Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Aventuras na praia neste “3 livros para o fim de semana” especial

10/01/2018

“Amélia e o peixe”, de Helga Bansch (texto e ilustrações)

Férias lembra viagem que lembra…praia. Mesmo se você não for viajar, o imaginário coletivo do verão de um país como o nosso, com mais de 7 mil quilômetros de praias, boa parte delas dourando a temperaturas acima dos 35ºC, sempre começa (ou acaba) num cenário paradisíaco de mar, areia, rede e água de coco.

Pensando nisso, o Blog da Brinque lista aqui seis livros imperdíveis que também têm a praia ou o mar por cenário e ponto de partida (ou chegada). Para animar qualquer esteira estendida na areia -dos que viajaram- ou para facilitar a viagem -ao menos literária- de quem não saiu de casa.

O compilado faz parte do 3 livros para o fim de semana especial, que vem dobrado nesta edição. Vem com a gente nessa viagem?

1) Gildo e os amigos na praia, de Silvana Rando: Gildo, o simpático elefante criado por Silvana Rando, que levou o Jabuti de melhor ilustração em 2011, está de volta com seus amigos nesta aventura molhada: se passa na praia e num livro de banho! A aventura do elefante inclui castelos de areia, passeio no mar aberto e diversas bocadas numa suculenta e bem-vinda melancia.

Neste vídeo abaixo, a história é narrada por Marina Bastos no canal Brinque-Book conta histórias.

Faixa etária indicada: a partir de 1 ano.

2) A toalha vermelha, de Fernando Vilela (ilustrações): esse surpreendente e premiado livro-imagem nos leva a acompanhar as aventuras de uma toalha que, por acaso, cai de uma jangada de pescadores na costa brasileira. Ora aproximando ora afastando o foco nas cenas, o narrador vai contando todo o trajeto do objeto, que vermelho, destaca-se no azul do oceano habitado por baleias, peixes, ferozes tubarões -e também por homens. Para onde irá a toalha? Mais uma vez é o jogo de focos -e as novas perspectivas- que nos dará a resposta na cena seguinte. Premiado pela revista Crescer e ganhador do selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), este livro é todo feito a partir de um técnica de pintura com fita crepe e revela fauna e flora marinhas de diversas partes do mundo. Seu autor, o renomado e premiado artista plástico e ilustrador Fernando Vilela, contou para o Blog da Brinque como surgiu a ideia para essa obra: veja aqui nossa conversa na estreia do Brinque-Book Brinca.

Faixa etária indicada: a partir de 1 ano.

3) Filhotes de bolso saem de férias, de Margaret Wild (texto) e Stephen Michael King (ilustrações): Bife e Bufe adoram ser filhotes de bolso, habitantes que são do casaco do querido Seu Totó. Até que, em uma deliciosa viagem à praia, no meio de brincadeiras, bagunça e pescaria, cadê o casaco? Será que o filhotes vão ficar sem casa? E como será se não forem mais filhotes de bolso? Com narrativa envolvente de Wild e as ilustrações premiadas de King, esse livro traz os conhecidos personagens em uma nova aventura.

Faixa etária indicada: a partir de 2 anos.

4) Estela, estrela-do-mar, de Marie-Louise Gay (texto e ilustração): Estela leva seu irmão menor, Marcos, pela primeira vez ao mar. Ela, no entanto, está em sua segunda visita à praia. Portanto, ousa e não hesita: sem pestanejar, se joga no mar, apanha crustáceos, cavalga cavalos-marinhos, mergulha, cavuca a areia. Marcos, pelo contrário, só faz perguntas, às quais Estela responde sempre com um convite ou com poesia. Será que ele vai ganhar confiança para experimentar e conhecer de verdade? Com suas aquarelas coloridas, Gay narra uma aventura afetuosa que envolve cuidado, respeito ao tempo de cada um modo particular de conhecer o mundo.

Faixa etária indicada: a partir de 2 anos.

5) Amélia e o peixe, de Helga Bansch (texto e ilustrações): o traço inconfundível e premiado da ilustradora austríaca dá vida, aqui, a uma história das mais profundas (no tema) e delicada (na forma). A pequena Amélia chega à praia e tudo ali a faz sentir-se desconfortável no novo ambiente: do contato com a areia e a água ao cheiro de maresia. O desconforto dá lugar ao encantamento quando ela encontra um simpático peixe e vive com ele uma aventura silenciosa e significativa. Então Amélia decide levar o peixinho com ela para casa, aprisionando-o em um espaço que não é dele. Sua jornada leva a refletir sobre a diferença entre afeto e posse de um jeito poético.

Faixa etária indicada: a partir de 3 anos.

6) Os Bandeira-Pirata e o ouro do monstro, de Jonny Duddle (texto e ilustrações): neste novo livro de aventuras do conhecido grupo de bucaneiros criado por Duddle, Matilda encontra uma garrafa com um convidativo e misterioso mapa do tesouro.  A narrativa fluida e elegante combina muitos elementos tradicionais das aventuras de piratas com um humor peculiar, que dialoga muito bem com o jovem leitor. As ilustrações do artista são essenciais à narrativa, que reúne um bardo sinistro, Kraken, Davy Jones e até simpáticos macaquinhos. Mas afinal, será que os jovens aventureiros vão encontrar o tesouro? E como será que o mapa os encontrou? Aqui você pode ler resenha completa da obra, editada pela Escarlate, do Grupo Brinque-Book.

Faixa etária indicada: a partir de 8 anos.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP