Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livros divertidos, engraçados e surpreendentes para ler junto

13/01/2018

Blog da Brinque escolheu a dedo os três livros-convite-desafio deste primeiro 3 livros para o fim de semana do ano: divertidos, coloridos, interativos, engraçados, surpreendentes, daqueles para ler, brincar e rir junto com os pequenos.

“O caso da lagarta que tomou chá de sumiço” / Milton Célio de Oliveira Filho (texto) e André Neves (ilustrações)

Vasculhamos o acervo em busca de obras brincantes, é verdade, mas também com bossa: ilustras das mais bacanas e aquele detalhe especial que o livro literário sempre esconde, seja uma estética mais trabalhada nas palavras, seja uma forma mais interessante, seja uma combinação inusitada de texto e imagem.

O resultado é essa sugestão animada, esse convite para fruir literatura com prazer e gargalhadas. Espie só nossa lista:

 

1) O que tem dentro da sua fralda?, de Guido van Genechten (texto e ilustrações): com abas que escondem e revelam o conteúdo das “fraldas” de diversos animais, o reputado autor trata com muito humor de um tema que interessa muito a bebês e crianças pequenas e que sempre arranca sorrisos e gargalhadas. A diversão fica por conta tanto do tema irreverente quanto da tarefa super divertida de ir descobrindo e (re) descobrindo como são os cocôs de diversos bichos.

Indicação etária: a partir de 1 ano.

MAIS: 
Daisy Carias, do A Cigarra e a Formiga resenhou esse livro neste post aqui.

2) O caso da lagarta que tomou chá de sumiço, de Milton Célio de Oliveira Filho (texto) e André Neves (ilustrações): Lagarta e Joaninha eram muito amigas, sempre trocavam seus dedos de prosa. Até que… Lagarta sumiu! Joaninha foi procurar a Coruja em busca de ajuda, e começou assim uma divertida investigação. Coruja sai pelo jardim perguntando a cada bicho o paradeiro da lagarta. Todos tratam de dizer que não sabem o que aconteceu, mas que, de repente, o responsável pelo sumiço pode ser, por exemplo, aquele inseto que passa a vida a fiar teias… Mas que bicho será esse? A brincadeira começa na descoberta de qual animal está sendo descrito e que será investigado na página seguinte. Assim, o leitor investiga não só o que aconteceu com Lagarta, mas também cada um dos insetos e bichos que habitam a obra de Oliveira Filho. O texto rimado e ritmado ganha cores incríveis das mãos do premiado André Neves.

Indicação etária: a partir de 2 anos.

 3) Três tigres tristes, de Nina Barbieri (texto) e Fernando Vilela (texto e ilustrações): Um tigre, dois tigres, três tigres tristes e seus três pratos de trigo. O que terá acontecido com o trio de felinos mais famoso do mais famoso dos trava-línguas? A dupla de autores resolveu contar essa história, cuja ideia surgiu de brincadeiras que os dois faziam durante os almoços em família. Torvadores triunfantes, trigos intragáveis e tigres trelelés que tracionam um trator povoam esta obra em que o ritmo e a combinação de palavras tornam-se um convite a brincar a obra literária. Para ler em voz alta e desafiar -a si e aos pequenos- a contar rapidinho essa narrativa, contada não apenas pelas palavras bem escolhidas, mas pelas ilustras e técnicas sempre surpreendentes do premiado Fernando Vilela. 

Indicação etária: a partir de 2 anos.

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP