Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livros infantis e juvenis incríveis para conhecer a riqueza da nossa natureza

27/09/2019

A natureza está na vida das crianças: é essencial para o desenvolvimento delas, faz parte da infância, é fonte de prazer, aprendizado e inspiração. Elas e os jovens estão atentos a isso e protagonizam, atualmente, junto de outros grupos, a luta pela preservação da vida natural.

Na sexta passada, 20, aconteceu a Greve Geral pelo Clima, liderada por Greta Thunberg, uma jovem de apenas 16 anos, em diversos pontos do planeta, Brasil incluído, com o intuito de chamar a atenção para o aquecimento global. As crianças estão atentas às necessidades mais básicas para nossa sobrevivência e não ignoram as ameaças.

>>Já que o assunto é esse, o Instituo Alana editou um guia muito bacana com ótimas dicas de camping para as famílias se animarem e fugirem com as crianças para o mato!

Para falar sobre natureza com os pequenos e ir apresentando para eles o que temos de riquezas naturais — bichos, plantas, florestas, rios, territórios –, selecionamos três livros muito especiais, de autores brasileiros, para leitores de todas as idades. Você lê nossa lista a seguir:

Tapajós, de Fernando Vilela (texto e ilustrações) conta a história de dois irmão que vivem em meio à exuberante natureza do norte do Brasil

1. Tapajós

Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Aventura / Animais / Estações do ano / Geografia
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Cauã e Inauê vivem às margens do Jari, um pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, no estado do Pará. Os irmãos moram em uma casa simples, de palafitas, com os pais e Titi, o jabuti de estimação da família. Mas o personagem principal do livro é, na verdade, o próprio cenário da pequena vila, que é de encher os olhos. Com as ilustrações do premiado artista plástico e ilustrador Fernando Vilela, a obra é uma aventura por uma região do Brasil tão incrível quanto pouco conhecida.

///

2. Olha que eu viro bicho… de jardim

Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Joaninha usa pijama de bolinha? Borboleta voa com o xale colorido da vovó? Minhoca rebola? Será que a centopeia empresta um de seus pés? Afinal, ela tem tantos, não é? No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos. Com doçura, encantamento, cores, ficção e não ficção, a obra – repleta de poesia visual e verbal – é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim.

///

3. Suspiros de Luz

Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Walter Lara
Temas: Poesia e haicai / Natureza / Artes
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai. No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este:

“As gaivotas de prata
Rabiscam o céu
Voo e caligrafia.”

 

E você? Conte para a gente lugares incríveis que conheceu pelo Brasil e que recomenda a viagem.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP