Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Conheça livros imperdíveis de poesia para ler com pequenos e jovens leitores

17/01/2020

Você se preocupa com o desenvolvimento emocional dos seus filhos? E com o aprendizado — acadêmico e para a vida? São questões com as quais a gente sempre se ocupa, não é mesmo?

Mas ajudar nossos pequenos em seu desenvolvimento pode ser uma tarefa menos “dura” e trabalhosa do que parece. Sabia que poesia e os poemas podem ser aliados quase naturais  — e muito prazeirosas — nesse processo?

Por que ler poemas e poesia desde cedo?

Em primeiro lugar, os bebês e crianças pequenas adoram poesia, poema e textos rimados e ritmados. A educadora e mediadora de leitura, Edi Fonseca, especializada em bebês, conta que a ritmo faz parte da vida dos pequenos desde sempre.

A melodia das palavras, rimas e repetições e muito bem-vinda para eles. Além disso, formam uma espécie de brincadeira sonora com a língua materna, que é fonte de interesse para quem chega nesse mundo querendo aprender a falar!

A poesia ajuda a formar um imaginário rico e complexo, fundamental nos dias de hoje. Também é essencial para desenvolver o senso estético e para trabalhar emoções e subjetividade.

Contribui ainda para que os pequenos e jovens leitores se expressem melhor, sejam mais empáticos e aprendam a interpretar e usar metáforas e linguagens mais sofisticadas, como mostra esse texto da Denise Guilherme, especialista e fundadora do clube de leitura A Taba.

Amplia o vocabulário e estimula o interesse pela língua e por outros gêneros literários e mais: é essencial para a compreensão de texto.

Os jovens leem e escrevem poesia

Se você acha que poesia afasta os jovens de hoje, acostumados com as telas e a agilidade da internet, uma surpresa: a premiada escritora Marina Colasanti, que, aos 80, lançou um livro de poesia para jovens (indicado logo mais, abaixo), diz que os jovens não apenas leem poesia: eles fazem poesia!

Poesia para pequenos e jovens leitores

Fizemos então uma lista muito especial de livros com poesia para crianças pequenas e para os mais jovens:

1) Olha que eu viro bicho… da jardim

Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Joaninha usa pijama de bolinha? Borboleta voa com o xale colorido da vovó? Minhoca rebola? Será que a centopeia empresta um de seus pés? Afinal, ela tem tantos, não é? No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos.

>>POR QUE LER: Com doçura, encantamento, cores, ficção e não-ficção, a obra – repleta de poesia visual e verbal – é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim. Tudo rimado, dando aquele ritmo especial.

///

2) Suspiros de luz

Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Walter Lara
Temas: Poesia e haicai / Natureza / Artes
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai.

>>POR QUE LER: No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o jovem leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este:

“As gaivotas de prata
Rabiscam o céu
Voo e caligrafia.”

///


3) Tudo tem princípio e fim

Autora: Marina Colasanti
Ilustradora: Marina Colasanti
Temas: Poesia / Cotidiano / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Neste livro delicado, a autora demonstra um olhar poético sobre o cotidiano, mesmo em suas atividades e fatos mais simples. De maneira singular, buscando sempre a beleza e o inusitado, até nos momentos mais despretensiosos, Marina Colasanti mostra que a poesia está nos olhos de quem vê e que tudo tem seu lado lírico. Somos convidados a renovar as percepções sobre os objetos e as situações que nos cercam e a enxergá-los com um novo encantamento. Assim, na brevidade de cada instante, a poesia se faz presente na vida de cada um.

>>POR QUE LER: Estreia da premiada autora Marina Colasanti na Escarlate — e 60º livro da autora –, esta obra integrou o Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha 2018. Ganhador do selo Altamente Recomendável FNLIJ.

///

E você? Gosta de poesia? Quer compartilhar com a gente suas leituras?


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP