Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

5 dicas de… livros premiados sobre diversidade cultural

03/11/2017

5 dicas de… / Livros premiados sobre diversidade cultural

 

Livros altamente recomendáveis pela FNLIJ, premiados por especialistas, reconhecidos dentro e fora do Brasil por quem se dedica a pesquisar literatura para crianças e jovens são sempre uma boa pedida para a experiência leitora e a estante dos pequenos –e dos grandes- leitores.

A escritora, tradutora e ensaísta Ana Maria Machado, em um dos muitos ensaios sobre a literatura infantil, defende que, para que as crianças aprendam a dialogar com os livros, é importante que leiam literatura com valor artístico, leiam criticamente e leiam em quantidade. Prêmios não são o único critério de valor artístico de uma obra, longe disso. No entanto, podem ser um bom começo.

Nesta lista, o Blogue da Brinque-Book escolheu cinco obras premiadas do nosso acervo de mais de uma centena de livros nessa categoria e selecionou aquelas que também trazem uma contribuição a mais além da qualidade estética: se dialogar com as obras é importante, que tal começar dialogando com Culturas diversas?

 

1. Obax /André Neves (Texto e ilustrações): Obax, uma garota africana cheia de imaginação e com um jeito particular de viver experiências, adorava compartilhar suas histórias com as pessoas da tribo em que vivia. Nem sempre, no entanto, acreditavam nela. Então a menina parte em uma jornada particular para provar suas narrativas. Uma deliciosa fábula sobre a imaginação, as experiências, a subjetividade, a força da oralidade e a própria literatura, que garantiu ao internacionalmente premiado autor e ilustrador André Neves um Jabuti, o mais importante prêmio da literatura nacional.
-Faixa etária indicada: a partir de 5 anos
-Saiba mais: entrevista com André Neves na Revista Crescer.

2.O guarda-chuva / Ingrid e Dieter Schubert (Ilustrações): Esse belíssimo livro-imagem acompanha a trajetória de um cachorro que, ao encontrar um guarda-chuva, viaja com ele pelo mundo. Das savanas africanas aos mares, florestas tropicais e até pólo norte, o simpático animal vira o guarda-chuva em avião, barco, escudo para conhecer e apresentar realidades diversas. Recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLJI (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
-Faixa etária indicada: a partir de 2 anos

 

3. A ponte / Heinz Janisch (Texto) e Helga Bansch (Ilustrações): O rio sabe de muitas histórias. Inclusive de uma envolvendo um enorme urso, um gigantesco gigante e uma ponte, por onde apenas um deles conseguiria passar. A dupla de autores austríacos traz, nesta obra repleta de ilustrações que dialogam com o texto, uma fábula universal, mas inspirada em personagens típicas do imaginário europeu, como gigantes, ursos e um rio como protagonista. Não à toa, “A ponte” foi escolhido como um dos 30 melhores livros da Revista Crescer e recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLJI (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
-Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

 

4. Escola de chuva / James Rumford (Texto e ilustrações): É o primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. “Vou ganhar um caderno?”, pergunta Tomás. “Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês?”.Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. “A primeira lição é construir a nossa escola”, diz ela. A obra levou o prêmio norte-americano Oppenheim Toy Portfolio como melhor livro de 2010. No Brasil, também foi recomendado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
-Faixa etária indicada: a partir de 4 anos

 

5. Kabá Darebu / Daniel Mundruku (Texto) e Maté (Ilustrações): Kabá Darebu é um menino Mundruku que, com muita poesia e aquele olhar tipicamente infantil –aguçado nos detalhes e no que fala ao coração-, vai mostrando página após página o jeito de ser de sua gente. Ao final do livro, há informações sobre a etimologia de algumas palavras, a geografia e a cosmologia dos Mundruku, habitantes do Pará. Premiada com o selo Acervo Básico da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), esta é uma obra que evidencia a beleza e a diversidade da cultura brasileira.
Faixa etária indicada: a partir de 3 anos

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP