Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

3 livros escritos por mulheres sobre mulheres para falar de igualdade com as crianças

08/03/2019

8 de março é o Dia Internacional da Mulher. E não por acaso. Foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) nos anos 70 para marcar as lutas feministas por igualdade, direitos e respeito e foi escolhida por causa da morte, em março de 1911, de trabalhadoras de uma fábrica que pegou fogo. Viraram símbolo da luta feminina por melhores condições de trabalho e de vida.

Ilustração de Elizabeth Teixeira em Colo de avó

Avançamos muito, mas ainda há muito o que fazer por igualdade de fato entre os gêneros e por respeito às diferenças, para além dos estereótipos que ainda predominam.

Selecionamos aqui três livros que mostram meninas e mulheres fortes, ativas, desbravadoras, acolhedoras, complexas para além de papéis de gênero pré-determinados. E, além disso, essas obras deliciosas são também escritas e ilustradas por mulheres.  Que o imaginário feminino nos traga novas vozes e novas formas de ver o mundo!

1) O tesouro de Monifa, de Sonia Rosa (texto) e Soninha (ilustrações): Como raríssimas vezes se viu na literatura infantil e juvenil brasileira, Os Tesouros de Monifa fala do encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui de lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou “Para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!” o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar. Passado de geração em geração, chega o dia desse tesouro ir para as mãos da garotinha, que se encanta e emociona muito ao receber tamanha preciosidade e, com ela, descobrir a vida da sua tataravó e as suas próprias raízes. Ganhador do selo Acervo Básico da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

 

 

2) Colo de avó, de Roseana Murray (texto) e Elizabeth Teixeira (ilustrações): O que pode ter mais força que um abraço acolhedor quando a gente mais precisa? Ou um passeio silencioso de pés descalços pela praça? Ou um bolo ainda quente recém-saído do forno? O que você tem da sua avó? E o que você sabe da história de vida dela? Neste livro rimado, delicioso e poético, a poeta Roseana Murray faz uma homenagem às mulheres que fazem parte especial da vida de todos nós.

 

 

3) Voe, Mitzi, voe!, de Helga Bansch: a premiada austríaca assina texto e ilustração nesse lindo e lírico livro sobre liberdade, estereótipos e determinação. Quando um ganso selvagem pousa na cerca perto de onde Mitzi vive, ela contempla, abismada, o voo da ave. Decide então que também vai voar. Seus colegas, gansos de cativeiro assim como ela, riem de Mitzi. Onde já se viu voar sendo bicho criado preso? Mas a ave não desiste e desafia as crenças de seu pequeno grupo. Será que ela vai conseguir realizar seu sonho? Uma fábula poética e metafórica.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP