Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

5 dicas de… livros com rimas

24/11/2017

A musicalidade das palavras é sempre um elemento importante na literatura infantil, especialmente se o pequeno leitor ainda não é autônomo, ou seja, não lê sozinho: as narrativas orais despertam o interesse dos ouvidos atentos de bebês e crianças pequenas, para quem a língua falada é fonte de prazer, de afeto e de descobertas.

Se essa narrativa tiver rimas, jogos de palavras e uma sonoridade ritmada, tanto melhor. Isso porque o ritmo também é uma característica apreciada pelas crianças em todas as atividades, inclusive na leitura.  Rimas permitem aos adultos que leem para as crianças invetar um ritmo própria para a leitura, brincar com as palavras e com seus sons. Além de criar uma narrativa envolvente e prazerosa, o momento da leitura fica também carregado de afeto, vínculo e sentido.

(“Em casa” / Texto: Heinz Janisch; Ilustrações: Helga Bansch)

Selecionamos, então, cinco livros com rimas muito especiais para permitir às famílias essa leitura ritmada, musical, afetiva e cheia de bossa. Deu samba!

 

1- Carona na vassoura, de Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações): a conhecida e bem reputada dupla (de sucessos como GrúfaloO filho do Grúfalo) assina essa divertida história. Cheia de rimas instigantes e repetições (que as crianças também adoram), a narrativa nos apresenta uma bruxa que, ao voar feliz em sua vassoura, vai perdendo utensílios importantes. Aos animais que acham seus pertences, ela oferece carona -e amizade. Até que… O livro inspirou um curta de animação que concorreu ao Oscar em 2014.

 

2- Em casa, de Heinz Janisch (texto) e Helga Bansch (ilustrações): outra dupla premiada, o casal de austríacos é dos mais sensíveis da literatura infantil. O ponto de partida dessa obra é uma pergunta: “se tivesse outra casa para morar, como me sentiria nesse lugar?”. Acompanhamos então o percurso de uma ave vermelha em busca de uma morada ideal. O final é surpreendente e enternecedor.

 

3- Os heróis do tsunami, de Fernando Vilela (texto e ilustrações): O autor brasileiro dispensa apresentações. Premiado aqui e no exterior, é também artista plástico e tem obras expostas em museus como o MoMA, de arte moderna, em Nova Iorque. Ele brincou com a gente no Brinque-Book Brinca e lá contou como surgiu a ideia para esse livro, que narra a chegada de uma onda enorme à uma pequena ilha -e como os animais conseguiram salvar as pessoas que ali moravam. A obra foi premiada pela revista Crescer em 2012, entrando para a lista dos 30 melhores livros infantis daquele ano.

(“Eu sou assim e vou te mostrar” / Texto: Heinz Janisch; Ilustrações: Birgit Antoni

4- Uma noite assustadora, de Lesley Gibbs (texto) e Stephen Michael King (ilustrações): Onde será que vão a lebre, o gato e o porco com um pacote na mão? Bem no meio da noite, caminhando bem devagar, na ponto dos pés, sob a luz do luar? Esse mistério, deliciosamente rimado, só no finzinho do livro será revelado. Este, que é o livro de estreia de Lesley Gibbs, foi premiado em seu país de origem, a Austrália, em 2015. Destaque para as ilustrações de Stephen Michael King -autor de livros incríveis, como o O homem que amava caixas  e de histórias divertidas repletas de camadas, como O caracol e a tartaruga em dias chuvosos, lançamento resenhados pelo blogue.

 

5- Eu sou assim e vou te mostrar, de Heinz Janisch (texto) e Birgit Antoni (ilustrações): O autor austríaco Heinz Janisch abre e fecha essa lista de livros com rima. Merece. Este Eu sou assim e vou te mostrar é, ao mesmo tempo, divertido, informativo, criativo, inovador, irreverente e poético, com aquele olhar sobre a vida e as coisas que só as crianças têm. Na história, que ganha tintas coloridas que animam ainda mais a narrativa das mãos da Birgit Antoni, um menino apresenta-se através das partes de seu corpo, de suas características e da relação delas com o mundo. “Nariz: livro ou chiqueiro, tudo tem cheiro”.

 

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP