Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Elaborando medos, desejos e afetos

19/12/2017

Existe alguma brincadeira mais gostosa do que aquelas que a gente faz ao ar livre? Subir em árvores, pular muretas, saltar sobre barrancos, correr na lama, explorar gravetos no chão… Mas e se brincar machucar um pouco? Neste livro, o cachorro machucou a pata, a ovelha feriu a barriga e o urso sentou num galho pontudo. O macaco bateu a testa e o elefante amassou a tromba.

(“Assopre, ponha o curativo e sarou!”/ Texto: Bernd Penners; Ilustrações: Henning Löhlein)

Mesmo sendo situações corriqueiras, podem ser muito assustadoras para crianças pequenas. Os adultos costumam responder sempre com um “não foi nada”, mas não é o que parece para os pequenos.  Esta divertida história permite trabalhar com eles muitos sentimentos complexos de elaborar, como o medo, o desejo de brincar e de arriscar, o cuidado consigo e com o outro.

Para a criança estabelecer uma relação saudável com essas questões -experienciando a vida como algo a ser descoberto, não temido- é preciso confiar em seus medos a partir dos riscos experimentados, como afirma o pesquisador Tim Gill.

Interativo e brincante, o livro vem com um curativo que pode ser colado e descolado pelos pequenos leitores nos diversos machucados dos animais da história. O texto de Bernd Penners é rimado e cheio de ternura, característica que atrai os pequenos leitores (escrevemos sobre isso aqui no Blog da Brinque. Leia mais sobre livros para bebês e crianças pequenas: vem cá!). Expressivas, as ilustrações de Henning Löhlein tornam mais vívidas as emoções que a obra desperta.

Conversas

Tanto em casa quanto na escola, a leitura da obra suscita conversas sobre experiências e sentimentos, afetos e amizade. Quem gosta de subir em árvore, escorregar em poça de lama? Quem costuma brincar em parques no fim de semana? O que acontece quando a gente se machuca? 

Mesmo tendo se machucado, o cachorro, o elefante e amigos estão muito bem! Sabe por quê? Fale com as crianças da importância de cuidar e entender a dor do outro e, acima de tudo, de como é bom encorajar os amigos a voltar para a brincadeira, sem medo, quando ela não é perigosa.

–Leia mais sobre livros com rimas aqui! 

Assopre, ponha o curativo e sarou!
Bernd Penners (texto) e Henning Löhlein (ilustrações)
Brinque-Book
A partir de 3 anos

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP