Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Filmes, livros e revistas para conhecer dinossauros com as crianças

22/01/2021

Sabe o que estreou no serviço de stream Netflix ontem? Sim, Gigantossauro, série animada inspirada no livro de Jonny Duddle, que todos amamos!

Uma galinha? O que isso tem a ver com dinossauros?!? Imagem: A incrível, porém verdadeira, história dos dinossauros, de Gildo van Genechten

Você já viu? Se sim, conte para a gente o que achou aqui nos comentários! 🙂

A Keila Rodrigues Silva, do canal @maequecontaebrinca, está acompanhando e deixou um depoimento:

“Nós amamos a série. Meus filhos de 14 e 11 anos também amaram. Assistimos 6 episódios seguidos, não conseguimos parar de assistir rsrs só quando o sono chegou.

Os amigos Rochy, Bill, Mazu e a Tiny vivem em busca de aventuras. Mazu é fascinado pelo Gigantossauro e faz muitas anotações sobre as curiosidades que descobre a respeito dele.

Enfim, amamos e vamos assistir mais hoje.
Uma ótima programação pra família ficar juntinho curtindo na telinha”.

 

Crianças adoram dinossauros!

Por aqui, as crianças apenas amam dinossauros! E é fácil entender o fascínio que exercem: enormes, feiosos, assustadores — e extintos!

Quase dragões, quase personagens míticos das histórias clássicas e contos de fadas.

Bom, se os pequenos querem dinossauros, dino é o que não falta neste post! Chame todo mundo porque trouxemos:

  • 3 livros incríveis com os lagartões como personagens
  • 2 informativos onde ler mais sobre eles
  • 1 desenho e 1 série de filmes
  • 2 podcasts
  • Museus on-line para ver fósseis

Bóra?

3 livros incríveis de dinos

Vamos começar a nossa lista pelos livros, propondo três opções imperdíveis. Claro que o livro que originou a série de TV está aqui, mas também trouxemos um premiado e que só tem dino brasileiro e outro, de um autor irreverente, que é informativo.

1) GIGANTOSSAURO

Autor: Jonny Duddle
Ilustrador: Jonny Duddle
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Humor / Animais / Amizade / Dinossauros
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Claro, a gente tinha que abrir a lista com esse! 🙂

Cabeçudo, Zinho, Bolão e Miúdo são pequenos dinossauros que estão em busca de diversão pela floresta. Antes de partirem para mais uma aventura, suas mães aconselham: “Cuidado com o GIGANTOSSAURO, ele é feroz e irado! Seus pés fazem TUM! Sua boca faz TCHUM! E aí, bem ligeiro, ele engole você por inteiro”!

Será que os quatro amigos estarão atentos aos sinais de uma possível aproximação do Gigantossauro?

Tem um post bem completo sobre esse livro, com contações e dicas de leitura:

Conheça “Gigantossauro”, livro que inspirou a série infantil da Netflix

E, aqui, você encontra um almanaque com atividades exclusivas — e gratuitas — do livro para fazer com as crianças.

///

2) Dino e Saura

Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Dinossauros / Amizade / Respeito às diferenças / Amor / Solidariedade / Pluralidade cultural
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Um ovo de uma Oxalaia vermelha vai parar no ninho de uma fêmea da mesma espécie, só que azul. Ao nascer, o dino vermelho e rejeitado pelos azuis e parte em busca de sua identidade.

Com técnica apurada e cores vibrantes, Fernando Vilela conta uma história que trata não apenas de amizade, amor e respeito, mas das incríveis possibilidades de se abrir para o novo, conviver com o diferente e aprender com a diversidade.

Enredo é todo construído com espécies e gêneros de dinossauros brasileiros. No final, há um glossário contando mais sobre cada um deles. Livro presente no Catálogo FNLIJ para Feira de Bolonha 2018.

///

3) A incrível, porém verdadeira, história dos dinossauros

Autor / Ilustrador: Guido van Genechten
Tradutor: Camila Werner
Temas: Dinossauro / Evolução das espécies / Extinção / Álbum fotográfico / Humor
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente)

Um álbum de família de uma galinha pode não despertar interesse de muita gente. Mas e se dissermos que ela descende dos dinossauros?!Para provar isso, a galinha dessa história decidiu compartilhar com os leitores fotos e lembranças divertidas de sua família.

Veremos a ágil família dos velociraptors, mostrando suas habilidades no patinaptor; e os diplódocos. Veremos também – de uma distância segura – os temíveis tiranossauros; os iguanodontes, que botavam ovos como as galinhas; os estegossauros e muitos outros.

Guido van Genechten, com muito humor e criatividade, mais uma vez surpreende trazendo para as crianças a inacreditável, porém verdadeira, história dos dinossauros!

Temos um post super completo sobre o livro, com dicas de leitura!

A inacreditável história dos dinossauros contada por Guido van Genechten

///

2 informativos para ler com as crianças

Os pequenos são curiosos, gostam muito de aprender, especialmente temas que interessam. Separamos aqui uma revista e um jornal para crianças, que sempre têm informações bacanas sobre dinos:

1) JOCA

Único jornal brasileiro para crianças e jovens, o Joca tem edição impressa quinzenal e conteúdo publicado no site diariamente. Nesse período, abriu as edições no site e tem feito uma ótima cobertura do momento atual, com participação das crianças.

A linguagem é jornalística, e as fontes das informações são jornais daqui e de fora. A edição do material é bem caprichada e, muitas vezes, divertida também.

///

2) CHC – REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

Revista de ciência e divulgação para pequenos leitores, passou por uma reformulação gráfica e editorial e agora está em versão com assinatura digital — ou impressão sob demanda. Aborda temas e descobertas da ciência de forma correta, sem subestimar as crianças, mas levando em conta interesses desse público.

Tem muitas infos sobre dinossauros! 🙂

///

1 desenho e 1 cinessérie

O combo sofá-pipoca-crianças anima vocês? 😉 Bom, então sugerimos um desenho animado e uma série de filmes dino-incríveis. Para os filmes, vale avaliar se as crianças dão conta, pois pode ser assustador para os menores.

1) A era do gelo 3

A preguiça gigante — e atrapalhada — Sid adota três filhotes de um enorme dino carnívoro, sem se dar conta da espécie dos bebês. Quando a mãe descobre, não acha nada legal… Hum, confusão na certa.

Para ajudar o amigo, Manny — o mamute — e Diego — o tigre dente-de-sabre — terão de se aventurar por um lugar repleto de criaturas pré-históricas, onde também habita o divertido Bucky e o perigoso Rudy!

Está em cartaz no serviço de aluguel on demand Telecine …

///

2) Jurassic Park

A franquia ainda não foi extinta, continua lançando novos títulos. Mas esse aqui, o filme original, marcou uma geração pelos efeitos especiais e pela pegada realista ao abordar um tema sempre interessante de uma nova perspectiva.

John Hammond criou um parque repleto de dinossauros, que ele “recriou” a partir do DNA de um inseto fossilizado.

As coisas saem um pouco do controle quando um dos funcionários sabota o parque ao mesmo tempo em que as feras aprendem a se reproduzir sem ajuda da ciência, o que se julgava impossível.

Comece por esse e vá seguindo a franquia toda, se as crianças curtirem 🙂

///

2 podcasts para ouvir com os pequenos

Curtem um pod? Então cheguem aqui, que tem opção para os pequenos e para os maiorzinhos.

1) Rádio Maritaca

A premiada rádio para crianças, realização e apresentação da atriz Mariana Piza — a Maritoca –, combina música, histórias, depoimentos de crianças e adultos, ficção, realidade para abordar temas como medo, cocô, xixi, carnaval, sereia e absurdo.

Cada tema é um episódio, e trouxemos para cá justo o que fala de dinossauros!

///

2) Vinte Mil Léguas

Podcast da revista de livros Quatro Cinco Um, esse aqui é focado em Ciência e Literatura — as duas se aproximam bastante! 🙂 Nessa primeira temporada, o tema é a teoria evolutiva de Darwin, e vai interessar mais para os maiores…

Apesar de não ser focam em dinossauro, há episódios que falam sobre o surgimento da paleontologia e as primeiras descobertas de fósseis. São esses os dois programas que trazem essa contribuição:

 

///

Museus on-line cheios de fósseis

Há vários museus que colocaram parte do seu acervo acessível pela internet, com possibilidades de tours virtuais incríveis sem sair de casa.

Os museus de história natural de Londres e Nova Iorque, por exemplo, tem coleções conhecidas de fósseis e estão acessíveis on-line.

Há também instituições do Brasil, do México…

No post aqui embaixo, você conhece melhor quais são eles, o que encontrar e como fazer os tours 🙂

Museus incríveis pelo mundo para conhecer com as crianças sem sair do sofá

///

E você? Tem um dica legal para compartilhar? A caixa de comentários é toda sua!

 

 


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP