Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

André Neves e seus livros cheios de sonho para o fim de semana

19/05/2018

Nesta semana, o ilustrador pernambucano André Neves, radicado em Porto Alegre, esteve em São Paulo para cursos, oficinas e conversas com crianças e adultos sobre sua arte. Para ele, literatura é sonho, e ilustração não é um simples desenho, mas uma narrativa poética que complementa os sentidos das palavras.

Seus livros são exemplos disso e mostram a realidade sempre permeada por uma paisagem onírica, por possibilidades poéticas de ver e sentir, por um olhar novo e fresco, assim como o das crianças, Selecionamos três das obras desse premiado ilustrador para indicar neste 3 livros para o fim de semana – Especial André Neves.

“Entre nuvens” / André Neves (texto e ilustrações)

1) Obax, de André Neves (texto e ilustrações): premiado no Brasil e na Italia, o livro conta a história de Obax, uma menina criativa e inventiva cujas histórias são sempre desacreditadas por crianças e adultos da aldeia onde mora. Ela parte então em uma jornada para provar a veracidade de suas histórias. Essa linda metáfora da literatura e do poder das narrativas vem ilustrada com os traços de André e com cores que remetem imediatamente à savana africana onde se passa a história.

2) Entre nuvens, de André Neves (texto e ilustrações): Essa é a história de uma menina que sonhava em ser como um pássaro para poder ter uma nuvem só para ela. “Ela pensava: ‘Lá em cima, alguma coisa existe. Deuses, fadas, anjos ou gente de verdade’.” Porém, na cidade em que vivia, ninguém tinha tempo para sonhar. A menina resolve subir na montanha mais alta daquele lugar para poder pegar uma nuvem. Nessa montanha vivia um menino. Ele não achava a menor graça em olhar o céu, mas achava o sorriso da menina a coisa mais bela do mundo. E para vê-la sorrir para sempre, ele deu o melhor presente que ela poderia imaginar… Foi lançado primeiro na Itália. No Brasil, foi premiado pela Crescer e recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

3) O caso da lagarta que tomou chá de sumiço, de Milton Célio de Oliveira Filho (texto) e André Neves (ilustrações): Nesta história de investigação, a Joaninha procura a detetive Coruja para ajudá-la a encontrar sua amiga Lagarta, sumida. Sabida, a coruja coruja começa a investigar bicho por bicho: cada um lhe fornece a pista para descobrir o próximo suspeito. O leitor atento participa da investigação. Premiado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).


Comment ( 1 )

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP