Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Jabuti: conheça livros e autores incríveis que já levaram esse prêmio

06/12/2019

Você sabia que o Prêmio Jabuti é um dos mais importantes do país e um dos mais respeitados? Com certeza, é um selo de qualidade em obras literárias, cujo júri é composto pelos mais bem reputados especialistas.

Neste ano, o livro Manu e Mila, de André Neves, ficou entre os finalistas, listado como um dos 10 melhores livros de literatura infantil.

Separamos aqui então três livros que já ganharam a estatueta de melhor ou que os autores levaram o prêmio:


1. Obax

Autor: André Neves
Ilustrador: André Neves
Temas: Pluralidade Cultural / Conto / Humanos / Convivência Social / Imaginação / África / Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro)
Faixa Etária: A partir de 5 anos

Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira.  O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

>>POR QUE LER: Ganhador do Jabuti de Melhor Livro Infantil em 2010, esse livro conta uma linda história sobre a infância e as histórias. A sensibilidade de André Neves emociona e toca pequenos e grandes corações.

///

2. Gildo

Autora: Silvana Rando
Ilustradora: Silvana Rando
Temas: Conto / Animais / Superação / Medo / Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Gildo é muito corajoso. Ele gosta de montanha-russa, de avião, de filme de terror e de cantar em público. Mas como quase todo mundo, existe uma coisa que o deixa apavorado… Sempre na noite anterior a alguma festinha de aniversário de um amigo, ele não consegue pregar os olhos, por que será?

>>POR QUE LER: Esta obra deliciosamente engraçada e irreverente ganhou o Jabuti de Melhor Ilustração e ainda foi premiado pela revista Crescer. Fala de medo e de coragem de uma forma bem humorada e mostrando aos pequenos leitores que ambos os sentimentos são importantes; mesmo alguém forte e corajoso tem medo de alguma coisa.

///

3. Cadê o juízo do menino

Autor: Tino Freitas
Ilustradora: Mariana Massarani
Temas: Humor / Convivência social / Cotidiano / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Os parafusos apertam bem apertadinho o juízo no lugar e impedem a cabeça de fazer pequenas – e grandes – confusões. Mas, nesse dia, o menino acordou sem o seu e já foi fazendo trapalhadas. Penteou o cabelo com a escova de dentes, passou manteiga na maçã, foi para a escola de pijamas e assistiu à aula de cabeça para baixo, imagine só! Onde será que foi parar o parafuso? O livro é todo rimado e cheio de repetições bem ao gosto dos pequenos leitores e ouvintes. As belas imagens de Mariana Massarani são um convite a mais diversão, que começa depois que Tino Freitas escreve o (primeiro) “fim”. Quem será que vai achar o juízo do menino?

>>POR QUE LER: Esse divertido livro — premiado pela revista Crescer — brinca com o modo brincante como as crianças experimentam o mundo. Também tem um apêndice em que é possível o leitor interagir com a história e descobrir onde afinal foi parar o parafuso do menino. Mariana Massarani, que assina as ilustras, ganhou o Jabuti nada menos que duas vezes.

///

E você? Conte para a gente sua experiência leitora com esses livros! 😉

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP