Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Neste convite-desafio de leitura, só livros premiados pela UNESCO

10/12/2017

A Cátedra UNESCO de Leitura, alocada no Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer), da PUC-Rio, lançou, em 2016, o Selo Cátedra 10 para literatura infantojuvenil, em comemoração aos 10 anos da instituição no Brasil. O selo é concedido por um grupo de pesquisadores que estuda o acervo da Biblioteca do Instituto, especializada em livros para crianças e jovens.

O Grupo Brinque-Book teve livros selecionados pela Cátedra UNESCO nas duas edições já realizadas do Selo. O Blog da Brinque indica então, não à toa, os três livros premiados como leitura-convite-desafio para este fim de semana. B’óra lá?

1) A última história antes de dormir, de Nicola O’Bryen (texto e ilustrações): Depois de um dia incrível, é preciso um desfecho à altura. A última história antes de dormir é a mais importante. Nesta aventura bem-humorada, o pequeno leitor acompanha personagens conhecidos disputando quem vai ser a última história do dia. Os Três Porquinhos, Cinderela, Chapeuzinho e o Lobo Mau ora interrompem as histórias uns dos outros ora organizam-se para viver, juntos, narrativas de aventura, amor, perigo e humor inventadas por eles mesmos. Tudo isso ganhando vida no traço delicado e nas cores vibrantes de Nicola O’Byrne, de Use a imaginação, obra em que a autora já brincava com personagens clássicos, subvertendo e reafirmando seus papéis no imaginário infantil.

 

2) Quem matou o saci?, de Alexandre de Castro Gomes (texto) e Cris Alhadeff (ilustrações): A detetive Billy Conrado e o detetive Joaquim de Jeremias colhem pistas e não poupam esforços para solucionar o misterioso assassinato de um conhecidíssimo personagem do folclore brasileiro. De forma bem-humorada e original, Alexandre de Castro Gomes cria uma história de detetive instigante ao mesmo tempo em que faz um surpreendente passeio pelo folclore brasileiro.

 

3) Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos, de Celso Sisto (texto e ilustrações): o premiado autor e ilustrador narra, neste livro, diversas lendas folclóricas africanas que falam de sentimentos, força, natureza, amor. A partir de uma vasta pesquisa, Sisto selecionou e re-escreveu contos variados nos temas e na origem, demonstrando toda a força narrativa de um continente tão incrivelmente plural como a África. O conto que dá nome ao livro, por exemplo, é uma lenda do povo akamba


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP