Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Dia das mulheres e meninas na Ciência: histórias de pioneiras para conhecer

11/02/2022

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A comemoração foi criada pela Assembleia das Nações Unidas em 2015 e, entre outras coisas, essa data quer dar visibilidade à contribuição feminina nesse segmento. Você sabia que é uma mulher a única pessoa cientista que ganhou dois prêmios Nobel em áreas científicas diferentes?

Bertha Lutz se destacou no estudo de anfíbios, trouxe para o Brasil as ideias feministas da Europa e foi uma das representantes do Brasil na criação da ONU (Organização das Nações Unidas). Imagem: Era uma vez 20 (Escarlate), de Luciana Sandroni (texto), Natalia Calamari e Guilherme Karsten (ilustrações)

O nome dela é Marie Curie e, como ela, há muitas mulheres que deram e dão contribuições importantíssimas aos seus campos de estudo. Por exemplo, a brasileira Bertha Lutz, bióloga e ativista, que descobriu e catalogou espécies de sapos da nossa fauna.

Representatividade para mulheres e meninas

Representatividade é essencial para que a pesquisa científica seja menos desigual quando o assunto é gênero. Para as meninas, é importante encontrar modelos nos quais se inspirar também nos ramos da Ciência, por vezes ainda identificada como uma área mais “masculina”.

Conforme vamos estudando a história da Ciência, mais vamos descobrindo a enorme contribuição feminina, muitas vezes invisibilizada por um sistema que, durante muito tempo, sequer permitiu que as mulheres fossem à universidade. Por exemplo: você sabia que quem inventou a programação — sim, a programação de computadores — foi uma mulher chamada Ada Lovelace?

Pensando nisso, trouxemos aqui dica de três livros imperdíveis com histórias de mulheres pioneiras — nas Ciências e em outros saberes — para você apresentar para seus pequenos leitores.

***

4) ABCDELAS

Autora / Ilustradora: Janaina Tokitaka
Editora: Companhia das Letrinhas

Este é um livro abecedário muito diferente. A cada letra, o leitor vai conhecer histórias raras e valiosas de mulheres que revolucionaram seus campos de atuação.

>>Por que ler:
Conheça a vida de mulheres pioneiras em diferentes profissões neste livro ilustrado e empoderador.

***

5) ERA UMA VEZ 20

Autora: Luciana Sandroni
Ilustradores: Guilherme Karsten e Natália Calamari
Temas: Biografia / Identidade / Criatividade / Infância / Cultura brasileira
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Neste livro informativo, apresentamos a biografia de 20 personalidades – 10 mulheres e 10 homens – que viveram em épocas diversas e se destacaram em diferentes áreas de atuação. Esses textos trazem ainda um tempero especial, pois dão destaque a um período crucial na vida de todos nós, a infância.

>>Por que ler:
Essa obra mostra um pouco sobre a vida de personalidades importantes como a cientista e feminista Bertha Lutz e a professora Antonieta de Barros.

***

6) MALALA

Autoras: Malala Yousafzai e Patricia McCormick
Tradução: Lígia Azevedo
Faixa etária: a partir de 8 anos
Editora: Seguinte

A autobiografia da mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, em edição ilustrada e adaptada, para leitores de 8 a 12 anos.

>>Por que ler:
A história de Malala ganhou e arrebatou o mundo: ela arriscou a própria vida pelo direito — dela e de todas as meninas — de estudar.

***

E você? Que livros com histórias inspiradoras está lendo?

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP