Roseana Murray (texto) e Elisabeth Teixeira (ilustrações): tem avó que a gente conhece, tem avó que a gente não chega a conhecer. Tem avó de sangue, tem avó por adoção. De um jeito ou de outro, nossas avós estão sempre com a gente: é delas que vem nosso jeito especial ou aquele ditado que ninguém da família esquece. Neste livro, a autora e a ilustradora fazem uma divertida e poética homenagem a todos os tipos de avós e essas relações sempre tão especiais. Toda em poesia e com rimas.

 

5) Eu sou assim e vou te mostrar, de Heinz Janisch (texto) e Birgit Antoni (ilustrações): o premiado autor austríaco escreveu este delicioso e rimado livro da perspectiva de uma criança pequena que está descobrindo as partes do corpo. Assim, ela vai fazendo comparações e descobrindo semelhanças e diferenças entre si mesma e outros animais. Assim, o cabelo é parecido com a juba do leão, o pescoço segura a cabeça – como o da girafa ou o da ema – não importa o que aconteça… Rimado, divertido e em letra bastão.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP